sexta-feira, 29 de abril de 2022

PARA ACABAR DE VEZ COM A GUERRA – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Stepan Bandera foi o líder da Organização dos Nacionalistas Ucranianos e do seu braço armado, Exército Rebelde Ucraniano. Durante a II Guerra Mundial serviu as forças nazis da Alemanha na Frente Oriental (Operação Barbarrossa) durante a invasão da União Soviética. A História Universal regista que Bandera e as suas tropas assassinaram milhares de judeus, polacos e comunistas. 

Após o triunfo do golpe de estado de 2014, o assassino exterminador ganhou o estatuto de herói nacional. É o herói do presidente Zelensky que pateticamente foi à televisão dizer aos ucranianos que é judeu e perdeu familiares no Holocausto. Logo, se ele ama Bandera, o seu amado não pode ser nazi. Como se não existissem judeus nazis. Olhem para o que se passa, neste momento, em Jerusalém e têm a mais eloquente resposta. Tropas israelitas matam jovens palestinos na Esplanada das Mesquitas, como se fossem cães vadios.

Um pormenor. O Exército Rebelde Ucraniano (UPA) é ainda hoje uma das organizações da extrema-direita ucraniana. Mas há mais. Zelensky foi eleito, em 2019, presidente com 73 por cento dos votos. A sua primeira medida foi dar a todos os antigos membros das milícias nazis o estatuto de combatentes e veteranos da pátria. Todos passaram a usufruir das mordomias e subsídios atribuídos aos militares que se bateram contra o nazismo no Exército Vermelho.

Os beneficiários são antigos membros da Organização dos Nacionalistas Ucranianos, do Exército Rebelde Ucraniano (de Stepan Bandera), do Exército Revolucionário Popular Polaco/Sich/Ucraniano. E também apanharam esta boleia, os nazis do Batalhão de Azov, que nasceu com o golpe de estado de 2014. O partido Svoboda, o Pravyi Sektor (Sector de Direita) e outros grupos neonazis também formaram, a partir de 2014, as suas milícias armadas. Quase todas passaram a integrar forças regulares ucranianas como o Exército, a Polícia de Patrulha para Operações Especiais da Ucrânia e a Guarda Nacional.

O VERDADEIRO ZELENSKY AO ESTILO DO DITADOR PINOCHET -- Olga Baysha

#Traduzido em português do Brasil

O verdadeiro Zelensky: de populista de celebridades a neoliberal ao estilo de Pinochet impopular

Natylie Baldwin* | The Grayzon

A acadêmica ucraniana Olga Baysha detalha a adoção de Volodymyr Zelensky por políticas neoliberais amplamente odiadas, sua repressão de rivais e como suas ações alimentaram a atual guerra com a Rússia.

Ator cômico que alcançou o cargo mais alto do país em 2019, Volodymyr Zelensky era praticamente desconhecido para o americano médio, exceto talvez como um ator secundário no teatro do impeachment de Trump. Mas quando a Rússia atacou a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, Zelensky foi subitamente transformado em uma celebridade de primeira linha na mídia dos EUA. Os consumidores de notícias americanos foram bombardeados com imagens de um homem que parecia  superado pelos eventos trágicos, possivelmente em cima de sua cabeça, mas em última análise simpático. Não demorou muito para essa imagem evoluir para o herói incansável, vestido de caqui, governando uma pequena democracia desconexa e afastando sozinho os bárbaros da autocracia do leste.

Mas além dessa imagem cuidadosamente elaborada da mídia ocidental, há algo muito mais complicado e menos lisonjeiro. Zelensky foi eleito por 73%  dos votos com a promessa de buscar a paz, enquanto o resto de sua plataforma era vaga. Na véspera da invasão, no entanto, seu índice de aprovação havia caído para  31%  devido à busca de políticas profundamente impopulares.

A acadêmica ucraniana Olga Baysha, autora de  Democracy, Populism, and Neoliberalism in Ukraine: On the Fringes of the Virtual and the Real , estudou a ascensão de Zelensky ao poder e como ele exerceu esse poder desde que se tornou presidente. Na entrevista abaixo, Baysha discute o abraço de Zelensky ao neoliberalismo e ao crescente autoritarismo, como suas ações contribuíram para a guerra atual; sua liderança contraproducente e egocêntrica durante a guerra, as complexas visões e identidades culturais e políticas dos ucranianos, a parceria entre neoliberais e a direita radical durante e após Maidan, e se uma tomada russa de toda a região de Donbass poderia ser menos popular entre os população local do que teria sido em 2014.

Conte-nos um pouco sobre o seu passado. De onde você é e como se interessou pela sua área de estudo atual?

Eu sou um ucraniano étnico nascido em Kharkov, uma cidade ucraniana na fronteira com a Rússia, onde meu pai e outros parentes ainda vivem. Antes da guerra atual, Kharkov era um dos principais centros educacionais e científicos da Ucrânia. Os moradores da cidade se orgulham de viver na “capital intelectual” da Ucrânia. Em 1990, ali se estabeleceu a primeira empresa de televisão livre do controle partidário; logo, seu primeiro programa de notícias foi ao ar. Naquela época, eu já havia me formado na Universidade de Kharkov e, um dia, fui convidado para trabalhar como jornalista neste programa por um amigo da universidade. No dia seguinte, sem experiência anterior, comecei a relatar. Em alguns meses, eu era um apresentador de notícias. Minha carreira meteórica não foi exceção.

A nova mídia descontrolada, cujo número aumentava a um ritmo enorme diariamente, exigia cada vez mais trabalhadores da mídia. Na esmagadora maioria dos casos, eram jovens ambiciosos sem qualquer formação jornalística ou experiência de vida. O que nos uniu foi o desejo de ocidentalização, a falta de compreensão das contradições sociais que caracterizam a transição pós-soviética e a surdez às preocupações dos trabalhadores que se opunham às reformas. Aos nossos olhos, estes eram “retrógrados”: não entendiam o que era civilização. Nós nos víamos como uma vanguarda revolucionária e escolhemos reformadores progressistas. Somos nós – trabalhadores da mídia – que criamos um ambiente favorável à neoliberalização da Ucrânia, apresentada como ocidentalização e civilização, com todas as consequências desastrosas para a sociedade que trouxeram. Apenas anos depois,

Mais tarde, enquanto supervisionava a produção de documentários históricos em uma empresa de televisão de Kiev, reconheci que a mitologia do progresso histórico unidirecional e a inevitabilidade da ocidentalização para os “bárbaros” forneciam uma base ideológica para experimentos neoliberais não apenas nos antigos estados soviéticos, mas em todo o mundo. . É esse interesse pela hegemonia global da ideologia da ocidentalização que me levou primeiro ao programa de doutorado em estudos críticos de mídia na Universidade do Colorado em Boulder e depois à pesquisa que estou fazendo agora.

De acordo com o trabalho acadêmico  de alguns sociólogos ucranianos, pesquisas mostraram no passado recente que a maioria dos ucranianos não estava muito interessada na questão da identidade, mas estava mais preocupada com questões como empregos, salários e preços. Seu trabalho se concentra muito nas reformas neoliberais que foram decretadas na Ucrânia desde 2019 – contra o sentimento popular. Você pode falar sobre qual é a visão sobre questões econômicas para a maioria dos ucranianos e por quê?

Nos meios sociais [em que] eu vivia – leste da Ucrânia, Crimeia e Kiev – havia muito poucas pessoas preocupadas com a questão da identidade étnica. Não enfatizo em vão “meus meios sociais”. A Ucrânia é um país complexo e dividido, com seu extremo leste e extremo oeste com visões diametralmente diferentes sobre todas as questões socialmente significativas. Desde a declaração da independência da Ucrânia em 1991, duas ideias de identidade nacional competem na Ucrânia: “ucraniano étnico” versus “eslavo oriental”. A ideia nacional étnica ucraniana, baseada na noção de que a cultura ucraniana, a língua e a história centrada na etnia devem ser as forças integradoras dominantes no estado-nação ucraniano, tem sido muito mais popular no oeste da Ucrânia. A ideia eslava oriental, que prevê a nação ucraniana como fundada em dois grupos étnicos primários, línguas e culturas - ucraniano e russo - foi aceito como normal no sudeste ucraniano. No entanto, em geral, posso concordar que a maioria dos ucranianos está muito mais preocupada com questões econômicas, o que sempre foi o caso.

Na verdade, a independência da Ucrânia em 1991 foi, em grande medida, também uma questão de preocupação econômica. Muitos ucranianos apoiaram a ideia do divórcio político da Rússia por causa da expectativa de que a Ucrânia estaria melhor economicamente – isso é o que os folhetos propagandísticos nos prometiam. Essa esperança econômica não se concretizou. De muitas maneiras, o colapso da União Soviética mudou radicalmente a vida das pessoas para pior por causa da neoliberalização da Ucrânia – a mercantilização da esfera social e a ruína do estado de bem-estar soviético.

E as reformas neoliberais iniciadas por Zelensky? Você pode avaliar sua popularidade por pesquisas de opinião – até 72% dos ucranianos não apoiaram sua reforma agrária nem o rumo do programa neoliberal de Zelensky. Depois que seu partido aprovou, apesar da indignação das pessoas, a classificação de Zelensky caiu de 73% na primavera de 2019 para 23% em janeiro de 2022. A razão é simples: um profundo sentimento de traição. Em sua plataforma eleitoral não oficial – o programa “Servo do Povo” – Zelesnky-Holoborodko [Holoborodko era o personagem de Zelensky no programa de televisão – NB] prometeu que se ele pudesse governar o país por apenas uma semana, ele “faria o professor viver como presidente, e o presidente vive como professor”. Para dizer o mínimo, essa promessa não foi cumprida.

Boyz grego de Nuland-Pyatt branqueia Ukronazis de Azov

# Traduzido em português do Brasil

Evans Aggelissopoulos* | One World

Tendo comprado a perna de Zelensky da turnê europeia para a 3ª Guerra Mundial, o governo grego superou todos os outros promovendo a ala Azov do exército Ukronazi pouco antes de Mariupol cair para as forças combinadas russas e de Donetsk e suas principais unidades militares serem derrotadas.

Em uma daquelas ironias que a história gosta de jogar com os políticos, aqueles da autodenominada 'flecha democrática' (partidos gregos que fizeram campanha pela prisão dos retro-fascistas Golden Dawn) trouxe Zelensky com um discurso pré-gravado ao parlamento grego e ele por sua vez, trouxe um combatente Azov de suposta herança grega, provando além de qualquer dúvida razoável, como observado em um artigo anterior, que a Grécia é uma causa perdida da OTAN.

Quando Pyatt afirmou que a melhor coisa desde o pão fatiado é o primeiro-ministro grego Mitsotakis e ele deveria ser exportado para os EUA, o que me veio à mente foi justamente isso, quando outro ativo de política externa dos EUA Saakashvilli da Geórgia após ameaçar a Rússia durante as Olimpíadas de Pequim 2008 acabou exilado nos EUA e depois que o roadshow Pyatt-Nuland assumiu a Ucrânia mudou-se para Odessa para se tornar prefeito da cidade histórica. Obviamente Saakashvilli não tem o relacionamento de quase oito décadas como o clã Mitsotakis, mas não por não se esforçar o suficiente, é só que a era de ser um quisling dos EUA não é mais realmente benéfica e acaba criando mais problemas do que fornecendo soluções como ele agora está pedindo ajuda dos EUA para tirá-lo de uma prisão georgiana.

O conceito tradicional de república das bananas era o quintal dos EUA da América Central, ou seja, Honduras e Guatemala, mas a Grécia do pós-guerra é a república das bananas europeia por excelência , tendo concordado em ambos serem o primeiro campo de testes para guerra química por napalm dos EUA durante o Guerra civil grega no final da década de 1940, a saga chemtrail de nossa era e os experimentos de covid da Big Pharma na forma de jabs da Pfizer e Modena.

Tendo comprado a parte de Zelensky da turnê europeia para a 3ª Guerra Mundial, o governo grego superou todos os outros promovendo a ala Azov do exército Ukronazi pouco antes de Mariupol cair para as forças combinadas russas e de Donetsk e suas principais unidades militares serem derrotadas. Quando Zelensky citou o canto "Liberdade da Morte" da Revolução Grega de 1821, deveríamos ficar impressionados como se um bantustão da OTAN tivesse alguma coisa a ver com liberdade e não simplesmente com a morte.

Ucrânia | ASSIM VAI A GUERRA POR PROCURAÇÃO DOS EUA-NATO-UE

Ministro ucraniano critica NATO por não abrir a porta da adesão à Ucrânia. Jornalista ucraniana morta após ataque com míssil em Kiev

Um posto de controlo na vila russa de Krupets, na região de Kursk, foi atacado, de acordo com o governador regional. Ucrânia diz que está planeada evacuação de civis em Mariupol esta sexta-feira.

Reino Unido envia 8000 soldados para o leste europeu

O Reino Unido anunciou esta sexta-feira que vai enviar cerca de 8000 soldados para exercícios militares no leste europeu, no que é considerado uma demonstração de força após a invasão da Ucrânia por parte da Rússia.

Os exercícios, em países como Finlândia e Macedónia do Norte, também envolvem aliados da NATO como França e Estados Unidos.

O Reino Unido vai a enviar 72 tanques Challenger 2 e 120 veículos blindados de combate, juntamente com canhões de artilharia, helicópteros e drones para os exercícios.

"A segurança da Europa nunca foi tão importante", disse o secretário de Defesa britânico Ben Wallace.

AFP

Jornalista ucraniana morta na sequência de ataque com míssil em Kiev


A jornalista ucraniana Vera Girich, da Radio Liberty, morreu na sequência do um ataque russo com míssil em Kiev que destruiu a casa onde residia, adianta a Rádio Svoboda.

Embora o bombardeamento tivesse ocorrido esta quinta-feira, o corpo apenas foi encontrado debaixo dos escombros na manhã desta sexta-feira.

David Pereira

Ucrânia diz que está planeada evacuação de civis em Mariupol esta sexta-feira

A presidência ucraniana anunciou que existem planos para evacuar civis esta sexta-feira a partir da central siderúrgica Azovstal, na cidade sitiada de Mariupol.

"Está planeada uma operação para evacuar civis da fábrica de Azovstal hoje", refere um comunicado, um dia depois de o secretário-geral da ONU, António Guterres, ter afirmado que a organização estava a "fazer tudo" para facilitar o resgate de civis da cidade portuária do sul da Ucrânia.

AFP

Ministro ucraniano critica NATO por não abrir a porta da adesão à Ucrânia

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros escreveu esta sexta-feira no Twitter a pedir garantias da segurança e a criticar a NATO por não abrir a porta da adesão à Ucrânia.

"A Ucrânia desistiu das armas nucleares por causa da paz mundial. Nós temos batido na porta da NATO, mas ela nunca abriu. O vácuo de segurança levou à agressão russa. O mundo deve a segurança à Ucrânia e pedimos aos estados que decidam que garantias de segurança estão prontos a dar", escreveu Dmytro Kuleba.

Ucrânia ataca posto de controlo na Rússia

Um posto de controlo na vila russa de Krupets, na região de Kursk, foi atacado, de acordo com o governador regional, Roman Starovoyt.

A agência de notícias russa RIA diz que não houve vítimas e que as forças da Rússia contra-atacaram.

Krupets fica perto da fronteira com a Ucrânia, perto da região de Sumy, no nordeste do país.

Human Rights Watch diz que refugiados na Polónia são alvo para tráfico humano

A organização não governamental (ONG) Human Rights Watch alertou hoje que os refugiados ucranianos na Polónia, sobretudo mulheres e crianças, enfrentam um maior risco de violência de género, tráfico humano e outras formas de exploração.

"O acolhimento na Polónia daqueles que fogem da guerra na Ucrânia é uma mudança positiva em relação à resposta a outras crises, mas a falta de medidas básicas de proteção corre o risco de expor os refugiados a sérios abusos", disse Hillary Margolis.

A investigadora de direitos das mulheres da Human Rights Watch (HRW) disse que o governo polaco tem deixado o acolhimento nas mãos de voluntários e ativistas, o que "coloca o ónus da segurança dos refugiados em pessoas bem-intencionadas, mas maioritariamente sem formação nem os sistemas ou apoio necessários".

Lusa

David Pereira | Diário de Notícias

O OCIDENTE DECLARA GUERRA À RÚSSIA

# Publicado em português do Brasil

Washington forma aliança militar de dezenas de países para enviar armas pesadas à Ucrânia, internacionalizar conflito e esgotar Moscou – o único adversário militar à sua altura. Celso Amorim analisa novo tabuleiro geopolítico, sexta-feira, às 15h

Antonio Martins | Outras Palavras

Duas narrativas, opostas entre si, buscavam até agora interpretar a invasão da Ucrânia por tropas russas, iniciada em 24 de fevereiro. Segundo os governos do Ocidente e a mídia associada a eles, trata-se de um ato brutal do regime de Vladimir Putin para projetar sua força sobre uma nação mais débil, recorrendo a meios violentos e buscando desviar as atenções da opinião pública sobre suas dificuldades internas. Os que buscam compreender a posição de Moscou argumentavam, no entanto, que o país foi forçado à guerra pela expansão incessante da OTAN, pelo cerco a seu território por bases militares inimigas e pela opressão das populações russas majoritárias no leste da Ucrânia.

Ambas as visões, contudo, podem ter se tornado obsoletas esta semana. Uma série de fatos novos deu à guerra um caráter inteiramente novo e a transformou num conflito que opõe à Rússia, agora sem disfarces, uma coalizão de mais de trinta países alinhados a Washington. O objetivo, também anunciado abertamente, é minar as forças da único Estado hoje capaz de se opor militarmente às pretensões norte-americanas. Se isso ocorrer, os EUA estarão de mãos livres para tentar resolver por meios bélicos o declínio de seu poder econômico e o desgaste de sua hegemonia geopolítica.

O acontecimento mais importante se deu terça-feira (26/4), na base militar de Ramstein, que Washington mantém desde 1948 no sudoeste da Alemanha. O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin III, reuniu-se com autoridades militares de 33 países, mais a União Europeia e a OTAN. Como resultado, formou-se um Grupo Consultivo sobre a Segurança da Ucrânia, que se reunirá todos os meses. As declarações de Austin sobre os objetivos da coalizão são reveladoras: “vencer a luta atual e as que virão”, garantindo de imediato o envio do maior volume possível de armamento a Kiev. Mas houve antecedentes. No fim de semana, o próprio Austin, chefe do Pentágono, havia visitado a capital ucraniana na companhia do secretário de Estado, Anthony Blinken, em viagem mantida em sigilo até o último momento. Lá, encontraram-se com o presidente Zelensky, e mantiveram conversações cujo teor não foi revelado. De Kiev, ambos rumaram para Berlin, onde obtiveram da ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, o compromisso de abastecer a Ucrânia com material bélico pesado – ao menos 50 tanques.

QUEM QUER COMER CRIANCINHAS AO PEQUENO ALMOÇO?

Bom dia nesta quase boa tarde. Mas mais vale tarde que nunca.

Eis a seleção do Expresso Curto que está pior que antes e a condizer com os tempos dos lambe botas, lambe traseiros e penduricalhos. A autoria é do diretor-adjunto Miguel Cadete, na grelha de partida para mais altas velocidades proporcionadas pelo tio Balsemão – esse sábio democrata de lombada salazar-marcelista. É o que temos. É aquilo a que se sujeitam. Até mesmo que pensem NÃO dizem SIM e sorriem, sujeitando-se, aquiescendo “assertivos”, “modernos”, “civilizados”, “democratas”, “humanistas”… Quanto mais se baixam mais se lhes vê quanto percebemos as suas hipocrisias de estimação e as sua febres de se safarem na vida atropelando o interesse comum. Pior que a pandemia covid, este contágio trouxe-nos ao descalabro que se vê, se cheira, se sente e nos vitima. Que perigosamente cresce…

Pois. “Mas isso agora não interessa nada” – como dizia a “lançadora” do Big Brother e outras futilidades populares em Portugal. Vamos ao resto, que são quase horas de almoço. Aliás, de maioritariamente passarmos por debaixo da mesa. Ora, ora, quantos ignoram o que é que essa frase significa? Claro, são modernos. Mal comem, mas não sabem. Escravos modernos. Pertencem aos milhões de humanóides da UE. Muitos até com cursos universitários, que usam fato e gravata, mas que continuam escravos da modernidade bacoca. Ttodos aperaltados, bonitinhos, felizes da vida de trampa e pobres de espírito… Adiante.

Portugal está repleto de mentes cujas crenças e ideologia se mantêm como antes de Abril de 1974, talvez não tarde o tempo de regressarmos ao horripilante cenário de que na Rússia “comem criancinhas ao pequeno almoço”. Muitos padrecas por este país o disseram, alguns jornalistas, doutores, engenheiros, plebeus estúpidos e analfabetos assim acreditavam e o diziam. Calhaus empedernidos, era o que era. Era o salazarismo, o anticomunismo primário fruto do nazifascismo de Salazar, do cardeal Cerejeira - esse biltre – e tantos outros que em Abril de 1974, ouviram, aprenderam e gritaram a palavra liberdade que nem conheciam, nem sabiam o que era para além do nome de uma avenida sob o olhar de um marquês: a Avenida da Liberdade. A “lavagem ao cérebro”, o anti-Rússia, o anti comunismo invadiu-os e passou-lhes para os genes. Ocorre que na atualidade se constata que não aprenderam quase nada de útil para as comunidades. Continuam a olhar egoistamente para os seus umbigos, e serem muito mais hipócritas, a dizer o que lhes possa dar vantagens, a fazer que são o que não são. Nem equacionam que afinal são escravos modernos e que a liberdade é o consumismo exacerbado, o Macdonalds, os vários telemóveis, computadores, os chaços em que se deslocam e as traquitanas todas da atualidade. São miseráveis mas julgam-se ricos ao principio do mês e quando lhes são concedidos os créditos bancários agiotas… A liberdade não é só isso. A maioria continua a ser enganada. A enganar-se a ela própria. A iludir-se. A crer nas loas de políticos e quejandos da mesma seita que enchem a boca com a palavra democracia mas agem com imensos critérios e práticas salazaristas “modernas”. Com papas e bolos se enganam os tolos. Sois tolos, e então?

Sigam para o dizer do Curto do Expresso que trazemos aqui parcialmente, por nada e por tudo. Pensem… Pensar não dói nada, e se doer… Abram a pestana.

Faça-se notar que temos portugueses e europeus dos que não vão em balelas. Ainda existem. Urge colocar os pontos nos is e não deixar silenciar a razão. O unanimismo é adversário da verdadeira democracia e da liberdade. Mas é oque se vê, se sente e se cheira nestes tempos de luxúria neoliberal extremista a caminho do nazifascismo. Abram a pestana. Afinal não há quem coma criancinhas às refeições. Nunca houve. O que existe demasiado são antidemocrata, charlatães, que envenenam ingénuos e estúpidos. "Comer" criancinhas tem sido coisa de padralhada nojenta e de outros pedófilos, como é vulgo ficarmos a saber.

Bom dia, se conseguirem depois de lerem curtas do Curto, a seguir.

Mário Motta

EM DEFESA DO JORNALISTA BRUNO AMARAL DE CARVALHO

Alfredo Maia* | Nave dos Dias 

Prossegue em ritmo feroz a campanha de perseguição ao jornalista Bruno Amaral de Carvalho, o único repórter português que ousou ir observar a guerra na Ucrânia num território que mais nenhum camarada nacional seu quis ou pôde cobrir.

Fá-lo num teatro de operações de elevado risco, do outro lado da linha da frente. Fá-lo, sobretudo, porque leva às últimas consequências o que sente ser seu dever de contribuir para que o público disponha de informação o mais completa possível.

Por isso, Bruno Amaral de Carvalho atua em cenários atacados por forças ucranianas, do mesmo modo que os outros, a maioria, trabalham em cenários atacadas por forças russas e separatistas. É esse o seu arriscado contributo para o pluralismo.

Deveríamos todos agradecer a enorme coragem do Bruno, que se lançou sozinho numa missão muito arriscada, em zonas de combate, e sem qualquer suporte – laboral, material, financeiro, logístico e até moral – de qualquer órgão de informação: apenas vendendo a quem aceita os trabalhos que vai fazendo.

Se estivesse noutro local, num “outro lado” da guerra, o Bruno Amaral de Carvalho teria sido alçado pelos seus pares à categoria de herói como repórter de guerra e as revistas de “people” já lhe teriam dedicado catadupas de capas glamorosas e vasculhado as aventuras da sua intrepidez por esse mundo fora.

Mais lidas da semana