quinta-feira, 11 de julho de 2019

Portugal | A necessidade da "geringonça"



As eleições legislativas aproximam-se a passos largos e a necessidade de se reeditar a actual solução governativa torna-se cada vez mais evidente.

Em primeiro lugar a "geringonça", constituída por BE, PCP e Verdes + PS, inviabilizará um cenário de governação a solo por parte do PS ou de governação do PS com acordos pontuais com o PSD, aqui numa reedição do bloco central que tão nefasto foi para o pais.

Em segundo lugar, a geringonça obriga o Partido Socialista a governar à esquerda. É bem verdade que mesmo com esta solução política o PS inclina-se amíude para a direita, mas imagine-se então o PS a governar sozinho e ávido, por uma lado, por agradar às suas clientelas e, por outro, a Bruxelas.

Finalmente, os contributos de BE, PCP e Partido Ecologista "Os Verdes" são essenciais para uma solução política de sucesso que dá um forte contributo para o enfraquecimento de movimentos populistas que grassam um pouco por toda a Europa.

Cabe ao PS não deixar que vozes como aquelas como as de Carlos César se sobreponham às outras e cabe sobretudo ao PS não viver na ilusão de que terá uma maioria absoluta.

Cabe aos eleitores não esquecerem a importância da actual solução governativa. E se, por um lado, muito está por fazer, imagine-se o que estaria por fazer e que teria sido feito de forma errada se o PS tivesse governado em exclusividade.

*Ana Alexandra Gonçalves | Triunfo da Razão

Sem comentários:

Mais lidas da semana