sexta-feira, 29 de abril de 2022

Ucrânia | ASSIM VAI A GUERRA POR PROCURAÇÃO DOS EUA-NATO-UE

Ministro ucraniano critica NATO por não abrir a porta da adesão à Ucrânia. Jornalista ucraniana morta após ataque com míssil em Kiev

Um posto de controlo na vila russa de Krupets, na região de Kursk, foi atacado, de acordo com o governador regional. Ucrânia diz que está planeada evacuação de civis em Mariupol esta sexta-feira.

Reino Unido envia 8000 soldados para o leste europeu

O Reino Unido anunciou esta sexta-feira que vai enviar cerca de 8000 soldados para exercícios militares no leste europeu, no que é considerado uma demonstração de força após a invasão da Ucrânia por parte da Rússia.

Os exercícios, em países como Finlândia e Macedónia do Norte, também envolvem aliados da NATO como França e Estados Unidos.

O Reino Unido vai a enviar 72 tanques Challenger 2 e 120 veículos blindados de combate, juntamente com canhões de artilharia, helicópteros e drones para os exercícios.

"A segurança da Europa nunca foi tão importante", disse o secretário de Defesa britânico Ben Wallace.

AFP

Jornalista ucraniana morta na sequência de ataque com míssil em Kiev


A jornalista ucraniana Vera Girich, da Radio Liberty, morreu na sequência do um ataque russo com míssil em Kiev que destruiu a casa onde residia, adianta a Rádio Svoboda.

Embora o bombardeamento tivesse ocorrido esta quinta-feira, o corpo apenas foi encontrado debaixo dos escombros na manhã desta sexta-feira.

David Pereira

Ucrânia diz que está planeada evacuação de civis em Mariupol esta sexta-feira

A presidência ucraniana anunciou que existem planos para evacuar civis esta sexta-feira a partir da central siderúrgica Azovstal, na cidade sitiada de Mariupol.

"Está planeada uma operação para evacuar civis da fábrica de Azovstal hoje", refere um comunicado, um dia depois de o secretário-geral da ONU, António Guterres, ter afirmado que a organização estava a "fazer tudo" para facilitar o resgate de civis da cidade portuária do sul da Ucrânia.

AFP

Ministro ucraniano critica NATO por não abrir a porta da adesão à Ucrânia

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros escreveu esta sexta-feira no Twitter a pedir garantias da segurança e a criticar a NATO por não abrir a porta da adesão à Ucrânia.

"A Ucrânia desistiu das armas nucleares por causa da paz mundial. Nós temos batido na porta da NATO, mas ela nunca abriu. O vácuo de segurança levou à agressão russa. O mundo deve a segurança à Ucrânia e pedimos aos estados que decidam que garantias de segurança estão prontos a dar", escreveu Dmytro Kuleba.

Ucrânia ataca posto de controlo na Rússia

Um posto de controlo na vila russa de Krupets, na região de Kursk, foi atacado, de acordo com o governador regional, Roman Starovoyt.

A agência de notícias russa RIA diz que não houve vítimas e que as forças da Rússia contra-atacaram.

Krupets fica perto da fronteira com a Ucrânia, perto da região de Sumy, no nordeste do país.

Human Rights Watch diz que refugiados na Polónia são alvo para tráfico humano

A organização não governamental (ONG) Human Rights Watch alertou hoje que os refugiados ucranianos na Polónia, sobretudo mulheres e crianças, enfrentam um maior risco de violência de género, tráfico humano e outras formas de exploração.

"O acolhimento na Polónia daqueles que fogem da guerra na Ucrânia é uma mudança positiva em relação à resposta a outras crises, mas a falta de medidas básicas de proteção corre o risco de expor os refugiados a sérios abusos", disse Hillary Margolis.

A investigadora de direitos das mulheres da Human Rights Watch (HRW) disse que o governo polaco tem deixado o acolhimento nas mãos de voluntários e ativistas, o que "coloca o ónus da segurança dos refugiados em pessoas bem-intencionadas, mas maioritariamente sem formação nem os sistemas ou apoio necessários".

Lusa

David Pereira | Diário de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana