segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Assistência de Costa a Temido e um abraço ao Presidente...

Bom dia este é o seu Expresso Curto

A assistência de Costa a Temido, um abraço ao Presidente e um filme tragicamente repetido

Filipe Garcia | Expresso

Bom dia,

São poucos os estreantes que se fazem estrelas na primeira jogada. Primeiro é preciso conhecer o jogo, depois os companheiros, a seguir convém estudar os adversários e ainda se recomenda a aprendizagem de um ou dois truques, fintas capazes de tirar do caminho os mais insistentes. No currículo, a Marta Temido, ministra da saúde, não faltam jogadas capazes de fazer levantar estádios, silenciar adversários ou de convencer os mais céticos. Ainda assim, o que se viu este fim-de-semana no 23º congresso do PS foi jogada em terreno novo: no espaço de horas, Temido recebeu o cartão de militante e a benção do secretário-geral para lhe suceder. Um jogada que promete dar que falar, mais do que a liderança socialista admite querer.

No encerramento do congresso, António Costa gabou-se do partido unido, das vantagens que isso traz para a governação e do estatuto de “maior partido autárquico do país”. O primeiro-ministro ainda anunciou medidas a piscar o olho à esquerda – essencial para a aprovação do próximo Orçamento do Estado – antes de lançar a bicada aos muitos que sentem “irritação” por ver um PS unido e a funcionar. No ar ficou a dúvida até que ponto a união é real.

Na mesa mais visível do congresso, sentaram-se Fernando Medina, Ana Catarina Mendes e Mariana Vieira da Silva. E ainda Pedro Nuno Santos, o mais declarado dos candidatos ao lugar que Costa mais cedo ou mais tarde deixará vago, o único que não falou, o tal que chegou tarde deixando o primeiro-ministro na dúvida se tinha tido “um furo ou adormecido”. A essa provação, o ministro das infraestruturas e da habitação respondeu. “O secretário-geral é um brincalhão”, disse.

Não duvidando do sentido de humor do primeiro-ministro, fiquei na dúvida. A assistência para Temido - "Sim, pode ser sucessora, pode. Daqui a dois anos já tem tempo de militância suficiente para concorrer a líder do PS", disse ao Observador - pareceu assunto sério e nem a ministra vacilou na hora de receber a bola. "O futuro é uma coisa que é sempre ampla e nunca se sabe o que nos pode trazer", disse, quanto mais não fosse para lembrar que as melhores jogadas nem sempre se fazem na primeira montra.

Os julgamentos de Hell’s Angels, E-toupeira, Tancos & outros

Hell’s Angels, E-toupeira, Tancos, comandos e GPS: o que nos traz o novo ano judicial

“Entre os julgamentos previstos para se iniciarem depois de setembro está o que envolve o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, no caso 'Selminho', em que o autarca, que responde por um crime de prevaricação, é acusado de favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio”

Depois de um mês e meio de férias judiciais, durante as quais os tribunais estiveram encerrados e apenas foram efetuadas citações, notificações, registos de penhora e atos que visassem evitar dano irreparável, o primeiro grande processo a conhecer a leitura do acórdão é o que diz respeito ao caso dos comandos, no qual está em causa a morte dos jovens Hugo Abreu e Dylan da Silva neste curso de formação militar, em Alcochete, em setembro de 2016.

Com quase três anos de julgamento, a decisão do coletivo de juízes presidido pela magistrada Helena Pinto está marcada para 06 de setembro, no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O Ministério Público (MP) pediu a absolvição de 14 dos 19 arguidos e apenas uma pena de prisão efetiva de 10 anos para o instrutor de curso Ricardo Rodrigues.

Cerca de um mês depois, em 11 de outubro, é a vez do processo relativo ao furto - em junho de 2017 - e à alegada encenação na recuperação -- em outubro desse ano - de armamento dos paióis de Tancos, chegar à fase de sentença. Neste julgamento, a acusação decidiu pedir a absolvição de 11 dos 23 arguidos, entre os quais o ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes.

Se estes julgamentos atingem muito em breve o seu último capítulo, outros começam no próximo mês a fazerem o seu caminho na sala do tribunal. Entre os julgamentos mais mediáticos prestes a arrancar, o primeiro é dos 88 membros do grupo de 'motards' Hells Angels, por crimes como associação criminosa, tentativa de homicído, roubo e extorsão, em 13 de setembro.

Portugal | Festa do Avante é já no próximo fim de semana

A Festa do Avante! como "afirmação do bem-estar, da saúde e da fruição da vida"

A Quinta da Atalaia voltará a ser, no próximo fim-de-semana, «o espaço público mais seguro do País para se estar» e desfrutar. Lotação permitida dentro do recinto aumentou para 40 mil visitantes.

Prova viva «de que é possível garantir a segurança e protecção no plano da saúde e simultaneamente fruir a vida, a cultura e o convívio», a Festa do Avante!, que tem início na próxima sexta-feira, divulgou o plano de contingência elaborado de acordo com as orientações da Direcção-Geral de Saúde (DGS), garantindo a «protecção e segurança dos seus visitantes, de artistas e técnicos, de camaradas e amigos que asseguram o funcionamento da Festa».

Em comunicado divulgado ao AbrilAbril, a organização do evento volta a destacar, de entre as muitas medidas que perfazem o documento, a redução do número de palcos,  o aumento das plateias e o alargamento do espaço do recinto, «com mais de 30 hectares totalmente ao ar livre».

Portugal | Governo Sombra obrigado a mudar de nome

"Por boa-fé nunca registámos"

Carlos Vaz Marques acusou a TSF de patentear "à revelia" o nome do programa que existe desde 2008.

Há dias, soube-se que o programa continuaria na SIC Notícias, mas deixaria a TSF para passar tornar-se num podcast do ‘Expresso’, visto que, o jornalista Carlos Vaz Marques tem, neste momento, um conflito com a direção desta rádio e com o Global Media Group.

O regresso do quarteto neste novo formato está marcado para a próxima sexta-feira, dia 3 de setembro. Contudo, o programa foi obrigado a mudar de nome.

Na manhã desta segunda-feira, Carlos Vaz Marques revelou, no Twitter, que vão continuar a ser “os quatro cromos de sempre, como desde 2008”, no entanto, “com uma pequeníssima alteração”: o nome do programa.

“Estamos impedidos de continuar a usar a marca que criámos. Por ingenuidade e boa-fé nunca a registámos”, começa por contar o jornalista, passando, de seguida, a acusar a TSF de ter patenteado o nome do programa “à revelia”.

“A rádio TSF, desde 2014 propriedade do Global Media Group, patenteou-a como sua em 2018 à nossa revelia, soubemo-lo recentemente, e impede-nos agora de continuarmos a usá-la. Que lhes faça bom proveito. Assim sendo, regressaremos ao pequeno ecrã sob outra designação”, explicou.

Carlos Vaz Marques garante ainda que “os espetadores e ouvintes podem continuar a chamar ao programa o que quiserem”, pois não estão “limitados por impedimentos legais”.

Contudo, deixa uma proposta aos seguidores do ‘Governo Sombra’: “Quem quiser pode sugerir alternativas, sinta-se à vontade”.

No Twitter, além de “Windsurf e Surubas”, há quem sugira “Oposição Iluminada”, “Geringonça" e até “À Sombra do Governo”.

Resta saber, qual o nome escolhido para o novo formato do programa do quarteto de sempre.

Notícias ao Minuto | Imagem: © Twitter / Carlos Vaz Marques

Covid-19. Timor-Leste estima quase 100.000 infetados em Díli

As autoridades timorenses estimam que possam existir cerca de 100 mil pessoas infetadas com a SARS-CoV-2 em Díli, depois daquela que foi a pior semana da pandemia em termos de novos casos, hospitalizações e mortes.

"A prevalência estimada de covid-19 em Díli é entre 27,2 e 31,7%. Com base nesta avaliação estima-se que cerca de 100.000 pessoas em Díli estão atualmente infetadas. Isto representa um risco particular para quem ainda não vacinado", pode ler-se no boletim epidemiológico semanal.

A análise baseia-se na taxa de positividade, ou seja, no número de casos positivos em percentagem dos testes realizados, e na semana entre 23 e 29 de agosto, foram encontrados 1.777 casos entre 6.061 testes, ou seja, 29,3%, mais do que os 24,7% da semana anterior.

No boletim confirma-se que na semana entre 23 e 29 de agosto houve um total de 2.186 casos no país, o pior registo semanal desde o início da pandemia, correspondendo a 13,3% de todos os casos registados no país até agora.

"A pandemia COVID-19 continua a afetar muitas pessoas em Timor-Leste, com um elevado número de casos graves e mortes na última semana. A maioria dos casos graves e mortes são pessoas que ainda não foram vacinadas", refere-se no documento.

Terroristas de Cabo Delgado em fuga para Tanzânia e Quénia

Fuga de terroristas de Cabo Delgado gera "alerta máximo" na Tanzânia e no Quénia

Ofensiva militar em Cabo Delgado estaria a provocar retorno de terroristas para Tanzânia e Quénia. Serviços de inteligência desses países estão em alerta devido a ataques alegadamente vinculados a terroristas em fuga.

O comissário de Operações e Formação da Polícia da Tanzânia, Liberatus Sabas, não exclui a possibilidade de o ataque terrorista da semana passada em Dar es Salaam estar ligado às operações militares em Cabo Delgado. A informação foi publicada pelo jornal queniano The East Africa no sábado (28.08). Sabas acrescentou, no entanto, que o motivo do ataque continua desconhecido.  

O alegado retorno de suspeitos de terrorismo em fuga de Cabo Delgado tanto à Tanzânia como ao Quénia provocou "alerta máximo” nas agências de inteligência destes dois países, segundo o jornal.  

Na semana passada, o Quénia e a Tanzânia registaram incidentes ligados ao terrorismo. Na quarta-feira, Hamza Hassan Mohamed, de 29 anos, matou quatro pessoas e feriu outras seis na cidade mais populosa da Tanzânia. O atirador foi morto pela polícia.  

Dois dias antes, a polícia queniana em Mombaça prendeu dois suspeitos de terrorismo - um dos quais é tanzaniano. Foram apreendidos dois fuzis AK-47 e explosivos. Eles estaria a planear um ataque no aniversário da morte do clérigo muçulmano radical Sheikh Aboud Rogo, morto em 2012 em Mombaça.

STP | Arranca campanha para segunda volta das presidenciais

A campanha eleitoral para a segunda volta das eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe, que se realiza em 5 de setembro, começou hoje (26.08) depois de vários incidentes que marcaram a primeira volta, em 18 de julho.

Na corrida presidencial estão o candidato apoiado pela Ação Democrática Independente (ADI, oposição), Carlos Vila Nova, e Guilherme Posser da Costa, que tem o apoio do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD, no poder).

Carlos Vila Nova é engenheiro de formação e foi por duas vezes ministro das Infraestruturas e Recursos Naturais nos governos da ADI, do então primeiro-ministro Patrice Trovoada.

Vila Nova, que venceu a primeira volta das presidenciais com 43,3% dos votos, disse na sua última declaração à imprensa que está "confiante na força e na vontade popular".

Guilherme Posser da Costa foi o segundo candidato mais votado na primeira volta, registando 20,7% dos votos. Advogado e antigo primeiro-ministro são-tomense, Posser da Costa, na sua mais recente declaração à imprensa, defendeu que "o povo ainda não escolheu um vencedor" e afirmou-se como candidato que "sempre tem pugnado pela paz, pela estabilidade quer social, quer institucional, como garantia necessária para o progresso de São Tomé e Príncipe".

Angola | Processos contra jornalistas preocupam entidades

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos e MISA-Angola consideram que o ambiente para exercício de jornalismo "inibe a liberdade de imprensa". Em congresso, Teixeira Cândido foi reeleito secretário-geral do SJA.

"A experiência mostra que, quando se criminaliza muito a atividade jornalística, naturalmente acaba por condicionar as liberdades", disse André Mussamo, presidente do Instituto para a Comunicação Social da África Austral (MISA) em Angola, em declarações à DW África.

"Não há bom jornalismo sem liberdades. Nós temos estado a acompanhar com apreensão e preocupação. Manifestamos a nossa solidariedade e nosso apoio possível, nem que seja só moral. A situação nos últimos tempos não é propriamente um ambiente saudável para o exercício de jornalismo", acrescentou.

André Mussamo falava no VI Congresso do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), realizado este sábado (28.08) e que reelegeu Teixeira Cândido para o cargo de secretário-geral.

Os delegados do congresso se mostraram solidários com os profissionais intimados, assim como Alves Fernandes, jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA), que, recentemente, foi alvo de críticas por denunciar censura no órgão público. "Repudiamos qualquer tentativa de se inibir a liberdade de imprensa", afirmou Teixeira Cândido.

Como será a nova política alemã para a África Ocidental?

Nenhuma outra região africana teve tanta atenção do Governo de Angela Merkel como a África Ocidental. É provável que o novo Governo alemão continue com as mesmas posições em relação à região.

Numa visita recente ao país, o presidente do Níger, Mohamed Bazoum, definia a Alemanha como "um dos principais atores no campo da segurança” na região do Sahel. Mas continuará esta a ser uma prioridade do próximo governo alemão?

A recente aprovação no Parlamento do envio de tropas para o Mali parece apontar nesse sentido. No entanto, a ameaça na região continua a intensificar-se com os contínuos relatos de ataques terroristas no Burkina Faso, de conflitos entre criadores de gado e agricultores no Mali, e ataques a aldeias no Níger.

Neste momento, quase mil soldados alemães integram a missão de treino da União Europeia no Mali e a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para Estabilização do Mali (MINUSMA) - que não foi, até à data, capaz de deter a violência no país. 

"Apesar do empenho do governo alemão em aumentar a sua presença militar no Sahel - algo que era impensável há alguns anos atrás - o país ainda não está pronto para se envolver em operações militares que são perigosas para os seus soldados", explica Nadia Adam, que trabalha no Instituto de Estudos de Segurança em Bamako.

Os EUA apoiaram o crescimento do ISIS-K?

# Publicado em português do Brasil

Alexander Rubinstein* | The AltWorld

Observadores regionais há muito acusam os EUA de apoiar o grupo com transporte noturno de helicóptero para o Afeganistão.

A lista de governos, ex-funcionários do governo e organizações na região que acusaram os EUA de apoiar o ISIS-K é extensa e inclui o governo russo, o governo iraniano, a mídia do governo sírio, o Hezbollah, uma unidade militar patrocinada pelo estado iraquiano e até mesmo o ex-presidente afegão Hamid Karzai, que chamou o grupo de "ferramenta" dos Estados Unidos, como observou recentemente o jornalista Ben Norton  , caracterizando Karzai como "um ex-fantoche dos EUA que mais tarde se voltou contra os EUA e conhece muitos de seus segredos".

Então, o que exatamente é ISIS-K e qual é sua história? Depois que a variante do ISIS no Afeganistão se tornou um nome familiar durante a noite após um atentado suicida no aeroporto de Cabul que matou mais de 170 pessoas e feriu mais de 200, a história do grupo exige um novo escrutínio.

Em maio, eu  twittei  que “Não devo ser o único esperando uma chamada 'ascensão do ISIS' no Afeganistão em um futuro próximo ...”

Escrevi isso porque ataques terroristas em massa são repetidamente usados ​​como justificativa pelos Estados Unidos para continuar suas ocupações em países estrangeiros: a "missão de contraterrorismo" ou a "ameaça terrorista". E já se passou muito tempo desde que o Taleban assumiu o crédito por tais atos.

Na verdade, em agosto de 2016 - há pouco mais de cinco anos - o porta-voz do Taleban Zabihullah Mujahid  disse à  mídia iraniana que "Em cooperação com a nação, [o Talibã] impediu que o grupo terrorista ganhasse uma base no Afeganistão".

O argumento mais forte a favor da retirada dos EUA apresentado pelo governo Biden é que os Estados Unidos concluíram sua missão de contraterrorismo no Afeganistão. O ataque do “ISIS-K” ao aeroporto de Cabul acaba com esse argumento e, portanto, beneficia aqueles que preferem ver o Afeganistão permanentemente ocupado pelos EUA.

Mais lidas da semana