segunda-feira, 3 de maio de 2021

Portugal | Cambalhotas com consequências

Rui Sá* | Jornal de Notícias | opinião

Assistimos, nas últimas semanas, a mais uma cambalhota do PS, a propósito das alterações introduzidas nas leis eleitorais autárquicas. Efetivamente, menos de um ano passado desde a aprovação da lei através do acordo do PS com o PSD, os socialistas, com a desculpa de que "antes tinham legislado à pressa", viraram o bico ao prego, legislando o contrário do que antes tinham aprovado! Como disse o deputado António Filipe, ao PS aplica-se a famosa frase de Groucho Marx: "Estes são os meus princípios. Se você não gosta deles eu tenho outros".

Vem isto a propósito das prerrogativas que são dadas aos movimentos de cidadãos eleitores que se pretendem candidatar aos órgãos autárquicos. Com a lei agora aprovada, passaram novamente a poder incluir nomes de candidatos nas respetivas siglas, bem como a poder concorrer, simultaneamente e com essa mesma sigla, à câmara, à assembleia municipal e às freguesias do mesmo município.

Rui Moreira exultou com esta "vitória", mas talvez fizesse melhor em pensar nas consequências da mesma para si próprio. De facto, dando o seu nome ao movimento que encabeçará, significa isso que, do ponto de vista ético e caso seja eleito, terá de cumprir o mandato até ao fim - não se pode pedir às pessoas para votarem num "Movimento Rui Moreira" e este, a meio do mandato, abdicar.

Por outro lado, e como às freguesias os candidatos que apoia também concorrem com o seu nome, Rui Moreira é eticamente responsável pelo que estes fazem. Por isso não se entende o seu silêncio perante as tropelias do presidente da união das sete freguesias do centro do Porto. Onde, depois de sucessivos chumbos de contas e de orçamentos, foi agora aprovada uma moção de censura ao presidente da junta. Com o voto do PS, do PSD, do BE e da CDU, a que se junta o voto de eleitos do próprio movimento de Rui Moreira. Que, com o seu silêncio, faz persistir a dúvida: é cúmplice do presidente da junta ou está envergonhado com o que este tem feito em seu nome?

*Engenheiro

Sem comentários:

Mais lidas da semana