sexta-feira, 23 de abril de 2021

REDUÇÃO DO ESPECTRO DE INGERÊNCIA EM ANGOLA

Martinho Júnior, Luanda 

Esta semana duas notícias revelam a disposição do estado angolano de reduzir o caudal de mensagens afectas a interesses estranhos a Angola, indiciando começar a melhor arrumar a sua própria casa.

01- As portas escancaradas de Angola, particularmente de 2002 para cá, têm sido aproveitadas para que as mensagens produzidas de fora do continente e sobre os africanos, a esmagadora maioria de notícias produzidas nos circuitos internacionais sobre África, tivessem ganho um inusitado espaço na informação pública continental, regional e nacional, ofuscando as mensagens produzidas pelos africanos sobre si próprios, ou sobre assuntos de seu interesse nos relacionamentos internacionais!

Nesse aspecto é fácil verificar quanto desde há algumas décadas, autênticas campanhas promovidas desde o exterior procuram a todo o transe desenlaces de conveniência conformados a vários modelos de ingerência e manipulação, por vezes beliscando de forma insidiosa e cínica os interesses estratégicos dos próprios estados, ou tentando lançar a confusão em relação ao seu próprio carácter, que no caso angolano o é também histórico.

As tentativas de ataque às instituições do estado angolano, vão desde as campanhas de descrédito em relação ao Presidente Fundador, António Agostinho Neto, até aos aproveitamentos de toda a ordem com base em argumentos de contínuo fraccionismo, tirando proveito da tentativa de desagregação com recurso às armas tristemente ocorrido a 27 de Maio de 1977!

Por razões de autêntico saudosismo colonial intimamente associado aos interesses e ao papel das oligarquias portuguesas que se assumiram politicamente no golpe do 25 de Novembro de 1975 em Portugal e a partir dele, essas campanhas passam quase sempre por Lisboa, que nesse aspecto, não sendo a única, se tornou numa incontornável “capital de referência”!

Não é de estranhar: Portugal aboliu a PIDE/DGS no seu território, mas aproveitou a capacidade humana desse instrumento em África e na América Latina, em benefício sobretudo da Inteligência Militar!

As trajectórias de alguns dos seus antigos inspectores ilustram por si essa saga encoberta, desde Óscar Piçarra Cardoso a Ernesto Lopes Ramos, passando pelo Fragoso Allas!...

02- É evidente que muitos media de referência operando a partir da Europa, mas sobretudo de Portugal e do Brasil, estão de qualquer forma “abertos” a esse tipo e caudal de mensagens.

O Brasil foi até mais longe: a coberto duma famigerada Teologia da Prosperidade e concomitantemente à Igreja Universal, injectou como faca em manteiga derretida a Rede Record e tem mantido “in situ” velados processos de ingerência e manipulação ideológica e informativa, acompanhadas de práticas de tráfico de toda a ordem (inclusive com recurso a diamantes), que ficaram todavia mais a descoberto quando se percebeu quanto esse “sistema” tinha contribuído no Brasil para a eleição da autêntica aberração que é o actual Presidente Jair Bolsonaro.

É claro que para a Teologia da Prosperidade, as “minas de Salomão” só podiam ser um atractivo o que por si só explica a pressa em colocar até uma “catedral” em Cafunfo, perante a complacência das primeiras emoções dos próprios angolanos em busca de cada vez mais alienação e de pedrinhas, se possível ao desbarato!

A Rede Record tem funcionado em Angola como um subtil factor de alienação ultraconservadora e de práticas de desagregação e permiti-la sem prazo, seria dar ainda mais espaço a outros factores de desagregação resultante da sincronização religiosa com a sociopolítica, tendo em conta o espectro ideológico e prático dos etno-nacionalismos em Angola, alguns deles chocando frontalmente com a Constituição!

03- Assim em relação a Portugal a última dose que cobre a memória saudosista, foi mesmo dirigida contra o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, confundido em notícia com um presumível traficante de droga no Brasil (ao que chegou a “distracção”)…

Os canais portugueses, por vezes com dilectas “caixas-de-ressonância” em Angola, têm sido useiros e vezeiros nessa modalidade, como se fossem protagonistas dum concurso de tiro ao alvo, com alvos bem escolhidos para as suas armas de escrita internacional, dirigida a África e sobretudo a Angola!

O Clube Bilderberg é um “natural” incentivador dessa modalidade de tiro, particularmente enquanto Francisco Pinto Balsemão, da “Ala Liberal” do colonial-fascismo português e destacado fundador do Partido Social Democrata português, decidiu vincular a Impresa e a SIC a essa saga que é também redundante do 25 de Novembro de 1975 em Portugal!

