quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

ANTÓNIO COSTA ASSEMELHA-SE AOS SOUTIENS CAICAI?

Hoje, aqui no PG, retomamos o espreitar no Expresso Curto. A lavra é de Miguel Cadete. A publicação, como devem saber, é do Grupo Impresa, do decano e mui nobre tio Balsemão – entre outros ilustres que possuem o controle da informação e até do conhecimento. Exageros? Enfim…

Ficamos a saber neste Curto de hoje que o Expresso da semana saiu mais cedo e que já está nas bancas. Daqui a pouco lá iremos, ao quiosque.

Cadete abre a prosa a fazer-nos lembrar soutiens caicai. Há os com alças e os sem alças. Caicai António Costa mora na sondagem que o Expresso refere. Costa está a cair porque Rui está a subir… nas sondagens? “Sondagem dá PSD a apenas 7% do PS”, escreve Cadete, expressamente. O melhor é ler e meditar. Ainda Cadete: Que em “terceiro lugar na intenção de voto dos portugueses relativamente às eleições legislativas de 30 de janeiro está o Chega”. Ora bem. Percebem porque se refere com tanta insistência que estamos mesmo, mesmo à beira do regresso do fascismo instituído e descaradamente praticado? E os portugueses, demasiados, estão a demonstrar via sondagens que até se inclinam a votar num partido que oculta as suas bases programáticas, a realidade daquilo a que vem, num propósito fascista e racista comportado no seu âmago. Enfim. Claro que também é verdade que a comunicação social, jornalistas, o tem promovido até mais Chega… Pois.

Outras abordagens 'curtas' pode ler aqui ou folheando o Expresso. Concluímos que já vamos longos nesta abertura de introdução ao Curto. Ficamos por aqui. Bom fim de semana, se conseguirem. Cuidem-se e mantenham a vossa saúde a par da paciência.

MM | PG


Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Sondagem dá PSD a apenas 7% do PS. Pandemia chega a uma fase decisiva

Miguel Cadete | Expresso

Bom dia!

Já está nas bancas mais uma edição do Expresso, desta vez antecipada devido ao feriado de 1 de janeiro.

Na manchete pode ler-se que Diferença entre Costa e Rio cai para metade em apenas um mês. A sondagem Expresso SIC que hoje publicamos dá conta do PS em primeiro lugar, com o PSD a uma distância de 7%. Em terceiro lugar na intenção de voto dos portugueses relativamente às eleições legislativas de 30 de janeiro está o Chega. Seguem-se PCP, Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal.

Na comparação entre os líderes dos dois principais partidos, António Costa tem melhor avaliação que Rui Rio. Entre os eleitores do PS, caso seja necessário negociar uma solução governativa, 38% prefere fazê-lo com o PSD e 55% com o PCP ou BE.

As regras da DGS que atualmente estão a sr utilizadas para definir o isolamento devido a contágio de covid-19 podem ter que ser alteradas muito em breve. Tudo por causa da muito maior transmissibilidade da variante Ómicron: caso se mantenha uma média de 20 mil novos infetados por dia na próxima semana, poderemos chegar aos 800 mil isolados. Uma situação pouco sustentável num país com cerca de dez milhões de habitantes. As boas notícias estão relacionadas com os cada vez mais numerosos sinais desta variante ser menos agressiva que a Delta.

O vice-almirante Gouveia e Melo terá apressado a sua indigitação como Chefe do Estado Maior da Armada. Tudo porque não aceitaria ficar no limbo à espera do ano novo para ser nomeado chefe do Estado-Maior da Armada, até porque isso o obrigava a herdar uma estrutura de comando escolhida pelo seu antecessor, o almirante Mendes Calado.

O Presidente da Câmara de Lisboa vai avançar com metro e autocarros à borla para os moradores menores de 23 e maiores de 65. Carlos Moedas apresenta esta medida como essencial para a descarbonização.

Tem 37 anos mas será dos gestores portugueses mais conhecidos muito em breve. Pedro Vargas David gere o fundo que anunciou recentemente a compra do canal Euronews sendo em simultâneo administrador de uma empresa contratada pelo primeiro-ministro Orbán para construir a barreira da Hungria com a Sérvia.

No Caderno de Economia, o sistema de reforma dos portugueses é visto ao Raio-X. O problema da insustentabilidade mantém-se e não é nada agradável saber que os portugueses vivem tanto tempo quanto os nórdicos mas, após a reforma, têm metade dos anos de vida saudável. As reformas antecipadas são das mais penalizadoras da Europa. Será preciso trabalhar mais para ter uma reforma decente.

O Estado vai contratar em breve mais 2895 funcionários. Mas só 20% dos contratos são permanentes.

Quem é Marta Ortega? O pai é o principal acionista da Inditex, chama-se Amancio Ortega e é dono da Zara, Massimo Dutti, Bershka, Pull & Bear e outras marcas de roupa. Ela tem 37 anos e ele está a organizar a passagem de poder na cúpula diretiva do maior grupo têxtil do mundo.

Na Revista do Expresso, a capa está por conta de Tiago Pitta e Cunha - que conquistou o Prémio Pessoa 2021 – e que concedeu uma entrevista de fundo onde fala da sua paixão: o mar. O tom nem sempre é entusiasmado pois, segundo este jurista de 54 anos, “daqui a 20 anos já não há nada para salvar”.

A não perder, o longo artigo de Anne Applebaum onde se descreve com detalhe a forma como certos líderes – leia-se Putin, Xi Jinping, Maduro, Lukashenko e Erdogan – têm dinamitado a democracia. A ausência da promoção da democracia da política externa dos Estados Unidos abriu espaço a estes regimes autocráticos que marcam o crepúsculo da democracia.

E o vírus tudo levou. O mundo mudou, mesmo que imperceptivelmente desde que a pandemia se instalou. A forma de nos olharmos, o envelhecimento, a mobilidade urbana, a organização do trabalho e da saúde, a política. Está tudo contaminado, segundo Christiana Martins.

Tudo isto e muito mais – como as perguntas que interessam para 2022 – encontra-se nesta edição. Tenha um bom fim de semana.

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana