quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Governo timorense anuncia novo caso, o segundo ativo no país


Díli, 26 ago 2020 (Lusa) -- A ministra da Saúde timorense anunciou hoje um novo caso de covid-19 no país, o segundo atualmente ativo, explicando que se trata de um cidadão indonésio que viajou de Jacarta e entrou este mês, por terra, no país.

Odete Belo disse, em conferência de imprensa na sede do Ministério da Saúde, que se trata de um cidadão que estava em quarentena em Díli e que viajou por terra, entrando em Timor-Leste pela fronteira com a metade indonésia da ilha.

"Hoje Timor-Leste regista um novo caso positivo da covid-19. Há 25 pessoas recuperadas, uma no centro de Vera Cruz e o novo caso está a ser transferido agora para o mesmo centro de isolamento", referiu.

"O paciente viajou de Jacarta para Kupang a 11 de agosto com um avião da Batik Air, viajou para Atambua de avião e a 12 de agosto o paciente fez viagem de Atambua até Díli", referiu.

Trata-se do 27.º caso no país desde o início da pandemia, com um total de 25 recuperados.

Odete Belo explicou que o cidadão fez parte de um grupo de 84 pessoas que entrou no país nesse dia, dos quais sete estavam em autoquarentena e 77 em confinamento obrigatório.

A amostra foi recolhida a 22 de agosto, confirmando o caso, tendo sido realizados testes adicionais a 14 outras pessoas com quem teve contacto.


A maioria dos casos positivos detetados até ao momento em Timor-Leste foram de casos importados pela fronteira terrestre ou de contágios entre estes e outras pessoas em locais de quarentena.

Timor-Leste endureceu as medidas de controlo na fronteira terrestre, que abre apenas a cada 17 dias, mantendo a suspensão, por tempo indefinido, de voos comerciais de e para o país, impedindo muitos cidadãos de várias nacionalidades, incluindo portugueses e timorenses, de entrar e sair.

Questionada pela Lusa, Odete Belo explicou que a questão dos voos comerciais foi hoje levantada no Conselho de Ministros pela miinistra dos Negócios Estrangeiros.

"Hoje a ministra propôs a possibilidade de permitir um voo comercial, mesmo que fosse uma vez por mês. O assunto está agora em discussão no Governo. Esperamos que o Governo possa ajudar a resolver o tema", explicou.

A confirmação do novo caso coincide com a decisão do Governo de propor ao Presidente da República a renovação, por mais 30 dias, do estado de emergência declarado devido à covid-19.

Se a proposta for alterada, Timor-Leste terá o seu quinto período de 30 dias de exceção no espaço de seis meses.

A decisão foi tomada em Conselho de Ministros, tendo em conta "a evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio da covid-19, tanto a nível regional, como a nível mundial, e tendo em vista evitar e neutralizar os riscos de propagação do SARS-CoV-2, assim protegendo a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde".

Motivo pelo qual "o Governo propõe ao senhor Presidente da República que, com a extensão da declaração do estado de emergência, se permita a suspensão ou a restrição dos direitos de circulação internacional, de circulação e de fixação de residência e de resistência".

Na prática, trata-se de manter em vigor as restrições que estão atualmente a aplicar-se no país durante o atual período de exceção -- o quarto desde o início da pandemia, que termina oficialmente a 04 de setembro.

O processo terá agora que passar pelo Presidente, que tem que pedir autorização ao parlamento, ainda com os trabalhos suspensos.

Timor-Leste esteve sem casos ativos entre 15 de maio e 04 de agosto, tendo nesse dia sido confirmada mais uma infeção, dado como recuperado 14 dias depois.

A 20 de agosto as autoridades confirmaram um novo caso e hoje um outro.

ASP // JH 

Sem comentários:

Mais lidas da semana