quarta-feira, 9 de março de 2022

A GUERRA NA UCRÂNIA DIA-A-DIA

Ataques aéreos fazem dezenas de mortos no leste da Ucrânia. AIEA perdeu contacto com Chernobyl 

Milhares de civis conseguiram fugir da cidade de Sumy e Portugal tem cavernas para armazenamento de gás "maiores do que a torre Eiffel". Siga em direto na TSF.

09 mar08:53

Cristina Lai Men

Estádio de Leiria transformou-se numa "grande casa" para acolher refugiados

Os camarotes do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, ganharam nos últimos dias uma nova missão, uma disposição diferente e até novas cores: o azul e o amarelo da Ucrânia. O objetivo é receber "numa grande casa", quem foge da guerra. E os primeiros 50 chegam já esta semana.

LER MAIS

Rússia e Ucrânia combinam corredores humanitários durante dia inteiro

A Rússia e a Ucrânia concordaram em estabelecer corredores humanitários para a evacuação da população ucraniana durante um dia completo, adiantam as autoridades ucranianas, citadas pela agência de notícias AFP.

09 mar08:25

Lusa

Japão envia coletes à prova de bala, capacetes e mantimentos para Ucrânia

O Japão enviou coletes à prova de bala, capacetes, mantimentos e vestuário de inverno para a Ucrânia, sendo esta a primeira vez que doa estes equipamentos a outro país.

O Japão mantém uma postura pacifista, desde a Segunda Guerra Mundial, durante a qual foi bombardeado, em Hiroshima (ilha de Honshu) e Nagasaki (ilha de Kyushu), com a bomba atómica, em agosto de 1945.

LER MAIS

Ler em Página Global – Crimes de guerra e contra a humanidade:

Antonov: EUA temem ser acusados de violar a Convenção de Armas Biológicas

Ucrânia tem instalações de pesquisa biológica: Departamento de Estado dos EUA

09 mar08:12

Lusa

Grupo editorial americano Condé Nast interrompe operações na Rússia

O grupo editorial americano Condé Nast anunciou a suspensão da atividade na Rússia, onde publica em particular a edição russa da revista de moda Vogue há mais de 20 anos, devido à situação na Ucrânia.

"Decidimos suspender todas as nossas operações da publicação Condé Nast Russia", escreveu o presidente do grupo, Roger Lynch, em comunicado de imprensa publicado no 'site'. "Continuamos chocados e horrorizados com a violência sem sentido e a trágica crise humanitária na Ucrânia. (...) e com a recente adoção pelo governo russo de novas leis de censura", disse.

A edição russa da revista Vogue está no país desde 1998. No país, o grupo também publica GQ, GQ Style, Tatler, Glamour e AD.

09 mar08:02

Lusa

Reino Unido proíbe militares de viajarem sem permissão para a Ucrânia

O Ministério da Defesa britânico proibiu os militares de viajarem para a Ucrânia sem autorização, depois de notícias nos 'media' sobre soldados que partiram para lutar no país invadido pela Rússia, avançou, esta quarta-feira, o jornal Independent.

LER MAIS

09 mar08:01

Lusa

Starbucks, Coca-Cola e PepsiCo suspendem atividade na Rússia

A Starbucks, a Coca-Cola e a PepsiCo anunciaram, esta terça-feira, a suspensão das suas atividades na Rússia, depois da cadeia de 'fast food' norte-americana McDonald's ter comunicado o encerramento temporário de 850 restaurantes no país, devido à invasão russa da Ucrânia.

LER MAIS

09 mar07:48

Rita Carvalho Pereira

Dez pessoas mortas a tiro em Severodonetsk

Dez pessoas terão sido mortas a tiro, esta terça-feira, na cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, avança a agência de notícias AFP.

De acordo com as autoridades locais, os militares russos "abriram fogo" sobre uma zona residencial da cidade.

09 mar05:45

Fátima Valente

"Maiores do que a torre Eiffel." Portugal tem grandes cavernas para armazenamento de gás

A Comissão Europeia vai apresentar até abril uma proposta legislativa para exigir que a capacidade de armazenamento subterrâneo de gás na União Europeia esteja preenchida em pelo menos 90% até outubro de cada ano, de forma a evitar problemas de fornecimento.

Em declarações à TSF, o professor do departamento de Engenharia de Minas da Universidade do Porto, Joaquim Eduardo Sousa Góis explica que em Portugal, na zona do Carriço perto de Leiria, já se faz o armazenamento de gás subterrâneo há cerca de uma década.

LER MAIS

09 mar05:45

Lusa

Milhares de civis conseguiram fugir de Sumy

Milhares de civis conseguiram fugir da cidade ucraniana de Sumy, para onde Moscovo prometeu nova trégua esta quarta-feira, quase duas semanas após a invasão russa do país, que já causou centenas de mortos e milhões de desalojados.

Mais de 5000 pessoas foram retiradas até agora de Sumy, localizada a 350 quilómetros a nordeste de Kiev, disseram as autoridades ucranianas, citadas pelos 'media' locais.

LER MAIS

09 mar05:44

Lusa

Aviões de guerra russos atingem áreas residenciais e provocam dezenas de mortes

As autoridades ucranianas disseram esta terça-feira que aviões de guerra russos realizaram novos ataques em áreas residenciais nas zonas leste e central da Ucrânia, matando dezenas de civis, incluindo três crianças.

Duas pessoas, incluindo uma criança de sete anos, foram mortas na cidade Chuhuiv, a leste Kharkiv, no leste da Ucrânia, na terça-feira, indicaram.

LER MAIS

09 mar05:44

Agência de Energia Atómica perdeu contacto com transmissão de dados de Chernobyl

Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) garante ter perdido o contacto com os sistemas de dados nucleares de Chernobyl.

"A Central Nuclear de Chernobyl não está a transmitir dados para o órgão de vigilância atómica da ONU", disse a agência na terça-feira, que também expressou preocupação com os funcionários que trabalham na instalação ucraniana.

No dia 24 de fevereiro, a Rússia invadiu a Ucrânia e controlou a extinta Central Nuclear de Chernobyl, local de desastre em 1986 que matou centenas de pessoas e espalhou radiação nuclear para o oeste e por toda a Europa.

"A Agência está a analisar o estado dos sistemas de monitorização de salvaguardas noutros locais da Ucrânia e fornecerá mais informações em breve", referiu.

LER MAIS

09 mar05:43

Lusa

Pelo menos cinco mortos em ataque aéreo russo a Malyn

Pelo menos cinco pessoas foram mortas na terça-feira, incluindo duas crianças de 1 ano, depois de um ataque aéreo a uma área residencial na cidade de Malyn, disse o Serviço de Emergência do Estado ucraniano.

"Em Malyn, região de Jitomir, sete edifícios residenciais de um andar foram destruídos, cinco pessoas morreram, incluindo duas crianças (nascidas em 2021), em consequência do ataque aéreo", disse o organismo de emergência na conta na plataforma de mensagens Telegram, informou a agência de notícias ucraniana Ukrinform.

LER MAIS

TSF

Ler em Página Global:

China convida formalmente os EUA a esclarecer laboratórios biológicos na Ucrânia

Programa de armas biológicas da Ucrânia apoiado pelos EUA: falso ou crível?

Quão crível era a ameaça nuclear da Ucrânia à Rússia antes do conflito?

UCRÂNIA QUASE CRIOU UMA BOMBA NUCLEAR SUJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana