sexta-feira, 3 de setembro de 2021

América Latina: Em busca da soberania perdida

# Publicado em português do Brasil

Ariela Ruiz Caro* | Carta Maior

Dois recentes eventos fizeram renovar a esperança de uma retomada na cooperação latino-americana e caribenha tão negligenciada nos últimos cinco anos: o discurso de Andrés Manuel López Obrador (AMLO) no encontro dos Ministros do Exterior da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e o de Héctor Béjar em sua posse como chanceler em Lima, apontando para uma reviravolta na política externa do Peru.

Os dois expressaram rejeição a bloqueios e embargos impostos a países da região, respeito aos princípios de não-intervenção e de autodeterminação dos povos e defenderam o uso das plataformas de integração como órgãos de coordenação política em diversos campos. Especificamente, eles apontaram para o fato de a América Latina, ao contrário de outras regiões, não ter definidodiretrizes de políticas públicas comuns nem coordenado compras conjuntas de vacinas para combater a pandemia de COVID-19 por meio de existentes mecanismos de cooperação regional.

Já vários países do Sudeste Asiático, a União Africana (UA) – formada por 56 nações com diferentes tendências ideológicas – e a União Europeia buscaram conjuntamente comprar vacinas e estabeleceram protocolos de saúde comuns. A UA foi além e assumiu posição unânime em apoio à proposta da Índia e da África do Sul de suspensão temporária de patentes de vacina contra a COVID-19 até que fosse feita uma oferta para se providenciar as vacinas para toda a população dentro dos marcos do fórum do Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIP, sigla em inglês), da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Nos últimos dois anos, a América Latina e o Caribe expuseram sua desintegração:seus governos deixaram a Unasul desmoronar; o candidato do ex-presidente Trump, o americano Mauricio Claver-Carone, ser apontado para a presidência do BID; a OEA ser cúmplice de um golpe de Estado na Bolívia; para não mencionar as atuais tensões dentro do Mercosul.Entretanto, surge alguma esperançaacenada pelo presidente do México, pela mudança na política externa do recém-eleito presidente peruano, Pedro Castillo, e pela possibilidade de ascensão de novos governos esquerdistas que poderiam definir um novo cenário de cooperação e formação de consenso na região.

Biden perguntou: “Se o governo for um sindicato criminoso…”

A pergunta básica de Biden numa reunião na Casa Branca em 2009 expôs a loucura da guerra do Afeganistão

“Se o governo for um sindicato criminoso daqui a um ano, como as tropas farão a diferença?”

# Publicado em português do Brasil

Ryan Grim | The Intercept

Na tarde de 9 de outubro de 2009, o presidente Barack Obama se reuniu com seus principais generais, funcionários do Gabinete e seu vice-presidente para discutir a estratégia para a guerra no Afeganistão. Mais cedo naquela manhã, Obama soube que havia recebido o Prêmio Nobel da Paz. A guerra no Afeganistão tinha agora oito anos, e Obama fez campanha com a ideia de que os esforços do governo Bush naquele país estavam indo na direção errada.

Gens. Stanley McChrystal e David Petraeus, junto com grande parte do alto escalão militar, estavam pressionando por um aumento de 40.000 para 85.000 soldados no Afeganistão. Fazer isso permitiria uma estratégia de contra-insurgência, afirmavam eles, e daria aos americanos tempo para recrutar e treinar um exército nacional afegão e uma força policial maiores. A reunião crucial é capturada no livro de Bob Woodward, de 2010, “Obama's Wars”.

Os defensores de uma guerra expandida encontraram seu oponente mais incômodo em Joe Biden.

“Ao ouvir o que você está dizendo, ao ler seu relatório, você está dizendo que temos cerca de um ano”, disse Biden a McChrystal. “E que nosso sucesso depende de ter um parceiro confiável e forte em governança para fazer isso funcionar?”

McChrystal disse que sim, era esse o caso. Biden recorreu a Karl Eikenberry, um ex-general que agora era embaixador no Afeganistão. “Em sua estimativa, podemos, isso pode ser alcançado no próximo ano?”

Eikenberry disse a Biden que não, não era possível, porque não havia um parceiro forte e confiável no Afeganistão. Eikenberry seguiu com uma avaliação pessimista de 10 minutos da situação e identificou outra falha lógica que se manifestaria mais de uma década depois. “Falamos sobre limpar, manter e construir, mas na verdade devemos incluir a transferência nisso”, disse Eikenberry, acrescentando que, para eventualmente retirar, a transferência era a chave.

Eikenberry disse que “desafiaria [a] suposição” de que os EUA e o governo afegão estivessem alinhados. “No momento, estamos lidando com um governo extraordinariamente corrupto”, disse ele.

EUA | Aviões espiões do FBI com “excesso de trabalho”

Aviões espiões do FBI monitorizaram um único suspeito por quase 429 horas

# Publicado em português do Brasil

Trevor Aaronson | The Intercept

Um processo judicial federal dá uma janela sem precedentes para o uso de aviões espiões pelo FBI para vigilância de um suspeito de ponta a ponta.

O programa secreto de avião espião do FBI teve como alvo um homem na Flórida no ano passado com vigilância quase constante, registrando mais de 400 horas no ar com uma frota de aeronaves Cessna registradas para o que parecem ser empresas de fachada.

Essa vigilância aérea, descrita em um arquivamento feito na segunda-feira no tribunal federal, revela pela primeira vez a enorme capacidade do FBI de alvejar um único indivíduo dentro dos Estados Unidos para monitoramento prolongado usando aeronaves. A frota de aviões do FBI, geralmente pequenas aeronaves, é equipada com câmeras de vídeo de alta tecnologia e dispositivos de rastreamento conhecidos como “simuladores de site de celular” que enganam os telefones celulares para que se conectem ao dispositivo do FBI em vez de a uma torre de celular legítima.

As revelações ocorreram no caso de Muhammed Momtaz Alazhari , um suposto apoiador do Estado Islâmico, que promotores federais disseram estar planejando um ataque terrorista na área da Baía de Tampa. Alazhari se declarou inocente de uma acusação de fornecer apoio material a terroristas e de duas acusações de porte de arma de fogo. O processo delineou a extraordinária vigilância aérea em uma moção para suprimir todas as evidências derivadas das atividades do FBI no ar.

Samuel Landes, um defensor público federal, argumentou no processo que a vigilância aérea do FBI era uma busca ilegal e sem mandado e que as informações obtidas dessa vigilância podem ter sido usadas para recrutar informantes e justificar mandados de busca, bem como autorizar monitoramento altamente invasivo sob o Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira.

“A busca não foi razoável porque foi conduzida sem um mandado”, escreveu Landes. “Finalmente, o governo não pode mostrar que nenhuma evidência derivada - seja na forma de vigilância pessoal, novas pistas de investigação ou FISA ou buscas por mandado tradicionais - não foi manchada pela vigilância aérea ilegal.” (O FBI não respondeu a um pedido para comentar sobre sua vigilância aérea de Alazhari ou com que frequência o bureau usa tal vigilância aérea persistente contra suspeitos.)

Embora as agências de aplicação da lei não sejam obrigadas a obter um mandado para vigiar um suspeito de crime usando um carro, a Suprema Corte dos Estados Unidos determinou que qualquer vigilância envolvendo tecnologia que permita à polícia monitorar todos os movimentos de um suspeito exige um mandado de busca e apreensão. Como resultado, o desafio legal na Flórida pode ter repercussões na capacidade do FBI de usar aviões espiões secretos em investigações futuras.

“Conseguir um mandado, quando você tem uma vigilância tão intensa de um indivíduo, é um fardo mínimo antes de se tornar ' Inimigo do Estado ' sobre esse cara”, disse Brett Max Kaufman, advogado sênior do American Civil Liberties Union's Center para a democracia. “Este caso mostra até que ponto o governo está disposto a empurrar o argumento de que a Quarta Emenda não se aplica para barrar sua observação de você em público. Seria surpreendente se este fosse o único caso em que eles treinaram esse tipo de vigilância em um indivíduo, então duvido que seja a última vez que ouviremos sobre esse tipo de situação.”

Trabalho temporário cresceu 45% no segundo trimestre do ano

PORTUGAL

Os mais fustigados por este tipo de precariedade são os trabalhadores com menos de 30 anos, que representam quase metade do total. Registaram-se 92.847 colocações em trabalho temporário, face às 64.047 contabilizadas entre abril e junho de 2020

De acordo com os dados do Barómetro da Associação Portuguesa das Empresas do Setor Privado de Emprego e de Recursos Humanos (APESPE-RH) e do ISCTE, citados pela agência Lusa, ao longo do segundo trimestre deste ano registaram-se 92.847 colocações em trabalho temporário, face às 64.047 contabilizadas entre abril e junho de 2020.

Para o líder da associação dos patrões das Empresas de Trabalho Temporário, Afonso Carvalho, "os barómetros permitem constatar que o nível de contratos de trabalho temporário reduziram drasticamente entre 2019 e 2021". O abrandamento da atividade económica e a queda no emprego que lhe sucedeu terão contribuído para esta redução.

O Barómetro do trabalho temporário revela que os mais fustigados pela precariedade são os trabalhadores com menos de 30 anos, cujo peso atingiu 48% em abril e maio e 47,8% em junho. Já os trabalhadores com mais de 50 anos representam cerca de 9% das colocações em trabalho temporário.

Entre as colocações efetuadas predominam os trabalhadores com o ensino básico, mais de 66% no trimestre. Seguem-se os trabalhadores com o ensino secundário, entre 25,3% e 26,6%, e a licenciatura, cerca de 6%.

As empresas de fabrico de componentes e acessórios para veículos automóveis são as que mais recorrem ao trabalho temporário. As empresas de fornecimento de refeições para eventos e outras atividades de serviço de refeições também se destacam no recurso a vínculos precários.

Festa do Avante abre hoje portas e assinala centenário

PORTUGAL

A Festa do Avante! começou hoje na Quinta da Atalaia, Seixal, e decorre até domingo, preparada para receber mais 23 mil visitantes do que em 2020, e será o ponto alto das comemorações do centenário do PCP.

A abertura de portas da 45.ª edição ocorreu às 16h00 e, às 19h00, vai ser transmitida nos ecrãs do recinto a mensagem de abertura pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, marcando o início da "rentrée" política dos comunistas.

Por esta altura, serão içadas 100 bandeiras do partido por elementos da Juventude Comunista Portuguesa (JCP).

No domingo, Jerónimo de Sousa sobe ao palco principal, pelas 18:00, para intervir no comício de encerramento, a poucas semanas da reabertura do ano parlamentar e a menos de um mês das eleições autárquicas.

O programa político é composto por mais de 60 debates, entre a retrospetiva e o futuro do PCP, o contexto geopolítico internacional, a luta pelos direitos laborais, pela igualdade e contra as diferentes modalidades de discriminação.

Esta edição é a segunda em pandemia, mas este ano, graças à situação mais controlada que o país está a viver, a capacidade máxima dentro da Quinta da Atalaia foi aumentada para 40.000, mais 23.000 do que em 2020, para além do regresso dos torneios de futsal.

Contudo, as medidas para mitigar a propagação do SARS-CoV-2 mantêm-se, como, por exemplo, os locais para lavagem e desinfeção das mãos espalhadas pelo recinto, circuitos de circulação, a recomendação da utilização de máscaras, o aumento das áreas de esplanada e a organização de mesas para garantir o distanciamento físico, assim como a definição de lugares sentados nos locais de espetáculos.

Portugal regista mais 1.822 casos de Covid-19 e seis mortes

Já foi divulgado o boletim epidemiológico da Direção Geral de Saúde desta sexta-feira.

Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 1.822 novos casos e seis mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado esta sexta-feira.  Trata-se de um aumento de 0,17% nos novos casos de infeção e de 0.03% no que toca aos óbitos.

De acordo com o mesmo relatório, tanto o Rt como a incidência desceram.

A incidência a nível Nacional é de 295,5 casos de infeção  por 100 mil habitantes e no Continente de 302,6 casos.

Já o Rt é de 0,96 a nível Nacional e de 0,97 no Continente.

Outra boa notícia é a redução do número de internados. Há menos 14 utentes nas enfermarias portuguesas com o novo coronavírus, ou seja, 681 continuam por lá, e menos quatro nos Cuidados Intensivos, unidades estas onde permanecem 136 pessoas.

Neste momento existem 43.309 pessoas com o vírus ativo, em Portugal, menos 648 que ontem.

Nas últimas 24 horas, mais 2.464 pessoas recuperaram da infeção provocada pelo SARS-CoV-2, aumentando o número de sobreviventes para 983.063.

No total, Portugal já diagnosticou 1.044.144 casos de Covid-19 e reportou 17.772 mortes relacionadas com a doença.

