segunda-feira, 20 de abril de 2020

Angola | Pessoas internadas com Covid-19 em Luanda estão estáveis


As 16 pessoas infectadas por Covid-19 internadas no Hospital da Barra do Kwanza e na Clínica Girassol, em Luanda, encontram-se clinicamente estáveis, assegurou, ontem na capital, o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Na habitual actualização de dados sobre a pandemia do coronavírus, Franco Mufinda disse que até ontem não se tinham registado novos casos, mantendo-se os 24 positivos anunciados no sábado, dos quais seis recuperados, dois óbitos e 16 activos.

O governante lembrou que Luanda continua a ser a única província do país com casos confirmados, sendo o município de Belas a localidade com maior número de casos registados.

Em relação à quarentena institucional, o secretário de Estado para a Saúde Pública afirmou que 508 pessoas estão sob cuidados das autoridades sanitárias. O Laboratório do Instituto Nacional de Investigação em Saúde processou 1.396 amostras, 91 das quais encontram-se em processamento. Ainda no capítulo laboratorial, frisou Franco Mufinda, iniciou-se, ontem, a recolha e processamento das amostras dos profissionais de saúde vindos de Cuba, que termina hoje.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), disse o governante, não registou nenhuma denúncia de quarentena domiciliar. Apenas foram reportados quatro alertas, das quais um validado.

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, 385 pessoas são consideradas suspeitas directas e 696 seguidas de forma ocasional.

Mais medicamentos

Franco Mufinda disse que chegaram ontem, ao país, 50 mil litros de álcool para higienização dos hospitais, cinco mil botas de borracha e duas mil doses de azitromicina para dar resposta à pandemia.

Segundo o secretário de Estado, o lote de equipamento, vindo da África do Sul, é uma das aquisições do Governo angolano com vista a fazer frente a eventuais subidas de casos a nível do país.

Além deste lote de medicamentos e meios de biossegurança, frisou Franco Mufinda, o país vai receber na próxima semana 400 ventiladores, nove milhões de máscaras cirúrgicas e mil termómetros infra-vermelhos.

Todos os meios que o país está a receber, referiu, vão ser distribuídos em todo o território nacional em função da densidade populacional.

Para a prevenção e combate à Covid-19, Angola observa, desde às zero horas do dia 11 de Abril, um novo período de Estado de Emergência, que deve vigorar até às 23h59 do dia 25 de Abril.

Trata-se da prorrogação dos primeiros 15 dias do regime excepcional, decretado pelo Presidente da República a 27 de Março último.

Mazarino da Cunha | Jornal de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana