terça-feira, 18 de junho de 2019

Cabo Verde | Matilhas de cães já dizimaram gado, quando atacarão crianças e adultos?


O excesso de cães de rua em Cabo Verde, mais numas ilhas que noutras, tem vindo a constituir um problema para as populações, mas não só.

A agressividade dos animais tem aumentado. Matilhas rodeiam as pessoas ladrando (ainda não existe conhecimento de ataques a humanos que mereçam notoriedade). Em alguns locais e ilhas o desassossego é enorme durante a noite, privando populações de dormir convenientemente, descansando devidamente para enfrentar a seguir mais um dia de trabalho.

Mais grave já aconteceu na ilha de Maio. Em conformidade com o noticiado em A Semana matilhas de cães atacaram e mataram gado. Como reportam em artigo de 22 de Abril de 2018 – que passamos a publicar a seguir.

Não sabemos se a situação foi resolvida a contento da defesa da população de Maio. Em pesquisa rápida não encontrámos a resposta. Sabe-se agora do eco relativo ao abate de caninos na Praia, um ano volvido do que aconteceu no Maio. Existem as pessoas que são contra e aquelas que são a favor do abate dos imensos animais que pululam pelas ruas e campos, vadiando. O que não deve ser esquecido é que matilhas de cães sem controlo também podem atacar humanos, principalmente as crianças. À semelhança de como já aconteceu a gado, no ano passado, na ilha de Maio. A imagem é elucidativa. 

Veja a edição já referida de A Semana, atente na imagem. (PG)



Situação dramática no Maio: Cães dizimam animais - autoridades indiferentes perante SOS lançado pelos criadores

A situação a nível da pecuária é grave no Maio. A par de escassez de pastos por causa do pouco impacto do anunciado programa governamental para a mitigação da seca, cães vadios andam a dizimar de forma terrível os animais. Está a ser arrepiante ver várias cabeças de cabras mortas, de um só vez, na zona de Figueira.

Desesperados, os criadores de animais lançam SOS, mas estão sem obter qualquer resposta por parte autoridades centrais e locais. Enquanto isso, «os cães assassinos prosseguem com o seu ataque feroz para a morte em série do gado» - principalmente cabras, carneiros e vaca, esta última em menor proporção por causa do seu tamanho.

Referindo-se ao caso de ataque de cães vadios registado ultimamente na zona de Figueira, o deputado Fernando Frederico descreveu assim a dramática situação que culminou com a morte de várias cabeças de cabra de uma só assentada. «Oh mundo, que forte afronta na Djarmai -Figueira! Cachorros estão a matar cabras sem piedade e ninguém faz nada. Os nossos criadores estão abandonados pelas autoridades deste país», escreveu o parlamentar tambarina na sua página pessoal no Facebook.

Diante de tudo isto - tem acontecido ataque de cães a animais em outras zonas do interior do Maio - pergunta-se onde estão o Governo, com Ministério da Agricultura e Ambiente que tem uma delegação no Maio. Os criadores de gado também criticam a actual Câmara, que tem mantido uma postura de passividade perante esta situação dramática que se vive na ilha. É que, segundo alertam, este caso está a agravar ainda mais a vida dos criadores de gado, que estão a enfrentar dificuldades em conseguir rações para sustentar seus animais, na sequência do pouco impacto da implementação do anunciado programa governamental para a mitigação da seca na ilha e no país em geral. 

Fotos: Facebook do deputado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana