domingo, 16 de outubro de 2022

Xi Jinping: China "nunca renunciará ao uso da força" para reunificar Taiwan

Xi Jinping afirmou que reservaram "possibilidade de adotar todas as medidas necessárias" em relação a Taiwan e que é um assunto do povo chinês.

O líder chinês, Xi Jinping, disse este domingo que a China vai fazer todos os esforços para reunificar Taiwan pacificamente, mas que "nunca renunciará ao uso da força", na abertura do 20º Congresso do Partido Comunista (PCC).

"Trabalharemos com a maior sinceridade e faremos todos os esforços em prol da reunificação pacífica [de Taiwan], mas não renunciaremos nunca ao uso da força e reservamos a possibilidade de adotar todas as medidas necessárias", afirmou.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, ocasião em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

Os Estados Unidos continuam a ser o maior aliado e fornecedor de armas de Taipé.

"A resolução da questão de Taiwan é um assunto do povo chinês e deve ser resolvido apenas pelo povo chinês", apontou Xi Jinping.

"A reunificação da pátria deve ser alcançada e vai ser alcançada", acrescentou, condenando o "separatismo e a interferência estrangeira" na questão de Taiwan.

Xi Jinping também elogiou a transição de Hong Kong "do caos para a governação". O seu governo impôs, em 2020, uma lei de segurança nacional à cidade que praticamente eliminou a oposição e os ativistas pró-democracia na região semiautónoma da China.

Diário de Notícias | Lusa | Imagem: © EPA/MARK R. CRISTINO

Sem comentários:

Mais lidas da semana