O maior número de óbitos no âmbito da pandemia, esta sexta-feira, foi registado na região Centro (3). Segue-se Lisboa e Vale do Tejo, com duas mortes e o Norte com uma.

A nível de novos casos, é o Norte que continua a registar o maior crescimento com 630 infeções. Segue-se Lisboa e Vale do Tejo com 586, o Centro com 297, o Algarve com 205 e o Alentejo com 90.

Nos Açores a DGS garante que só foi registado um caso e na Madeira 13.

Notícias ao Minuto

O que há para homenagear na governação de Pinto Balsemão?

PORTUGAL

António Costa homenageou o primeiro-ministro do governo do PSD e do CDS, 40 anos após a sua liderança. A primeira revisão constitucional e o 1.º de Maio sangrento são algumas marcas do militante n.º 1 do PSD. 

O primeiro-ministro promoveu esta quinta-feira no Palácio de São Bento uma cerimónia de homenagem ao VII Governo Constitucional, o segundo da Aliança Democrática (AD), constituída pelo PPD (hoje PSD), CDS, Partido da Terra e PPM, liderado por Francisco Pinto Balsemão, que haveria de governar o País até Junho de 1983.  

A sessão, segundo informação oficial enviada antecipadamente, seguiu o protocolo da realizada em 2016 para homenagear o primeiro governo de Mário Soares, tentando passar assim uma imagem de normalidade: homenagear os primeiros a governar o País depois de quase meio século de ditadura. E, realmente, a estranheza seria maior, não fosse o comportamento divisionista e a colaboração com a direita a que o PS sempre nos habituou. 

De resto, foi precisamente do acordo entre Francisco Pinto Balsemão e Mário Soares que resultaram duas das medidas que ajudaram a comprometer o futuro do País: a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), hoje União Europeia (UE), e a revisão constitucional de 1982, que Balsemão admitiu recentemente numa entrevista como uma das suas maiores vitórias. De resto, também a adesão de Portugal à CEE era descrita no programa do VII Governo Constitucional como «primeira prioridade». 

Grupos privados da saúde retomam chantagem contra a ADSE

PORTUGAL

As novas tabelas de preços da ADSE, que incidem sobre o Regime Convencionado, entraram ontem em vigor. Luz Saúde e CUF lançaram uma campanha mediática contra o sistema comparticipado público de saúde.

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública (CGTP-IN) considerou inaceitável, nos termos do comunicado enviado ao AbrilAbril, «qualquer aumento de pagamento directo por parte dos beneficiários». De facto, as alterações configuram, em parte, aumentos do valor pago pelos beneficiários em consultas e outros actos médicos.

A título de exemplo, um beneficiário da ADSE teria de pagar, antes desta alteração, 3,99 euros por uma consulta de Pediatria, valor que aumentou, desde ontem, para os 7 euros. Também o encargo da comparticipação da ADSE cresceu, dos 14,47 euros para os 28, aumentando exponencialmente o montante recebido pelos médicos.

A Frente Comum alerta também para o facto de apenas ter sido fornecida aos beneficiários do Instituto de Proteção e Assistência na Doença, a ADSE, «informação genérica sobre as alterações às tabelas através de uma newsletter», ao final do dia 1 de Setembro. 

Este atraso confere um carácter mais grave «tendo todo o processo de negociação das novas tabelas sido feito sem o devido esclarecimento aos beneficiários, isto é, a quem, com as suas contribuições assegura a existência da ADSE».

Não obstante a sua oposição às alterações que acrescem custos aos beneficiários, a Frente Comum «repudia veementemente as comunicações feitas por dois dos maiores grupos privados a operar na área da saúde, que informam da sua intenção de retirar de forma unilateral vários actos clínicos anunciando, ao mesmo tempo e também unilateralmente, novas tabelas para beneficiários da ADSE em regime livre».

Novas corridas armamentistas sem restrições

Limbo nuclear: sem restrições vivemos à mercê de novas corridas armamentistas, afirma especialista 

# Publicado em português do Brasil

Luiza RamosPolina Balashova

A Sputnik Brasil conversou com um especialista para entender quais mudanças e novas negociações podem ocorrer no âmbito da segurança nuclear global dois anos após o fim do Tratado INF causado pela saída dos EUA do acordo.

Após a saída dos Estados Unidos do Tratado sobre Eliminação dos Mísseis de Alcance Intermediário e de Menor Alcance - chamado de Tratado INF - em 2019, algumas consequências ainda são sentidas. A saída unilateral teria colocado em perigo a estabilidade estratégica global em segurança nucelar. Sergei Semyonov, coordenador do programa "Rússia e não-proliferação nuclear", do PIR Center, conversou com a Sputnik Brasil sobre como a saída dos norte-americanos comprometeu a estabilidade estratégica global em segurança nuclear.

O coordenador relembrou o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário de 1987. Naquele ano, segundo ele, "foi possível eliminar completamente […] as duas classes mais desestabilizadoras de sistemas de mísseis, os mísseis de alcance intermediário e de menor alcance respectivamente", tais armas norte-americanos instaladas na Europa podiam atingir Moscou dentro de 7-8 minutos, "o que deixava muito pouco tempo para tomar uma decisão sobre retaliação ou seu adiamento em uma situação crítica", explicou o especialista.

"E agora que as restrições contratuais à produção e implantação de tais mísseis foram eliminadas, naturalmente aumenta o perigo de voltarmos à situação dos meados dos anos 80, quando esses sistemas de mísseis foram implantados na Europa, agora eles podem ser posicionados na Ásia nas imediações das fronteiras russas", pontuou.

Combatentes talibãs tomaram várias zonas no vale de Panjshir

Combatentes talibãs dizem ter tomado vários distritos e 4 postos de controle no vale de Panjshir

Combatentes talibãs tomaram várias zonas e quatro postos de controle no vale de Panjshir, disse à Sputnik o porta-voz do movimento Zabihullah Mujahid.

De acordo com ele, 31 combatentes da resistência foram mortos durante ofensiva na província, incluindo três comandantes, vários outros foram feridos ou capturados. Além do mais, os combatentes do Talibã destruíram dois tanques e apreenderam armas e munições.

No entanto, Fahim Dashty porta-voz da frente de resistência refutou as alegações dos talibãs sobre a tomada do distrito de Shotol.

Ontem (2) as forças de resistência declararam que a Al-Qaeda e o movimento Talibã (organizações terroristas proibidas na Rússia e em outros países) uniram forças para combater a resistência no vale de Panjshir.

No Afeganistão, as aparências enganam

# Publicado em português do Brasil

Rodolfo Bueno | Rebelion

A partir da invasão do Iraque em 2003, realizada por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos e que marcou o início da guerra do Iraque, foi formado o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, também conhecido como Daesh, ou ISIS. Ou EIL , ou EI, que ocupou grande parte do Iraque e da Síria.

O Daesh promove uma doutrina ultra-radical do islamismo sunita e pratica violência brutal contra outras religiões e o que chama de falsos muçulmanos. Foi um aliado do Ocidente em suas intervenções militares no Oriente Médio e em dezembro de 2014 em suas fileiras havia entre 50.000 e 420.000 combatentes de 90 países, uma boa porcentagem de europeus muçulmanos.

Depois de participar, em 20 de outubro de 2011, da invasão da Líbia e do linchamento de Muammar Gaddafi, ele interveio na Guerra Civil Síria contra o governo de al Assad. Lá ele destruiu locais históricos e culturais como Palmira, ele também realizou uma grande limpeza étnica e executou publicamente cristãos que se recusaram a se converter, incluindo crianças, soldados, jornalistas, membros da Cruz Vermelha; ele estuprou mulheres, profanou igrejas e até decapitou um bispo católico.

O Triunfo do Mal

Paul Craig Roberts* | Katehon

# Publicado em português do Brasil

Os assassinos do Hospital West Chester em Cincinnati preferem que os pacientes morram do que tratá-los com ivermectina. É assim que o estabelecimento médico está enlouquecido e com uma lavagem cerebral. Um juiz teve que intervir para forçar o hospital a administrar tratamento com ivermectina a um paciente que estava morrendo. Na América, para obter tratamento médico competente, é necessário ganhar um caso no tribunal.

As autoridades de saúde pública corruptas que protegem os lucros das Big Pharma usam a desculpa de que as pessoas desesperadas por ivermectina, mas incapazes de obter ivermectina para humanos, estão se prejudicando ao tomar grandes doses em formulações para animais. Isso, é claro, não é uma justificativa para proibir o uso de doses formuladas para pessoas.

Mais lidas da semana