quarta-feira, 9 de março de 2022

Antonov: EUA temem ser acusados de violar a Convenção de Armas Biológicas

# Publicado em português do Brasil

Al Mayadeen -- O embaixador russo em Washington, Anatoly Antonov, diz que os Estados Unidos estão preocupados que os patógenos armazenados nos laboratórios biológicos ucranianos caiam nas mãos da Rússia.

O embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, afirmou que os EUA temem ser acusados ​​de violar a Convenção de Armas Biológicas (BWC).

Vale ressaltar que o BWC proíbe efetivamente o desenvolvimento, produção, aquisição, transferência, armazenamento e uso de armas biológicas e tóxicas.

Ele também acrescentou que os EUA também "temem que os patógenos armazenados em laboratórios biológicos ucranianos caiam nas mãos dos russos".

Anteriormente, a subsecretária de Estado para Assuntos Políticos dos EUA, Victoria Nuland Ucrânia, afirmou que a Ucrânia possui instalações de pesquisa biológica, com os EUA preocupados com a possibilidade de ficarem sob o controle das forças russas.

Dados sobre laboratórios biológicos encontrados na Ucrânia não ajudam no caso dos EUA contra alegações sobre sua conformidade com a Convenção de Armas Biológicas e Toxinas (BTWC), disse na terça-feira a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova. 

Na segunda-feira, Igor Kirillov, chefe da defesa contra radiação, química e biológica das forças armadas russas, informou que as forças russas encontraram 30 laboratórios biológicos na Ucrânia, possivelmente usados ​​para desenvolver armas biológicas.

Existem três áreas principais em que o trabalho nos laboratórios está sendo realizado. De acordo com o Pentágono , os laboratórios monitoram a situação biológica em áreas propostas para implantação da OTAN, coletam e exportam cepas de microorganismos perigosos para os Estados Unidos e realizam trabalhos de pesquisa sobre potenciais agentes de armas biológicas específicas para regiões particulares com focos naturais e que podem ser transmitida aos humanos, observou Kirillov. 

Após recentes reportagens da mídia que dizem que os EUA armazenaram grandes quantidades de vírus perigosos em laboratórios biológicos e a afirmação da Rússia sobre essas notícias, a China instou os EUA a oferecer um esclarecimento abrangente sobre suas atividades de militarização biológica na Ucrânia.

Al Mayadeen | com agências

Imagem: Embaixador da Rússia nos EUA, Anatoly Antonov

Ler em Página Global:

China convida formalmente os EUA a esclarecer laboratórios biológicos na Ucrânia

Programa de armas biológicas da Ucrânia apoiado pelos EUA: falso ou crível?

Quão crível era a ameaça nuclear da Ucrânia à Rússia antes do conflito?

UCRÂNIA QUASE CRIOU UMA BOMBA NUCLEAR SUJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana