Advogado de Isabel dos Santos diz que, mesmo que seja emitido um mandado de detenção internacional, a empresária procurará refúgio na Rússia.
A defesa de Isabel dos Santos afirmou em entrevista ao canal português SIC que "o Estado angolano nunca vai conseguir prender" a empresária.
Questionado se teme um mandado de detenção internacional, Sérgio Raimundo, advogado da filha do ex-Presidente angolano, respondeu que "não é inteligente por parte do Estado Angolano insistir nesse caminho".
"Ela não é só angolana, é também cidadã russa. Em última instância, ela vai para a Rússia. E quem é que vai [lá] buscá-la?", questionou.
De acordo com a SIC, a última vez
que a Justiça angolana terá notificado a empresária para responder pelos
processos de que é alvo no país terá sido em fevereiro deste ano, três meses
depois do funeral do marido de Isabel dos Santos,
"Ninguém se mete na jaula do leão"
O advogado refere ainda que, mesmo que cheguem novas notificações, Isabel dos Santos não comprará um bilhete de avião para Luanda. "É óbvio que ninguém, tendo noção e consciência que não há condições objetivas para uma justiça imparcial [...] se mete na jaula do leão", acrescenta Sérgio Raimundo na entrevista divulgada na quarta-feira (29.07).
Raimundo diz que a sua cliente
está disposta a negociar, mas o mesmo não acontece por parte do Estado
angolano: "Quando o mais alto magistrado da nação vem publicamente dizer
que não haverá negociações, é uma instrução clara", comenta, citando
a entrevista
à DW do Presidente angolano, em fevereiro de 2020,
Em 2020, uma investigação do consórcio internacional de jornalistas de investigação (ICIJ), denominada Luanda Leaks, revelou a existência de alegados esquemas financeiros da empresária e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar milhões de dólares ao erário público angolano. Isabel dos Santos rejeitou sempre as acusações.
Deutsche Welle, com agências
Sem comentários:
Enviar um comentário