domingo, 12 de maio de 2019

Moçambique | Ataques em Cabo Delgado: Nyusi exige explicações aos insurgentes


Mais uma vez, o Presidente da República, Filipe Nyusi, voltou a pedir explicações ao grupo de insurgentes que, desde 0utubro de 2017, continua a perpetrar actos de terrorismo e assassinar cidadãos inocentes em alguns distritos da província de Cabo Delgado

Referiu que, com os seus actos, os insurgentes não podem ter qualquer ligação com os muçulmanos, como tentam fazer crer com as suas vestes.

“Há quem os mandou. Eles têm um objectivo. Que digam qual é esse objectivo do que nos dizer que ‘eu sou muçulmano’”, disse Nyusi, durante um comício que orientou ontem no distrito de Funhalouro, província de Inhambane.

Vincou que, em Moçambique, existem muitos muçulmanos que convivem tranquilamente e em harmonia com outras pessoas nas comunidades em que se encontram inseridas, razão pela qual as motivações dos insurgentes não podem ter fundamentos islâmicos. Assim sendo, aconselha aos malfeitores para que exteriorizem as suas reais motivações. 


“Se camuflam como se fossem muçulmanos. Nós achamos que isso é máscara que estão a pôr”, disse o estadista moçambicano, que descreveu as acções dos insurgentes como actos terroristas pois “chegam nas povoações, nas aldeias e queimam as casas e matam a sangue frio às populações inocentes”.

Por isso, exorta a toda a população moçambicana a exercer uma maior vigilância.

“Lá em algumas aldeias do distrito de Nangade, em Cabo Delgado, sabem quantas pessoas são, quantas crianças existem, e quando um jovem desaparece eles vão ao pai e o questionam ‘não estamos a ver o teu filho aqui, onde é que foi’? Então fiquem organizados e vigilantes”, disse o Presidente da República.

Os grupos de insurgentes têm decapitado pessoas inocentes e lhes retiram vários órgãos do corpo, sendo que algumas vezes esquartejam o corpo em três, quatro até cinco pedaços.

Desde a sua eclosão, os ataques terroristas já provocaram a morte de mais de uma centena de pessoas e forçaram milhares a abandonar as suas casas e procurar abrigo em zonas mais seguras.

Além da perda de vidas humanas, os ataques também já provocaram enormes prejuízos económicos.

Por isso, as autoridades moçambicanas reforçaram o efectivo das Forças de Defesa e Segurança de modo a restaurar a ordem e tranquilidades públicas. [CC]


Sem comentários:

Mais lidas da semana