segunda-feira, 9 de maio de 2022

Putin diz que tropas russas lutam no Donbass para que não haja espaço para nazis

No discurso do 77.º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial, Putin disse que a ação militar da Rússia na Ucrânia é uma resposta oportuna e necessária às políticas ocidentais.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou esta segunda-feira que as tropas russas e as milícias de Donetsk e Lugansk lutam pela sua pátria, para que ninguém se esqueça das lições da Segunda Guerra Mundial e "não haja espaço para os nazis"

"Hoje, as milícias do Donbass, juntamente com o exército russo, estão a lutar nas suas próprias terras (...). Agora dirijo-me às nossas tropas e milícias em Donbass: estão a lutar pela sua pátria, pelo seu futuro, para que ninguém esqueça as lições da Segunda Guerra Mundial, para que não haja espaço para os nazis", disse Putin, no seu discurso na Praça Vermelha, já disponibilizado pelo Kremlin.

Putin, que falava no discurso por ocasião do 77.º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial, disse ainda que a ação militar da Rússia na Ucrânia é uma resposta oportuna e necessária às políticas ocidentais.

"Em dezembro do ano passado, propusemos a celebração de um acordo sobre garantias de segurança. A Rússia exortou o Ocidente a entrar em um diálogo honesto, em busca de soluções de compromisso razoáveis, para levar em conta os interesses de cada um. Foi tudo em vão", lamentou Putin.

Referiu que "os países da NATO" não quiseram ouvir a Rússia, "o que significa que tinham planos totalmente diferentes. "Abertamente, os preparativos estavam em andamento para outra operação punitiva em Donbass, a invasão das nossas terras históricas, incluindo a Crimeia", afirmou.

"Em Kiev, anunciaram a possível aquisição de armas nucleares, o bloco da NATO começou a tomar ativamente o controlo militar de territórios adjacentes ao nosso. Como tal, uma ameaça absolutamente inaceitável para nós foi sistematicamente criada e, além disso, diretamente nas nossas fronteiras", declarou para logo dizer que "tudo indicava que um confronto com os neonazistas" na Ucrânia "era inevitável".

O presidente russo traçou paralelos entre a luta do Exército Vermelho contra as tropas nazis e a ação das forças russas na Ucrânia e afirmou que a campanha na Ucrânia foi um movimento oportuno e necessário para evitar uma potencial agressão.

Acrescentou que as tropas russas estão a lutar pela segurança do país na Ucrânia e cumpriu um minuto de silêncio para homenagear os militares que morreram em combate.

Antes do discurso, decorreu o desfile por ocasião do 77.º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial, na Praça Vermelha, que não contou com a presença de nenhum presidente estrangeiro, uma vez que a "operação militar especial" foi condenada pela maioria da comunidade internacional.

O Kremlin argumentou que não convidou nenhum líder estrangeiro porque não se trata de um "aniversário redondo", escreve a agência Efe.

O Dia da Vitória, feriado mais importante do ano na Rússia, conta com a presença de unidades que participaram da guerra que eclodiu em 24 de fevereiro na Ucrânia.

Cerca de 11.000 soldados participaram do desfile, aos quais se somaram 131 equipas militares e 77 aviões e helicópteros, número que coincide com o aniversário da vitória sobre as tropas de Hitler.

A coluna motorizada foi liderada pelo lendário tanque T-34, que devastou as fileiras alemãs durante o que ficou conhecido como a Grande Guerra Patriótica, e também inclui o tanque Armata de nova geração.

Também foram mostrados no desfile os sistemas de mísseis táticos Iskander e as baterias de mísseis antiaéreos S-400, Buk-M3 e Tor-M2.

A parte aérea do desfile, do qual participariam combatentes, bombardeiros e helicópteros, foi cancelada devido às más condições climatéricas, segundo Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.

Desfiles militares semelhantes acontecem em 28 cidades russas, de Vladivostok, no Oceano Pacífico, a São Petersburgo, no Mar Báltico.

Diário de Notícias | Lusa

Imagem: O presidente russo, Vladimir Putin, durante o discurso nas celebrações do Dia da Vitória © EPA/MIKHAIL METZEL / KREMLIN

Sem comentários:

Mais lidas da semana