domingo, 5 de janeiro de 2020

Portugal | Jovem estudante morto em Bragança. Cabo Verde quer clarificação “cabal”

Luís Giovani, assassinado por energumenos em Bragança
“Se tivesse outra origem não haveria comoção?"

José Soeiro, Isabel Moreira e Edite Estrela pedem justiça para Giovani, um jovem cabo-verdiano de 21 anos espancado numa rua de Bragança e que acabou por morrer, ao fim de 10 dias, internado no hospital.

Luis Giovani dos Santos Rodrigues, de 21 anos, foi espancado numa rua de Bragança, no dia 21 de dezembro, depois de uma saída à noite. Dez dias depois, quando a maioria das pessoas se despedia de 2019, o jovem cabo-verdiano sucumbia aos ferimentos, acabando por morrer sem chegar a 2020.

De acordo com o jornal luxemburguês Contacto, Giovani vivia há dois meses em Portugal, para onde veio estudar. No dia 21, decidiu sair à noite com três amigos. Tudo correu tranquilamente à hora da saída. Depois de um empurrão no espaço noturno, um grupo, alegadamente, já conhecido por dar problemas, fez uma espera aos cabo-verdianos e espancaram o mais velho destes.

Giovani terá pedido para pararem e, mesmo antes de acabar a frase, levado uma paulada na cabeça.

O grupo fugiu do local, Giovani ainda caminhou alguns metros para acabou por cair, já inconsciente. Foi transportado pelo INEM para o Hospital de Braga e, posteriormente, transferido para o Hospital de Santo António, no Porto, onde viria a morrer no dia 31 de dezembro.

Entretanto, a PSP identificou dois suspeitos, mas ninguém foi detido. A investigação continua, mas o caso está a gerar polémica. Nas redes sociais, muitas são as vozes que se levantam a pedir justiça e que apontam o dedo às autoridades, comunicação social e sociedade em geral por não haver uma “comoção nacional” com este caso de violência e homicídio.

José Soeiro do Bloco de Esquerda é um dos exemplos. “Um caso gravíssimo de agressão e homicídio, que do que aqui se pode ler [no jornal Contacto] é em tudo nojento, mas que não está nas primeiras páginas dos jornais nem nos destaques das televisões. Pergunto: se Giovani tivesse outra origem, não haveria já uma comoção nacional generalizada, comentadores empolados e uma onda mediática de choque e indignação?”, escreveu o deputado bloquista no Facebook.

Isabel Moreira também já se manifestou quanto ao caso. “Temos mesmo de saber tudo o que aconteceu . Não é normal que se tenha dado tão pouca relevância a esta história pavorosa. E claro que queremos saber das possíveis motivações racistas (quem não põe essa hipótese?)”, lê-se na publicação feita pela parlamentar socialista no Facebook.

Por sua vez, Edite Estrela, pede, através de uma pergunta, que se encontre os responsáveis pelo homicídio do jovem: “Quem lhe quis roubar o sorriso e o futuro?”

Recorde-se que este sábado, o embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, pediu a clarificação "cabal" das circunstâncias da morte do estudante cabo-verdiano.

Notícias ao Minuto

Presidente de Cabo Verde tem acompanhado o caso
Cabo Verde quer clarificação "cabal" da morte de estudante em Bragança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, pediu hoje a clarificação "cabal" das circunstâncias da morte de um estudante cabo-verdiano após ferimentos graves sofridos numa agressão em Bragança, em 21 de dezembro.

Em comunicado, a Embaixada de Cabo de Verde em Portugal refere que Eurico Monteiro está a "acompanhar de perto as investigações e os seus desenvolvimentos", com vista a "clarificar-se de forma cabal as circunstâncias da morte e determinar-se as eventuais responsabilidades".

No dia 21 de dezembro passado, o estudante cabo-verdiano do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) Luís Giovani dos Santos Rodrigues terá sido agredido em Bragança.

Transportado para o Hospital de Santo António, no Porto, o jovem estudante, de 21 anos, acabou por morrer no dia 31 de dezembro, segundo o comunicado da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa.

O comunicado refere que a Embaixada entrou em contacto com o Comando de Bragança da Polícia de Segurança Pública (PSP) "para recolher informações, que lhe foram prontamente prestadas, com as limitações compreensíveis na circunstância".

"O processo foi encaminhado à Polícia Judiciária para o competente tratamento. Foi ordenada também a realização da autópsia para se conhecer com precisão a causa da morte", esclarece ainda a Embaixada, que sublinha estar a apoiar a família da vítima.

"O embaixador falou com o senhor secretário de Estado do Ensino Superior de Portugal, Prof. Sobrinho Teixeira, a este propósito, tendo recebido deste votos de pesar pela ocorrência", lê-se.

Luís Giovani era natural da ilha cabo-verdiana do Fogo, tendo o município de Mosteiros publicado uma nota sobre a sua morte, recordando que tinha viajado em outubro para Bragança, "para seguir o curso de Design de Jogos Digitais" no IPB.

"Giovani era um dos mais promissores artistas de Mosteiros, tendo-se destacado na banda Beatz Boys, um grupo integrado por jovens formados pela paróquia de Nossa Senhora da Ajuda e artistas oriundos do agrupamento De Martins", lê-se na mesma mensagem da Câmara Municipal dos Mosteiros.

Notícias ao Minuto | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana