segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

O DESTINO DA AMÉRICA: REVOLUÇÃO OU FASCISMO -- vídeo

Finian Cunningham* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

Daniel Lazare é jornalista, autor e comentarista especializado em analisar criticamente a política e a Constituição dos Estados Unidos. Ele é autor de vários livros, incluindo The Velvet Revolution e The Decline of American Democracy.

A pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos expõe o estado patológico do capitalismo dos EUA, onde o lucro privado é priorizado sobre a saúde pública. Mais de um milhão de pessoas morreram nos EUA, de longe o maior número de mortes de qualquer outra nação.

Por outro lado, o número de mortos na China por Covid-19 é de cerca de 5.200, ou 0,5% dos EUA. Isso mostra que a morte e a doença não são inevitáveis, mas, na verdade, resultado de uma escolha política. Essa escolha é feita em Washington sob os ditames dos imperativos capitalistas. E não importa se democratas ou republicanos estão no poder.

No entanto, apesar da terrível negligência com a saúde pública e outras necessidades vitais, os Estados Unidos são atormentados pelo militarismo e por uma política externa de buscar confronto com a Rússia e a China.

As contradições dos EUA (e de outros estados ocidentais) demonstram que o capitalismo é um sistema sem saída.

A rígida estrutura bipartidária dos Estados Unidos e sua antiquada Constituição do século 18 significam que o sistema não é reformável, diz Lazare.

Premonitoriamente, isso significa que os Estados Unidos, em sua condição de impasse político, estão se movendo em direção a um governo autoritário crescente tanto sob os democratas quanto os republicanos, ou o povo assumirá o controle por meio de uma revolução progressiva que coloca os interesses dos trabalhadores e do público em geral em primeiro lugar.

Daniel Lazare apresenta uma escolha rígida para o futuro que lembra a revolucionária alemã Rosa Luxemburgo. Escolhemos o socialismo ou a barbárie?

*Ex-editor e redator de grandes organizações de mídia. Ele tem escrito extensivamente sobre assuntos internacionais, com artigos publicados em vários idiomas

VER VÍDEO DA ENTREVISTA – YouTube, em inglês

Sem comentários:

Mais lidas da semana