Uma parte das campanhas contra o Presidente António Agostinho Neto e da propaganda (e contrapropaganda) reaproveitando o golpe armado do 27 de Maio de 1977 em Angola, têm passado por esses “franco-atiradores”, autênticos mercenários da escrita, incentivando outros mais à ousadia que agora, “distraidamente” tocou no bom nome do Presidente João Lourenço (parece não ter bastado que os factores de desagregação pusessem a Constituição angolana em causa)!

04- O que tem vindo a acontecer com a Igreja Universal e agora por tabela com a Rede Record em Angola, desvenda a vulnerabilidade dos africanos a este tipo de ingerências e manipulações, que integram de facto a panóplia de meios de guerra psicológica em função da atitude de “divide e impera” do próprio “hegemon” e de quem se encontra, por vassalagem, interesse, “coligação” ou “emparceiramento” ao serviço dele!

Constate-se que o assunto foi divulgado pela “Voice of America” para África, talvez não temendo tanto por si própria, mas em relação a muitos dos seus “transversais” conteúdos e, assim, “assobiando para o lado”!

Em África está-se longe de se erguer alguma capacidade de enfrentamento ao avassalador espectro de ingerência e manipulação da opinião pública vinda do exterior do continente e, no caso angolano, é de registar que se começa, ainda que timidamente, a dar resposta a uma “cultura” que além do mais serve às “transversalidades” da “democracia representativa” segundo o modelo que interessa ao “hegemon”!

Força Angola!

Martinho Júnior -- Luanda, 22 de Abril de 2021 e em saudação ao 25 de Abril de 1974!

Algumas consultas e imagens:

TVI 24 confunde JLO com suposto traficante de droga – https://angola-online.net/noticias/tvi-24-confunde-jlo-com-suposto-traficante-de-droga;

. Erro de jornalista motiva queixa da Embaixada de Angola em Portugal – Imagem 01 – https://sol.sapo.pt/artigo/732168/erro-de-jornalista-motiva-queixa-da-embaixada-de-angola-em-portugal ;

. Analistas consideram ofensiva atitude da TVI – https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/analistas-consideram-ofensiva-atitude-da-tvi/;

. MINTTICS suspende Record TV África, Zap Viva e Vida TV – https://jornaldeangola.ao/ao/noticias/minttics-suspende-record-tv-africa-zap-viva-e-vida-tv/;

. Autoridades angolanas suspendem emissões da Rede Record, ZAP VIVA e VIVA TV por irregularidades – Imagem 02 – https://www.voaportugues.com/a/autoridades-angolanas-suspendem-emiss%C3%B5es-da-rede-record-zap-viva-e-viva-tv-por-irregularidades/5859684.html;

. Governo de Angola suspende atividades da Record no país – https://www.dw.com/pt-br/governo-de-angola-suspende-atividades-da-record-no-pa%C3%ADs/a-57264298;

. Pinto Balsemão espera que exclusão de canais da SIC em Angola seja "bem resolvida" – Imagem 03 – https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/pinto-balsemao-espera-que-exclusao-de-canais-da-sic-em-angola-seja-bem-resolvida;

. Os donos de todos os astros – https://jornaldeangola.ao/ao/noticias/detalhes.php?id=349152;

. O que é feito da elite de Biklderberg? 76 portugueses foram a este clubesecreto em 51 anos – https://eco.sapo.pt/especiais/o-que-e-feito-da-elite-de-bilderberg-76-portugueses-foram-a-este-clube-secreto-em-51-anos/;

. Pinto Balsemão lança este mês Clube de Bilderberg à portuguesa – https://expresso.pt/sociedade/2018-11-09-Pinto-Balsemao-lanca-este-mes-Clube-de-Bilderberg-a-portuguesa;

. Esquerda net – dossier 270 – o 27 de Maio em Angola – https://www.dw.com/pt-br/governo-de-angola-suspende-atividades-da-record-no-pa%C3%ADs/a-57264298;

. DW – 27 de Maio de 1977 –  https://www.dw.com/pt-002/27-de-maio-de-1977/t-17408128;

. Expresso – Angola 77 –  https://expresso.pt/internacional/2017-06-04-Angola-77

. VOA – Angola Fala Só - Carlos Pacheco: "Os desaparecidos do 27 de Maio não têm rosto" – https://www.voaportugues.com/a/angola-fala-s%C3%B3---carlos-pacheco-os-desaparecidos-do-27-de-maio-n%C3%A3o-t%C3%AAm-rosto-/4410079.html;

. DW – Carlos Pacheco – 27 de maio: "Agostinho Neto foi o grande comandante da repressão” – https://www.dw.com/pt-002/27-de-maio-agostinho-neto-foi-o-grande-comandante-da-repress%C3%A3o/a-38949097.

Sem comentários:

Mais lidas da semana