quinta-feira, 2 de abril de 2020

209 mortes e 9034 infetados de covid-19 em Portugal. 2,7% internados nos CI


Nas últimas 24 horas, foram confirmados mais 783 casos de infeção pelo novo coronavírus (um aumento de 9,4% face ao dia anterior) e mais 22 mortes, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Esta quinta-feira faz um mês que foram confirmados os primeiros dois casos de covid-19, em Portugal. E o país tem agora 9034 casos de infeção (um crescimento de 9,4% em relação a ontem), regista 209 mortes e 68 recuperados, mostra o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), de hoje (2 de abril).

Entre os infetados com o novo coronavírus, há 1042 hospitalizados e destes 240 (mais dez do que ontem) estão em unidades de cuidados intensivos. O boletim da DGS indica também que 4958 pessoas aguardam resultados das análises laboratoriais e mais de 20 mil estão em vigilância pelas autoridades de saúde.

Na última semana, a curva de novos casos e de novas mortes abrandou por uns dias (sábado, domingo e segunda), para voltar a aumentar esta terça, quarta e quinta-feira. Sendo que o dia de hoje demonstra uma diminuição da taxa de crescimento dos novos casos em relação aos dois anteriores. Hoje esta taxa é de 9,4%, quando ontem foi de 10,9%. Também as mortes sofreram uma redução de 27 óbitos para 22 hoje.

Esta redução "pode ser real ou pode ter que ver com a dificuldade na realização dos testes ou até com a forma como os dados estavam a ser contabilizados", explicou, ao DN, Ricardo Mexia, o presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, que refere ainda ser cedo para análises de maior dimensão à curva epidemiológica portuguesa. Há ainda a ter em consideração o fator meteorológico, como aponta o infeciologista Jaime Nina, uma vez que nos últimos dois dias o tempo tem estado mais encoberto, chuvoso e "o vírus sobrevive melhor ao ambiente mais húmido".

Estado de emergência prorrogado por mais 15 dias

O Parlamento aprovou, esta manhã, a prorrogação do estado de emergência até 17 de abril, com os votos a favor do PS, PSD, Bloco de Esquerda e CDS. PCP, PEV, Chega e Joacine Katar Moreira abstiveram-se. A Iniciativa Liberal votou contra.

Momentos antes, o primeiro-ministro dirigia-se aos deputados para dizer que "é absolutamente imprescindível renovar" este estado. "Vamos viver períodos de risco muito acrescido como o da Páscoa. Ainda é muito cedo para poder antever a luz ao fundo do túnel. Seria uma mensagem errada não renovar o estado de emergência", defendeu António Costa.

Sobre o terceiro período do ano letivo, o primeiro-ministro lembrou que será tomada uma decisão na próxima semana. Aos especialistas com que tem reunido semanalmente, Costa pediu que se pronunciem agora especificamente "sobre o risco de abertura nas escolas, seja na data normal, seja noutra fase, seja para todos os anos, seja faseadamente". No dia seguinte, a 8 de abril, o líder do executivo vai ouvir os partidos sobre a reabertura dos estabelecimentos escolares. "Máximo de contenção, mínimo de perturbação" é a máxima que deve continuar a presidir às decisões, diz o primeiro-ministro.

Covid-19 no mundo. Mais de 950 mil infetados

Os Estados Unidos da América (EUA) são, neste momento, o país do mundo com o maior número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, 215 357, de acordo com os dados oficiais, disponíveis às 12:00. Seguem-se Itália (110 574), Espanha (110 238) e a China (81 589), onde o surto surgiu no final do ano passado. Portugal ocupa o 16.º lugar da tabela mundial.

Quanto ao número de mortes, Itália é o país que mais óbitos declarou até agora (13 155). Depois Espanha (10 003) e os EUA (5 113).

Há 950 652 casos de covid-19 no mundo inteiro, 48 290 mortes e 202 631 recuperados.

Recomendações da DGS

Para que seja possível conter ao máximo a propagação da pandemia, a Direção-Geral da Saúde continua a reforçar os conselhos relativos à prevenção: evite o contacto próximo com pessoas que demonstrem sinais de infeção respiratória aguda, lave frequentemente as mãos (pelo menos durante 20 segundos), mantenha a distância em relação aos animais e tape o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (de seguida lave novamente as mãos). E acima de tudo: fique em casa.

Em caso de apresentar sintomas coincidentes com os do vírus (febre, tosse, dificuldade respiratória), as autoridades de saúde pede que não se desloque às urgências, mas sim para ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

Rita Rato Nunes | Diário de Notícias | Imagem: Manuel Pereira da Silva / Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana