sábado, 22 de janeiro de 2022

OTAN não desistirá da presença de forças no Leste Europeu -- porta-voz da aliança

# Publicado em português do Brasil

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não pretende abandonar sua presença militar na porção oriental da Europa, disse a porta-voz da organização, Oana Lungescu, à Sputnik.

A declaração vem em meio às tensões na fronteira entre Rússia e Ucrânia, com envolvimento de questões relacionadas à OTAN. Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que as propostas de Moscou para garantias de segurança na região incluem a retirada das forças da OTAN da Bulgária e da Romênia. Os países foram incorporados à aliança depois de 1997.

"A OTAN não renunciará à nossa capacidade de proteger e defender uns aos outros, inclusive com a presença de tropas na parte leste da aliança", disse Lungescu.

A porta-voz da OTAN também acrescentou que a aliança militar permanece "vigilante e continua avaliando a necessidade de reforçar a porção oriental da aliança". Segundo Lungescu, a OTAN fortalecerá a defesa coletiva em resposta à deterioração do ambiente de segurança.

A porta-voz também comentou diretamente as propostas divulgadas por Moscou, afirmando que elas são inaceitáveis.

"As exigências da Rússia criariam membros da OTAN de primeira e segunda classe, o que não podemos aceitar. Rejeitamos qualquer ideia de esferas de influência na Europa. Sempre responderemos a qualquer deterioração de nosso ambiente de segurança, inclusive fortalecendo nossa defesa coletiva", conclui Lungescu.

Sputnik – Imagens: 1 – Oana Lungescu © AP Photo / Virginia Mayo; 2 - Na região de Yasne, leste da Ucrânia, um soldado ucraniano se posiciona em uma trincheira na fronteira com a República Popular de Donetsk, em 14 de janeiro de 2022 © AP Photo / Alexei Alexandrov

Sem comentários:

Mais lidas da semana