quarta-feira, 21 de abril de 2021

COM OBAMA III, AO QUE VEM O “HEGEMON”

Martinho Júnior, Luanda 

O IMPÉRIO COLONIAL BRITÂNICO, QUE EM ÁFRICA TEVE EXPOENTE E GEOSTRATÉGIA EM CECIL JOHN RHODES, ANIMA AINDA A ESTEIRA DO DOMÍNIO DOS FALCÕES DO “ESTADO PROFUNDO”!

O “hegemon” mesmo com as doutrinas de Rumsfeld/Cebrowski e agora a rotulada de Joe Biden, (https://www.voltairenet.org/article212605.html) faz reaproveitamentos na esteira das culturas imperiais do colonialismo anglo-saxónico que advêm dum passado preenchido praticamente desde o início da Revolução Industrial.

Em relação a África, ultraperiférica e condenada a “eterna” fornecedora da matérias-primas e mão-de-obra barata (na verdade, em muitos lugares, “meio-escravizada”) as geoestratégias de Cecil John Rhodes constam nesse tipo de reaproveitamentos, que se evidenciam quando o Partido Democrata ganha as eleições e assume o poder, nos termos modernos sobretudo desde a administração de Bill Clinton, ele próprio um “Rhodes Scholarship” que chegou a ser Governador do único estado com diamantes no vasto território dos Estados Unidos, o Arkansas!...

Associando-se intimamente à exploração de minérios pelo miolo sul-norte do continente africano desde a formação da British South Africa Comopany, o dominante “lóbi” dos minerais tornou-se suporte do Partido Democrata, ganhando dimensionamento com as explorações minerais em função dos interesses dos Rockefeller, Rothschield e suas multinacionais, conjugadas com outras, a que o próprio Cecil John Rhodes deu origem ou inspirou desde a África do Sul: De Beers, Anglo-American, Lonrho…

Em pleno século XXI e na sua segunda década, o partido da guerre do hegemon” é o partido da guerra sem fim”! (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/12/04/siglos-de-plomo/).

Teoria da conspiração de recompensas russo-talibã pós-morte

# Publicado em português do Brasil

AndrewKorybko* | |OneWorld

A recente revelação de que a Comunidade de Inteligência dos EUA só teve 'confiança baixa a moderada' nas sensacionais alegações do verão passado de que a Rússia estava pagando recompensas ao Taleban por cada soldado americano que eles mataram leva os observadores a refletirem sobre as lições que podem ser aprendidas com isso teoria da conspiração desmascarada.

As sensacionais afirmações da Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos no verão passado de que a Rússia estava pagando recompensas ao Taleban por cada soldado americano que eles mataram foi uma teoria da conspiração estereotipada desde o início, uma que foi armada com o propósito de infligir danos estratégicos à diplomacia da Grande Potência da Eurásia esforços para acabar com aquela guerra de longa duração. Expliquei tudo isso em meu artigo na época sobre como “ As notícias falsas sobre a Rússia e o Talibã buscam atingir três objetivos estratégicos ”, que foi seguido por outra análise sobre como “ A verdade sobre os laços russo-talibã é tão intrigante Como as notícias falsas sobre eles ”. Meu trabalho, desde então, foi justificado após a recente revelação de que os EUA sempre tiveram " confiança baixa a moderada”Nesta teoria da conspiração agora desmascarada, que é uma conversa espiã que basicamente se traduz em uma admissão de que foi tudo inventado ou baseado em rumores não confiáveis, sem qualquer evidência tangível.

A reflexão pós-moderna dos observadores sobre as lições que podem ser aprendidas com esses relatórios desacreditados revela alguns insights relevantes. A primeira e mais óbvia é que a Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos não é confiável, especialmente quando se trata de suas acusações cada vez mais violentas contra a Rússia. Em segundo lugar, essas acusações podem ser utilizadas como arma para fins estratégicos, como as três que foram explicadas na análise citada anteriormente, que também inclui a intromissão na própria política externa do chefe de estado eleito, na medida em que esta relacionada aos esforços do ex-presidente Trump na época para explorar um “Novo Detente” com a Rússia. Em terceiro lugar, há uma rede global de gerentes de percepção na mídia convencional que amplia avidamente as afirmações da Comunidade de Inteligência dos EUA,

Como os deuses deixaram o primeiro-ministro britânico louco

# Publicado em português do Brasil

Martin Sieff* | Strategic Culture Foundation

No famoso hino “Rule Britannia”, os britânicos orgulhosamente cantaram por centenas de anos que nunca seriam escravos: Mas em seus sonhos malucos nietzschianos, Boris Johnson os está transformando em palhaços pastelões.

"Aqueles a quem os deuses iriam destruir, eles primeiro enlouquecem."

Nunca fui um admirador de Friedrich Nietzsche ou das declarações grandiosas, geralmente absurdas e repulsivas, que passam por seu assim chamado "pensamento". (Como o filósofo político irlandês Conor Cruise O'Brien apontou, se você acha que Nietzsche não abraçou e encorajou com entusiasmo o extermínio de raças “inferiores” como os eslavos, pense novamente).

Mas essa observação, pelo menos, é uma verdade óbvia - e o primeiro-ministro Boris Johnson, do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte em rápida desintegração, acaba de prová-lo novamente.

Você pode ter pensado que um país no caos econômico e político com seu segundo principal componente nacional (Escócia) caminhando a toda velocidade para a secessão e a independência total tinha problemas suficientes em sua própria porta, sem tentar escolher um conflito global em grande escala com o maior (Rússia) e as nações mais populosas (China) do planeta.

Você pode ter pensado isso, mas pense novamente.

O futuro do Reino Unido depende de um renascimento do Trabalhismo na Inglaterra

# Publicado em português do Brasil

Rafael Behr* | The Guardian | opinião

Conforme constava do censo recentemente, hesitei antes de escolher o inglês em vez do inglês no menu de identidades nacionais. A resposta correta é ambas. Equipe GB para as Olimpíadas, Inglaterra para a Copa do Mundo. Depois disso, fica difícil separar os diferentes elementos culturais que me ligam ao país em que nasci, mas que meus pais imigrantes escolheram. Na química do pertencimento, o britanismo é um composto, não uma mistura.

Fiquei ressentido com a tensão da demagogia Brexit que buscava estreitar a afiliação patriótica , excluindo aqueles de nós que se sentiam apegados à Europa. Tenho amigos escoceses que temem a perspectiva de um segundo referendo sobre a independência porque sua preferência por permanecer no Reino Unido será considerada um orgulho nacional deficiente.

Se aquele plebiscito fosse realizado e vencido por nacionalistas, dois países seriam incubados - uma Escócia pós-união e uma Grã-Bretanha truncada. Nenhum seria inteiramente novo, na visão de longo prazo da história, mas ambos seriam desconhecidos, e apenas um deles teria votado por seu status alterado.

Isso não é um argumento para algum tipo de votação em todo o Reino Unido. A questão da autodeterminação é que a Escócia decide seu destino sem ter que pedir permissão. A supremacia numérica da Inglaterra, gerando regimes de Westminster sem mandatos escoceses, tem sido o mais generoso fornecedor de argumentos pela independência da história recente.

O Brexit é destaque nessa categoria, já que dois terços dos escoceses eram contra. Estar fora da UE também torna a tarefa prática de criar uma Escócia independente muito mais complicada e cara, mas, por enquanto, esse argumento não está obtendo força equivalente. Um fator agravante é o radicalismo de um modelo Brexit imposto por um primeiro-ministro cujo estilo irresponsável e arrogante é o seu próprio catálogo de razões para escapar ao domínio dos conservadores ingleses.

Brexit. Reino Unido e UE ainda no processo de aceitar divórcio, diz embaixador da UE

O diplomata português, João Vale de Almeida, comparou a situação a um "divórcio", admitindo que a relação entre Londres e Bruxelas "não tem sido colaborativa, nem muito construtiva, nem muito positiva".

Reino Unido e a União Europeia ainda estão no processo de aceitar o 'Brexit', admitiu esta quarta-feira o embaixador da UE no Reino Unido, João Vale de Almeida, que vê sinais de mudança na atitude do Governo britânico.

O diplomata português comparou a situação com um "divórcio", admitindo que a relação entre Londres e Bruxelas "não tem sido colaborativa, nem muito construtiva, nem muito positiva" e que este é o resultado de "anos de negociações complicadas".

"Lamento que às vezes o Governo britânico tenha optado por agir de forma unilateral em vez de uma forma mais construtiva. Eu vejo sinais de isto estar a mudar e espero que seja sustentável", acrescentou o embaixador, durante a palestra anual no Centrode Excelência Jean Monnet da Universidade de Manchester, em que foi orador convidado.

Portugal | BE quer altos cargos públicos a justificar acréscimos patrimoniais

O BE propõe que os titulares de altos cargos públicos sejam obrigados a declarar como a justificar "acréscimos patrimoniais acima de 50 salários mínimos nacionais", prevendo pena de prisão até cinco anos em caso de incumprimento.

Acoordenadora do BE, Catarina Martins, apresentou hoje, em Lisboa, o projeto de lei para criar o crime de enriquecimento injustificado e ocultação de riqueza, que altera o regime do exercício de funções por titulares de cargos políticos e altos cargos públicos, uma proposta próxima da apresentada pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses e que "acompanha aquilo que têm vindo a ser as declarações de vários partidos sobre a necessidade de avanços" nesta matéria.

"O que nós agora propomos é que os altos titulares de cargos públicos sejam obrigados não só a declarar, mas também a justificar acréscimos patrimoniais acima de 50 salários mínimos nacionais. Se já são obrigados a declarar que sejam obrigados a justificar", explicou.

De acordo com Catarina Martins, "não há aqui nenhuma inversão do ónus da prova porque os altos titulares de cargos públicos já têm que declarar estes rendimentos", considerando que "não levanta nenhum problema de inconstitucionalidade" já que o Tribunal Constitucional "não teve nenhum problema com esta obrigação declarativa especial para estas pessoas".

"A proposta do Bloco prevê que haja uma punição com a pena de prisão até cinco anos para quem não justificar esse acréscimo patrimonial que os rendimentos declarados não conseguem explicar", acrescentou.

Segundo a líder bloquista, passa-se a estar perante "dois crimes", ou seja, "é crime não declarar e é crime não justificar quando a declaração de rendimentos não é explicação suficiente para aquele acréscimo".

"E o que propomos também é que em vez de reverter 80%, reverta 100% para o Estado todo o acréscimo de rendimentos, de património que não é justificado", acrescentou.

Com esta proposta "muito simples e muito concreta", o BE espera ultrapassar aquilo que considera ser "dois bloqueios".

"Por um lado, PS e CDS que foram os dois partidos que bloquearam durante anos estes avanços do parlamento já tiveram, os dois, declarações de que querem avançar. Então, avancemos", apelou.

Por outro lado, continuou Catarina Martins, "resolver os problemas de constitucionalidade" que têm impedido que a lei avance, "fazendo claramente uma separação entre as obrigações de um qualquer cidadão e as obrigações dos altos titulares de cargos públicos".

Notícias ao Minuto

Leia em Página Global: PCP quer enriquecimento injustificado com pena agravada para políticos

Leia em Notícias ao Minuto: Costa afirma que Associação dos Juízes desbloqueou enriquecimento ilícito

Covid-19 | Portugal regista mais uma morte e 610 novos casos. Rt desce

Já é conhecido o mais recente boletim epidemiológico revelado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais uma morte (um aumento de 0,01%) e 610 novos casos (uma variação de 0,07%) da Covid-19. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico revelado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país já contabilizou 16.952 óbitos e 832.255 infeções. 

De salientar que o Rt diminuiu de 1 - valor que apresentava no último relatório - para 0,98 a nível nacional e 0,99 a nível do Continente. 

Os casos ativos são hoje 24.653 (mais 77 em relação a ontem), havendo ainda registo de mais 532 recuperados, para um total de 790.650. Contactos em vigilância são 21.681, menos 185. 

Quanto a internamentos, há, de momento, 397 pessoas em hospitais derivado da Covid-19 (menos 32), sendo que, destas 110 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos - menos três do que ontem. 

Por regiões, o Norte somou hoje 285 casos, para um total de 334.246 desde março do ano passado. Quanto a óbitos, manteve os 5.331 já registados no último boletim. 

O Centro contabilizou mais 53 casos de infeção pelo novo coronavírus, para um total de 118.236. Esta foi a zona do país em que se registou o único óbito das 24 horas, tendo já 3.008 pessoas perdido a vida para a doença nesta região. 

Lisboa e Vale do Tejo tem agora 315.075 casos registados desde o início da pandemia (mais 189) e manteve as 7.188 vítimas mortais. Já o Alentejo somou 16 casos (são agora 29.625) e contabiliza um total de 970 mortes desde o início da pandemia. 

Por fim, o Algarve registou mais 19 casos. Desde março de 2020, contabilizaram-se na região 21.438 infeções e 356 óbitos. 

Nas Regiões Autónomas, os Açores têm agora 4.599 casos (mais 29 nas últimas 24 horas) e 31 vítimas. Na Madeira contabilizaram-se mais 19 casos (para um total de 9.036), mantendo-se os 68 óbitos já ontem contabilizados. 

José Sócrates, Rui Rio, André Ventura e o impasse mexicano

Carmo Afonso* | Expresso | opinião

Este trio é a concretização da pior forma de fazer política. Existe esquerda séria, existe direita séria e um longo caminho para andar

Vamos fazer isto por ordem de chegada.

Primeiro o José Sócrates.

Difícil falar sobre ele. É assunto que já farta mas o próprio afirma, no seu último livro, que “Só Agora Começou” e se calhar, nesta parte, diz a verdade. Acabámos de assistir a mais um episódio de uma série cujo guião foi pensado acima das possibilidades do sistema judicial português. Os prazos de prescrição e a complexidade de um processo desta dimensão não são uma boa combinação. Ficou à vista. Os mega processos são montanhas que parem ratos ou que têm abortos espontâneos. Começo por aqui por ser uma evidência. O resto de facto não é. Não existirão muitas pessoas que estejam habilitadas a discutir este processo. Implica o conhecimento de milhares de páginas, o da lei e o da jurisprudência.

Podemos então passar adiante da parte em que se avalia se é o juiz Ivo Rosa ou o Ministério Público quem tem razão e, com segurança, constatar o seguinte:

É incompreensível que a contagem dos prazos prescricionais não seja uniforme para as magistraturas que foram chamadas a intervir no processo;

É também incompreensível que duas magistraturas tenham uma visão totalmente oposta do processo, da relevância dos indícios apurados e da sua qualificação. Tão oposta que levou à não pronúncia dos arguidos por 172 crimes dos 189 que constavam na acusação e à exclusão dessa pronúncia de 22 arguidos de entre os 28 que foram acusados pelo Ministério Público;

É ainda incompreensível que tenham ficado à vista, num momento destes, tantas fraquezas no sistema judicial: conflitos e tensões entre magistraturas, morosidade processual, insuficiência da lei penal para os novos contornos dos crimes económicos, um Acórdão Uniformizador de jurisprudência do Supremo Tribunal de Justiça que interpreta a lei num sentido divergente de um Acórdão do Tribunal Constitucional e as consequências que daí podem advir e até uma eventual violação do princípio do juiz natural.

OS MESMOS DE SEMPRE

Num trabalho do jornalista do Expresso, João Diogo Correia, podemos ver que os mesmos de sempre são alvos de suspeições e buscas por parte da Polícia Judiciária. Um Salgado (que não Ricardo) e Espírito Santo (banco? banqueiro?) estão na berlinda das suspeições. 

A investigação e a justiça que faça o seu trabalho. Que aplique a justiça que nos deve (cidadãos). Sabendo a populaça de antemão que tudo pode dar em nada, tal como em tantos outros casos de negociatas e corrupções que vêm acontecendo. Não por acaso constatamos a resistência de partidos na Assembleia da República a deixar tudo como está legislativamente... e esses tantos a “viverem acima das suas possibilidades”. Provavelmente cai-lhes do céu dinheiro e outros bens…

Da notícia do Expresso, com artigo exclusivo para assinantes, rebuscamos o possível. Se quer saber mais é só uma questão de pagar ou, em melhor oportunidade, encontrar a história noutro jornal ou TV da nossa praça lusa.

Eis o que no PG conseguimos como qualquer outro leitor que não se possa dar ao luxo de “viver acima das suas possibilidades”. (PG)

Buscas na Câmara de Lisboa. 12 casos, dois nomes que se repetem: Manuel Salgado e Espírito Santo

“Operação Olissipus” investiga vários negócios feitos pela Câmara Municipal de Lisboa, que levaram a Polícia Judiciária a fazer buscas… esta terça-feira a alguns edifícios camarários.

Fernando Medina diz-se “tranquilo”, sem a imagem beliscada e defende-se apontando um caso que a própria autarquia denunciou e outro que ainda promete denunciar.

A Polícia Judiciária fez esta manhã (20.04) buscas em 28 espaços, domiciliários e não domiciliários, pertencentes não só à Câmara Municipal de Lisboa (CML) como a elementos a ela ligados. Em causa estão 12 casos-negócio, dos quais alguns são “amplamente conhecidos e escrutinados”, como apontou esta tarde Fernando Medina...

Artigo Exclusivo para assinantes – Expresso

GEORGES E VALENTINAS

Bom dia este é o seu Expresso Curto

George e Valentina. A vida dele importou. E a dela?

Rui Gustavo | Expresso

O suspiro de alívio sentiu-se deste lado do Atlântico: um júri do tribunal de Minneapolis, nos Estados Unidos, considerou o agente Derek Chauvin culpado de três crimes de homicídio em segundo e terceiro grau e por negligência. Onze horas de deliberação chegaram para que “12 angry man” ( na verdade, seis pessoas brancas, quatro negras e duas de “origem variada”, segundo descrição dos próprios) decidissem por unanimidade que o ex-agente da polícia daquela cidade americana, que estava em liberdade, é o responsável pela morte de George Floyd, um afro-americano asfixiado quando era detido depois de ter comprado um maço de tabaco com uma nota de 20 dólares falsa.

As imagens do agente Chauvin com o joelho no pescoço de Floyd durante nove minutos e oito segundos, enquanto a vítima gritava que não conseguia respirar "I can't breath" (27 vezes) e chamava pela mãe (já morta), foram vistas em todo o lado do mundo onde há um televisor, um telemóvel ou um computador, e provocaram mais uma onda de tensão racial nos Estados Unidos onde os negros são, em termos comparativos, as maiores vítimas da violência policial.

A morte ocorreu em maio do ano passado e foi filmada pelo telemóvel de um adolescente que foi uma das testemunhas do processo. Ainda antes do veredito, o presidente americano Joe Biden considerou que as provas eram “esmagadoras” e uma senadora democrata, Maxine Waters, apelou a que os manifestantes fossem “mais confrontacionais “ caso Chauvin fosse absolvido, o que dará um excelente argumento para a defesa recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça com a alegação de que não teve direito a um julgamento justo.

pena só deverá ser conhecida dentro de oito semanas e Chauvin arrisca uma pena que pode chegar aos 40 anos de prisão. Ouviu o veredito impassível e saiu da sala algemado porque, ao contrário do que acontece em Portugal, terá de esperar o resultado de um eventual recurso preso. Durante o julgamento, alegou que agiu como foi treinado, o que foi desmentido pelo chefe da polícia, e tentou demonstrar que a morte de Floyd se deveu a problemas de saúde provocados pelo abuso de drogas.

Desta vez, ao contrário do que aconteceu em 1992 depois de vários agentes da polícia terem sido absolvidos depois de espancarem quase até à morte Rodney King, não houve violência nas ruas e Joe Biden voltou a fazer uma intervenção pública para garantir que irá fazer tudo para aprovar uma “lei George Floyd” para regular a intervenção policial e impedir, por exemplo, que agentes já condenados por abuso de poder possam ser transferidos. Talvez alguma coisa mude.

."A vida dele importou", admitiu um dos advogados da família Floyd que recebeu uma indemnização de 27 milhões de dólares, a maior de sempre paga pela morte de um afro americano.


Dez dias antes da morte de George Floyd, o corpo de Valentina, uma criança de nove anos que tinha sido dada como desaparecida pelo pai, foi encontrado num eucaliptal a seis quilómetros da casa do pai e da madrasta, em Atouguia da Baleia. Sandro acabou por confessar que tinha sido ele a matar a filha à pancada, porque desconfiava que tinha sido abusada sexualmente.

A rapariga, que já tinha sido sinalizada pelos serviços sociais mas pôde continuar a viver com pai, foi deixada a agonizar num sofá durante 12 horas e foi vista pelo irmão, testemunha fundamental no processo que hoje tem um desfecho. O coletivo de juízes vai decidir esta quarta-feira, às 14h00, qual a pena a aplicar ao pai e à madrasta de Valentina.

George e Valentina morreram inutilmente, vítimas de uma violência absurda. Só a justiça os pode vingar. Melhor: fazer-lhes justiça.

Mais lidas da semana