terça-feira, 10 de setembro de 2019

RU | Boris cala a voz do povo. “Que se lixe!” Exclama (velhaca) a senhora dona rainha


Tudo por causa do Brexit. A democracia ficou suspensa até 14 de Outubro, decidiu o governo do despenteado Boris Johnson, primeiro-ministro de uma monarquia caduca, repleta de segredos e fantasmas, além de outras porcarias e grandes contas bancárias e bens “a dar por um pau” muito grosso. À rainha Isabel II (ainda!) não aquece nem arrefece que um qualquer despenteado decida meter a democracia em “banho maria” e assim calar os que foram eleitos pelos seus súbditos.

“Que se lixe!” Exclama (velhaca) a senhora dona rainha do alto dos seus 92 anos. Grosso modo pode dizer-se que Isabel calou a voz do povo. O que nestas democracia bacocas e de faz-de-conta não é de escandalizar. Afinal ao povo o que compete é patrioticamente trabalhar, trabalhar, pagar impostos, pagar impostos, sustentar reis, rainhas, príncipes, políticos nos poderes e depois de se “reformarem” com pensões vitalícias (sem fazerem nada de relevante para esse mesmo povo e país). Resta ainda sustentar as famílias reais, os(as) amigos(as) e as republicanas figuras dos poderes eleitos e a revezarem-se para fazer o mesmo: parasitarem. Há exceções, pois há. Anote-se esses impolutos no quadro de honra dos não parasitas. São poucos e amiúde até são nenhuns. Isto de calar o povo mas viver faustosamente à custa dele existe desde que o mundo é mundo, tal qual as prostitutas, os ladrões e tantas mais cáfilas parasitárias. Adiante.

Quem aborda o Brexit no Expresso Curto é Martim Silva. Escreve o que escreve e que vai ler para saber de uma penada o que está a acontecer. Vulgarmente a plebe diz que o Boris é maluco e despenteado… como o Trump, que também é maluco. Maluqueiras dos poderosos que recheiam o ridículo que vai florescendo por este mundo. Quem lhes paga à fartazana são os plebeus do costume. Não contentes os tipos ainda roubam, como às vezes (tantas) se vem a saber. Impunidade é aquilo de que gozam, na maior parte dos casos.

Final para acrescentar que o resto do Curto está a seguir, em baixo, e que merece ser lido. Antes sorva o café espumoso de fazer inveja a qualquer máquina de lavar roupa super abastada de detergente.

Bom dia, siga para o Curto, que nem é grosso mas sim do melhor que na “fábrica” expressiva do tio Balsemão é produzido. Vá ler, tem muito da lavra de Martim. Nacional e internacional. Desporto e cultura. Tanto para saber ou recordar. 

O melhor da vida e dos dias para si.

Mário Motta | Redação PG



Bom dia este é o seu Expresso Curto

O caos do Brexit. O adeus a André Gonçalves Pereira. E a multa recorde aos bancos

Martim Silva | Expresso

Bom dia,

No já longo processo que é o Brexit, iniciado em 2016 com o surpreendente referendo em que os eleitores do Reino Unido decidiram sair da União Europeia, poucos terão sido os dias políticos tão agitados, confusos e dramáticos como o de ontem, com uma frenética sucessão de acontecimentos e a sexta derrota de Boris Johnson em votações no parlamento do país (pelo meio, com o anúncio de demissão do carismático 'speaker' da Câmara dos Comuns).

Este é claramente um dos destaques do dia.

Tal como o é a brutal multa que a Autoridade da Concorrência decidiu aplicar a um conjunto de bancos em Portugal. E como o é o adeus a um dos maiores advogados do país, André Gonçalves Pereira. Sem esquecer tudo o que se passa no mundo da Justiça, com muitas novidades num conjunto de processos mediáticos.

O Brexit

O primeiro-ministro Boris Johnson conseguiu ontem o feito notável de ter perdido a sexta votação em seis dias na Câmara dos Comuns. Desta vez, na sua senda de preparar o país para um Brexit sem acordo, viu recusada novamente a pretensão de levar o país a eleições gerais.

Marcante foi também o anúncio de saída de John Bercow do lugar de 'speaker' da câmara baixa do parlamento do Reino Unido. Bercow é aquele que muitos de nós se lembram de ver intervir nos acalorados debates entre deputados pedindo repetidamente 'order,order'. O pedido de demissão ocorreu em protesto pela suspensão decretada pelo governo de seis semanas dos trabalhos do parlamento, numa altura absolutamente crucial para o Brexit, previsto para 31 de outubro. Com esta suspensão, os deputados só voltam a reunir no dia 14 de outubro. Aqui pode ver as declarações de um emocionado Bercow.

O momento da suspensão dos trabalhos, esta madrugada, foi marcado por forte agitação e protestos de muitos deputados. Este vídeo mostra em detalhe como tudo aconteceu, já bem depois da meia-noite.

No meio de todo este caos, os Liberais Democratas anunciaram ser formalmente a favor da revogação da invocação do artigo 50 dos tratados europeus. Quer isto dizer, já não são pelo Brexit mas pelo Remain. Uma forma de se posicionarem politicamente para novas eleições.

A Multa

225. 225 milhões. 225 milhões de euros. Este o valor brutal das multas aplicadas pela Autoridade da Concorrência a um conjunto de 14 instituições bancárias. Crédito à habitação, crédito ao consumo e crédito a empresas: são estes os segmentos em que se consubstanciou o chamado cartel da banca, em que os bancos foram ao longo de uma década trocando informação sensível sobre estes produtos. O Banco de Portugal alertou para os riscos de multas tão elevadas, mas nem por isso elas deixaram de ser decretadas. Seguem-se os recursos dos visados, que já foram anunciando que o caso não vai ficar por aqui.

aqui pode ler com mais detalhe um perguntas e respostas sobre estas multas.

O Adeus

Aos 83 anos, morreu após doença prolongada André Gonçalves Pereira, um dos mais importantes advogados portugueses (fundador da Quatrecasas/Gonçalves Pereira), reputado professor de direito e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros nos tempos da AD.

Aqui fica a entrevista que o Expresso lhe fez há 11 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa já reagiu à notícia.

Tal como o fez a Fundação Gulbenkian, de que foi administrador durante uma década.

Dos vários textos sobre Gonçalves Pereira que fui lendo, quero destacar aqui este post de Francisco Seixas da Costa no Facebook, bem ilustrativo do espírito crítico, livre e bon vivant do advogado.
OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro

Operação Marquês. O juiz Ivo Rosa reservou os últimos quatro dias de Outubro para ouvir José Sócrates na instrução do caso judicial.

Face Oculta. Mais 4 anos de prisão suspensa para Manuel Godinho por tentar desviar 56 mil euros. Esta é já a quarta condenação para o sucateiro, que no entanto ainda não se encontra a cumprir pena de prisão.

Grilo. Mais um julgamento mediático. Começa hoje a análise em tribunal da morte do triatleta Luís Grilo, em que a mulher Rosa é uma das suspeitas de autoria do crime. Curiosidade para o facto do julgamento ser feito com recurso a um juri.

Pinho. Hoje é um dia importante no processo de suspeitas de corrupção que recaem sobre o antigo ministro Manuel Pinho, que é ouvido na justiça.

Está aí o novo ano lectivo. E com ele voltam as ameaças de greve por parte de Mário Nogueira. A paralisação com que o líder da Fenprof acena a partir de Outubro é ao “trabalho excessivo”.

A entrega de manuais escolares gratuitos pelo Estado prossegue, não sem polémicas, mas com o Governo a garantir a normalidade do processo.

Julho foi o melhor mês dos últimos 17 anos, em termos de exportações, para o sector têxtil e do vestuário nacional. Os bons números não chegam ainda para inverter a tendência negativa, depois de um Junho muito mau.

Depois de meses de agitação, parece ter chegado finalmente o clima de paz social entre motoristas e patrões. Como foi conseguido?

Pagar e transferir dinheiro com recurso às velhinhas cadernetas bancárias vai deixar de ser possível a partir de sábado que vem.

Uma semana depois do início dos debates televisivos entre os vários líderes partidários, faz ideia qual foi o confronto mais visto? Foi este. As contas foram feitas ainda antes do frente-a-frente Rio-André Silva da noite de segunda-feira, na RTP. De ontem a uma semana vai ter lugar o escaldante (se há algo de escaldante nesta campanha…) Costa-Rio.

Sobre o frente-a-frente entre o líder do PSD e do PAN, aqui fica a crónica do jogo… perdão, do debate.

Parece que o futuro aeroporto do Montijo se tornou tema de campanha e motivo de críticas entre PSD e PS.

Continuamos no Expresso o trabalho de esmiuçar as contas do programa eleitoral do PS. Para chegar à conclusão que as 139 páginas do documento se resumem a muito pouco, concreto e contabilizado. A página virou-se, a austeridade nem tanto.

Que fazer para atenuar as desigualdades salariais nas empresas? Os patrões criticam as propostas socialistas, mas mantém-se abertos a entendimentos na concertação.

Estão aí as novidades da SIC. Que é como quem diz, está aí a nova grelha de programação da estação televisiva que lidera as audiências em Portugal.

E já que falei na SIC, deixem-me agora falar do Expresso e do Prémio APAV para Jornalismo, que foi ontem entregue à nossa jornalista Carolina Reis pela reportagem "Filhos da Violência". Aqui pode ler o texto premiado.

Lá fora

Kristalina Georgieva, economista búlgara, está mais perto de se tornar oficialmente a líder do FMI, depois da saída de Christine Lagarde do cargo. Georgieva estava no Banco Mundial e a francesa vai para o BCE. Uma verdadeira dança de cadeiras.

Ainda à volta de lugares e cadeiras, a nova líder da Comissão Europeia, a alemã Von der Leyen, parece ter conseguido a paridade no governo da União Europeia, com 13 mulheres e 14 homens. A distribuição das pastas deve ser hoje conhecida, com a expectativa de ver se a portuguesa Elisa Ferreira fica com os fundos.

Com a situação política no Reino Unido envolta numa enorme confusão, eis que Itália aparece surpreendentemente como um exemplo de concórdia e moderação política. O novo governo de Conte, apoiado pelo 5 Estrelas e pelo Partido Democrata, recebeu um voto de confiança do parlamento italiano. Depois de uma aliança de populistas e extrema-direita. uma aliança entre populistas e centro esquerda. Tudo dirigido pelo mesmo primeiro-ministro.

guerra comercial entre EUA e China já dura há mais de um ano. As relações comerciais entre os dois países representam 3,4% de todo o comércio no planeta.
A Coreia do Sul acusa a Coreia do Norte de ter efectuado o disparo de vários projéteis.

Um tiroteio na Holanda fez três mortos.

Uma doença súbita e misteriosa já matou mais de duas dezenas de cães na Noruega nos últimos dias.

Margaret Atwood tem novo livro. E é uma sequela de "A História de uma Serva", que tanto sucesso fez.

DESPORTO

Hoje ao final do dia a selecção nacional vai defrontar a Lituânia, num relvado sintético, em mais um importante encontro na fase de qualificação para o Euro do ano que vem. Aqui, o Bruno Vieira Amaral escreve sobre o 'santismo'. E aqui é o próprio Fernando Santos a fazer a antevisão da partida que se joga hoje às 19.45 em Vilnius.

O Sporting anunciou prejuízos de cerca de oito milhões de euros na temporada 2018/2019.

Rafael Nadal conquistou o 19º Grand Slam de ténis da sua carreira, está apenas a um de Roger Federer e boa parte do mundo desportivo está a falar nele.

O QUE ANDO A LER

As últimas semanas foram prolíficas em termos de leituras, e deixo aqui várias sugestões que valem bem a pena.

Começando por um escritor aqui do país vizinho pelo qual me ‘apaixonei’ violentamente nos últimos meses, terminei a leitura do muito intenso e envolvente “Assim Começa o Mal”, editado pela Alfaguara. Falo, naturalmente, de Javier Márias. O triângulo da relação de Juan, Beatriz e Muriel, que passa pela história recente de Espanha, da Guerra Civil ao fim do franquismo e primeiros anos da democracia.

Ainda de um autor espanhol, mas num registo totalmente diferente, “El Diretor”, de David Jiménez, que relata a experiência, curta e traumática, do antigo correspondente internacional que de repente se viu como director do El Mundo, um dos mais importantes e respeitados jornais espanhóis. O relato jornalístico, cru e por vezes cruel, do comando de uma redacção em tempos conturbados, com a acelerada transição para o mundo digital e as resistências de boa parte do velho mundo a essa mudança. É uma grande reportagem, imperdível para quem se interessa pelo mundo da comunicação social.

Finalmente, o sexto e (até ver) último volume da saga sueca Millenium, “A Rapariga que Viveu Duas Vezes”, que depois dos três livros iniciais escritos por Stieg Larsson (falecido) já vai noutros tantos livros da autoria de David Lagercrantz. Electrizante, numa repetição da fórmula de sucesso dos seus antecessores.

Por hoje é tudo. Ou melhor, é tudo neste Expresso Curto porque ao longo do dia pode ir acompanhando a actualidade no site do Expresso, na Vida Extra, na Tribuna, no Blitz. E, ao final da tarde, tem mais um Expresso Diário para ‘folhear’.

Boas leituras, esteja onde estiver

Fotos: 1 - Isabel II, a rainha // Facundo Arrizabalaga / EPA; 2 – Boris Despenteado // Toby Melville/Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana