sexta-feira, 1 de julho de 2022

A OTAN expande-se, respondendo à guerra causada pela expansão da OTAN

Caitlin Johnstone* | CaitlinJohnstone.com | em Consortium News

Na mesma cúpula da OTAN, o presidente Biden anunciou planos para aumentar a presença militar dos EUA na Europa em resposta à guerra na Ucrânia, escreve Caitlin Johnstone.

#Traduzido em português do Brasil

O presidente da Turquia, Erdogan,  retirou oficialmente  a objeção de Ancara à adição da Finlândia e da Suécia à adesão à OTAN, com os três países  assinando um memorando trilateral  em uma cúpula da OTAN em Madri.

A remoção da objeção de Erdogan  teria sido  obtida por meio de concessões natsec significativas das outras duas nações, em grande parte voltadas para facilitar o conflito em andamento da Turquia com facções curdas regionais, e remove o obstáculo final para a Finlândia e a Suécia iniciarem o processo de se tornarem membros da OTAN. A adição da Finlândia  mais que dobrará  o tamanho da fronteira direta da OTAN com a Rússia, uma grande preocupação de segurança nacional para Moscou.

“Suécia e Finlândia agiram rapidamente para se candidatar à OTAN após a invasão da Ucrânia pela Rússia, revertendo décadas de política de segurança e abrindo as portas para a nona expansão da aliança desde 1949”,  relata Axios .

Assim, o império ocidental estará expandindo a OTAN novamente em resposta a uma guerra que foi predominantemente  causada pela expansão da OTAN . Brilhante. 

Na mesma cúpula da OTAN, o presidente Joe Biden anunciou planos para aumentar a presença militar dos EUA na Europa em resposta à guerra na Ucrânia.

“Conversando com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, Biden disse que os EUA aumentarão o número de contratorpedeiros da Marinha dos EUA estacionados em uma base naval em Rota, na Espanha, de quatro para seis”,  relata Dave DeCamp, do Antiwar . “O presidente disse que este foi o primeiro de vários anúncios que os EUA e a Otan farão na cúpula sobre o aumento de suas forças na Europa, medidas que estão sendo tomadas em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.”

Esta notícia sai como  um novo relatório da CNN  nos diz que o governo Biden não acredita que a Ucrânia tenha qualquer chance de vencer esta guerra, mas ainda não encorajará nenhum tipo de acordo negociado para acabar com o derramamento de sangue.

Da CNN:

Autoridades da Casa Branca estão perdendo a confiança de que a Ucrânia será capaz de recuperar todas as terras que perdeu para a Rússia nos últimos quatro meses de guerra, disseram autoridades dos EUA à CNN, mesmo com o armamento mais pesado e sofisticado dos EUA e seus aliados. planeja enviar.

Assessores do presidente Joe Biden começaram a debater internamente como e se o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky deveria mudar sua definição de uma “vitória” ucraniana – ajustando-se à possibilidade de que seu país tenha encolhido irreversivelmente. Autoridades dos EUA enfatizaram à CNN que essa avaliação mais pessimista não significa que os EUA planejam pressionar a Ucrânia a fazer concessões territoriais formais à Rússia para acabar com a guerra.

Isso confirmaria  o que eu  e muitos outros temos  dito desde a invasão da Rússia : que esta guerra por procuração está sendo travada não com a intenção de salvar vidas ucranianas entregando uma derrota rápida a Moscou, mas com a intenção de criar um atoleiro militar custoso e extenuante para  enfraquecer a Rússia no cenário mundial .

Isso é confirmado ainda por um  novo relatório do Politico de  que o primeiro-ministro britânico Boris Johnson desencorajou o presidente da França Macron de facilitar um acordo de paz negociado entre Moscou e Kiev, o que apoiaria uma  reportagem anterior da mídia ucraniana de  que Johnson havia desencorajado o presidente Zelensky de tal acordo durante sua  visita a Kiev  em abril. 

Essas revelações surgem na esteira de autoridades ocidentais  admitirem  que a Ucrânia está repleta de funcionários da CIA e agentes das forças especiais dos EUA e de outros países da OTAN.

“Como sempre, parece que o governo quer ter as duas coisas: garantir ao povo americano que está sendo 'contido' e que não estamos 'em guerra' com os russos, mas fazendo tudo menos plantar um soldado dos EUA e uma bandeira dentro da Ucrânia”,  escreve  Kelley Beaucar Vlahos, da Responsible Statecraft, sobre essa admissão. “Os russos podem não ver a distinção e considerar esta notícia como mais uma evidência de que sua guerra é mais com Washington e a OTAN do que com a Ucrânia.”

O império é guiado por tão pouca sabedoria em suas escaladas contra a Rússia que o Congresso dos EUA está agora  empurrando caros mísseis de cruzeiro nucleares lançados por navios  em suas forças navais, mesmo quando a Marinha dos EUA lhes diz que não quer essas armas e não tem utilidade para elas. eles.

Como ei, apenas pegue as armas nucleares de qualquer maneira. Qual é o pior que poderia acontecer? 

Precisamos realmente começar a levar a sério  a possibilidade  de que uma arma nuclear possa detonar como resultado de mal-entendidos ou mau funcionamento em meio ao caos e confusão de todas essas escaladas frenéticas e tolas e levar a uma troca que acaba com nosso mundo inteiro. Isso  quase aconteceu em várias ocasiões  na última guerra fria, e não há razão racional para acreditar que teremos sorte novamente.

O único curso de ação sensato aqui é a desescalada e a détente, e todos os principais atores dessas escaladas estão apontados na direção exatamente oposta.

Isso é muito mais perigoso do que a maioria das pessoas está se permitindo considerar. Está sendo sustentado por compartimentalização psicológica, evitação emocional e uma profunda falta de sabedoria.

Como o comentarista David S. D'Amato  observou recentemente: “Se nossa espécie encontrar uma maneira de sobreviver em um futuro distante, nossos descendentes olharão  agora  como o quase acidente; eles vão pensar, 'Uau, isso foi perto.' Como convencer as pessoas no poder a preservar esse futuro?”

* Caitlin Johnstone é uma jornalista desonesta, poetisa e prepper de utopias que publica regularmente  no Medium  e  no Substack . Seu trabalho é  totalmente suportado pelo leitor , então se você gostou desta peça, considere compartilhá-la, curtindo-a no  Facebook , seguindo suas travessuras no  Twitter , verificando seu podcast no  Youtube ,  soundcloud ,  podcasts da Apple  ou  Spotify , seguindo-a no  Steemit , jogando algum dinheiro em seu pote de gorjetas no Patreon  ou  Paypal , comprando algumas de suas  mercadorias doces , comprando seus livros Notas de The Edge Of The Narrative Matrix ,  Rogue Nation: Psychonautical Adventures With Caitlin Johnstone  e Woke: A Field Guide for Utopia Preppers .

Este artigo foi republicado com permissão.

Consortium News

Sem comentários:

Mais lidas da semana