domingo, 30 de janeiro de 2022

Conservadores acusados de 'subir de nível' para salvar o emprego de Boris Johnson

Lisa Nandy critica alegação de aumento para 20 cidades, dizendo que 'novo' fundo para áreas mais pobres é promessa de reciclagem

# Publicado em português do Brasil

Toby Helm e Mark Townsend | The Guardian

O governo foi acusado de tentar manipular anúncios de financiamento extra para partes mais pobres do Reino Unido em uma tentativa desesperada de salvar a presidência de Boris Johnson.

Uma briga extraordinária explodiu depois que o Departamento de Nivelamento, Habitação e Comunidades de Michael Gove divulgou um comunicado à imprensa – antes da publicação de um white paper sobre nivelamento nesta semana – dizendo que 20 cidades se beneficiariam de um “novo fundo brownfield de £ 1,5 bilhão”. O comunicado, que nomeou apenas Sheffield e Wolverhampton como destinatários, disse que as 20 áreas “se beneficiarão de empreendimentos que combinam habitação, lazer e negócios em novos bairros sustentáveis ​​e bonitos”.

Gove acrescentou que o “novo programa radical de regeneração” provaria ser transformador e cumpriria a principal política do governo para criar um país mais igualitário . “Este enorme investimento em infraestrutura e regeneração espalhará as oportunidades de forma mais uniforme e ajudará a reverter as desigualdades geográficas que ainda existem no Reino Unido.”

Mas depois que o Observer entrou em contato com fontes importantes do Tesouro para perguntar se seus ministros haviam assinado o prometido 1,5 bilhão de libras, o departamento de Gove voltou atrás e confessou que o “novo” fundo não era dinheiro novo, mas seria composto de fundos niveladores. fundos que haviam sido anunciados pelo chanceler, Rishi Sunak , em sua revisão de gastos no outono passado.

A confusão foi aproveitada pelo Partido Trabalhista e por outros partidos da oposição como prova do quanto Johnson e seus ministros estão preparados para persuadir os parlamentares conservadores nos chamados assentos de “parede vermelha” a se manterem ao lado do primeiro-ministro antes da iminente publicação de um relatório sobre o escândalo “partygate” esta semana pela funcionária pública sênior Sue Gray. Se pelo menos 54 parlamentares conservadores escreverem para Sir Graham Brady dizendo que querem que Johnson vá, isso desencadearia um voto de confiança no primeiro-ministro. Se ele perder o voto dos deputados conservadores, isso marcaria o fim de seu mandato.

Secretária de nivelamento de sombra Lisa Nandy , disse que os conservadores foram pegos tentando desviar dinheiro extra para áreas mais pobres quando o livro branco na verdade não continha nada que eles ainda não soubessem.

“Eu não acho que os parlamentares conservadores vão achar muito reconfortante quando o suposto novo pote de ouro não contém um centavo de dinheiro novo”, disse Nandy.

O líder do SNP em Westminster, Ian Blackford, acrescentou: “O governo não apenas está tentando enganar o público, mas também está tentando fazer com que seus próprios parlamentares sejam tolos. Mostra até onde eles estão preparados para manter Boris Johnson no poder. Está além do desprezo.”

A vice-líder do Partido Liberal Democrata, Daisy Cooper , disse que o episódio mostrou que o governo não estava “remotamente sério sobre nivelar este país”.

Johnson passou grande parte da última quinzena ligando e se encontrando com seus parlamentares para convencê-los a ficar com ele, à medida que a briga sobre as festas que quebravam o bloqueio crescia. Um ex-ministro disse ao Observer na semana passada que foi pessoalmente assegurado pelo primeiro-ministro de que sua área receberia ajuda para as indústrias locais – o que o persuadiu a permanecer leal.

Apesar dos problemas do governo, a última pesquisa Opinium para o Observer mostra que a vantagem do Partido Trabalhista sobre os Conservadores encolheu para 5 pontos, com o partido de Keir Starmer em 39% (queda de 2 pontos em comparação com quinze dias atrás), enquanto os Conservadores estão em alta de 2 pontos em 34%. .

Mas enquanto a rejeição trabalhista parece ter atingido o pico e revertido, o partido agora é favorecido por mais eleitores por fazer um trabalho melhor do que os conservadores em 10 de 14 questões políticas, incluindo combater o crime e lidar com a imigração . Ambos são assuntos sobre os quais os conservadores têm sido tradicionalmente fortes. No crime, os trabalhistas estão agora 3 pontos à frente dos conservadores e na imigração, 4 pontos à frente.

Na noite de sábado, Gray – que na sexta-feira foi solicitado pela polícia metropolitana a fazer referências “mínimas” em seu relatório a assuntos sérios relacionados às reuniões que o Met está investigando – foi entendido como ainda não havia apresentado seu relatório ao No. 10.

Fontes indicaram que ela só faria isso em um dia em que o parlamento estivesse em sessão, então Johnson seria obrigado a ir direto ao parlamento para fazer uma declaração, em vez de dar a ele um fim de semana para apresentar suas conclusões à mídia. Uma fonte de Whitehall disse esperar que o relatório faça “leitura desconfortável para todos os envolvidos”. Outro disse: “Sue Gray é muito clara como ela quer que isso seja tratado. Ela o entregará no dia em que o parlamento estiver em sessão porque acredita fortemente na propriedade do processo”.

Enquanto isso, houve pedidos na noite de sábado para que o Met fosse dispensado de sua investigação por causa de um “conflito de interesses”. As demandas vieram de funcionários encarregados de monitorar a força que alegam não ser confiável para entregar um caso politicamente tão sensível.

Unmesh Desai, cujo interrogatório na Assembleia de Londres na terça-feira passada levou a comissária do Met, Cressida Dick , a anunciar a investigação , disse que uma força policial externa precisava assumir o inquérito.

Desai, porta-voz de policiamento e crime da Assembleia Trabalhista de Londres, disse que estava escrevendo ao comissário nesta semana levantando suas preocupações de que o chefe de Dick seja, na verdade, o secretário do Interior, Priti Patel, que por sua vez deve sua posição a Johnson.

“É um claro conflito de interesses. Não seria melhor que uma força externa investigasse?” disse Desai, membro do comitê de polícia e crime que fiscaliza o policiamento em Londres. Falando em nome de vários membros do comitê, Desai acrescentou: “Você pode até chamar um policial aposentado para supervisioná-lo, as evidências estão todas lá”.

Johnson apoiou Patel de forma controversa depois que ela foi encontrada intimidando funcionários em um inquérito interno em 2020. A ministra do Interior recentemente deu total apoio ao primeiro-ministro sobre as festas de bloqueio. Patel provocou mais polêmica no ano passado depois de dar a Dick uma extensão de dois anos como comissário do Met, apesar de uma série de escândalos que envolveram o policial mais graduado do país.

Desai também pedirá ao comissário que certifique-se de que os oficiais do Met sejam investigados por possíveis violações dos regulamentos do Covid enquanto estiverem em Downing Street.

Ele pedirá ao comissário que “reveja” o grupo de proteção diplomática do Met, encarregado de monitorar instalações como 10 Downing Street, em meio à preocupação de que eles possam ter conspirado ao permitir que as partes ocorram.

Imagem: Boris Johnson durante as perguntas do primeiro-ministro na semana passada. Fotografia: Jessica Taylor/Parlamento do Reino Unido

Leia em Página Global:

Crise do custo de vida da Grã-Bretanha significa que,'viver' se tornará um luxo

A GRÃ-BRETANHA É GOVERNADA POR UM MENTIROSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana