quarta-feira, 9 de março de 2022

Ucrânia tem instalações de pesquisa biológica: Departamento de Estado dos EUA

# Publicado em português do Brasil

Al Mayadeen --  Depois que a Rússia revelou a existência de Biolabs na Ucrânia, os Estados Unidos se manifestam e expressam preocupação com a obtenção de "qualquer informação" por Moscou.

A Ucrânia tem instalações de pesquisa biológica, e os Estados Unidos estão preocupados que eles possam ficar sob o controle das forças russas, disse a subsecretária de Estado para Assuntos Políticos Victoria Nuland na terça-feira, enquanto as forças russas avançam na Ucrânia antes de seu cessar-fogo.

"A Ucrânia tem instalações de pesquisa biológica, das quais, de fato, estamos bastante preocupados que as forças russas possam estar tentando obter o controle", disse Nuland durante uma audiência no Senado.

De acordo com o subsecretário, Washington está trabalhando com Kiev em como eles podem impedir que qualquer um desses materiais de pesquisa caia nas mãos das forças russas "caso se aproximem".

Dados sobre dados de laboratórios biológicos encontrados na Ucrânia não ajudam no caso dos EUA contra alegações sobre sua conformidade com a Convenção de Armas Biológicas e Toxínicas (BTWC), disse na terça-feira a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova. 

No domingo, o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, anunciou que a Rússia forneceria uma análise de documentos sobre um programa para a criação de componentes de armas biológicas na Ucrânia.

Washington puxando as cordas dos embaixadores

Os EUA instruíram seus embaixadores a tentar influenciar seus países anfitriões a impor sanções à Rússia, revelou Nuland, seguindo a campanha ocidental liderada por Washington para impor sanções à Rússia.

"Não estamos apenas pressionando todos os países com os quais falamos no nível do presidente e do secretário e em todos os níveis do departamento, cada um de nossos embaixadores tem instruções para trabalhar com seus países anfitriões para tentar fazer com que eles se igualem aos EUA e à UE. e sanções aliadas na medida em que podem e estão dispostos a condenar a Rússia", disse Nuland.

Vários países revelaram os apelos de Washington para sancionar ou condenar a Rússia, enfatizando que querem manter a neutralidade, como China e Paquistão.

Os Estados Unidos também estão tentando influenciar vários grandes países que até agora se abstiveram de implementar sanções e outras medidas para "entrar no lado certo da história", afirmou Nuland.

Criptografia não isenta

Quando perguntado se o governo Biden estava lidando com a Rússia usando a oportunidade de usar criptomoedas, Nuland disse "nós estamos".

Estamos consultando nossos aliados e parceiros europeus sobre como podemos fazer mais juntos", acrescentou.

A oferta ocidental de boicotar e sancionar a Rússia veio com várias adições hoje, como McDonald's, L'Oreal e Starbucks.

O McDonald's suspendeu o trabalho de todos os seus restaurantes na Rússia devido à operação militar especial de Moscou na Ucrânia.

A empresa francesa de perfumes e cosméticos L'Oreal decidiu aderir à tendência ocidental de suspender seus trabalhos na Rússia, pois fechará temporariamente suas lojas e sites de comércio eletrônico na Rusisa, além de investimentos no país.

Hoje cedo, em uma tentativa de paralisar a economia russa, o presidente dos EUA, Joe Biden, proibiu as importações de petróleo russo para os Estados Unidos.

"Quando a história desta guerra for escrita, a guerra de Putin contra a Ucrânia terá deixado a Rússia mais fraca e o resto do mundo mais forte", prometeu, apesar da economia ocidental praticamente entrar em colapso sem suprimentos russos.

Al Mayadeen | com agências

Imagem: Subsecretaria de Estado para Assuntos Políticos dos EUA, Victoria Nuland

Ler em Página Global:

China convida formalmente os EUA a esclarecer laboratórios biológicos na Ucrânia

Programa de armas biológicas da Ucrânia apoiado pelos EUA: falso ou crível?

Quão crível era a ameaça nuclear da Ucrânia à Rússia antes do conflito?

UCRÂNIA QUASE CRIOU UMA BOMBA NUCLEAR SUJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana