segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Na escadaria do Lincoln Memorial, há 60 anos, hoje -- Mahalia Jackson

E de vez em quando, uma voz pode importar. Mahalia Jackson era uma delas.

Bev-Freda Jackson * | Escola de Relações Públicas da Universidade Americana | Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

Conhecida em todo o mundo como a “ Rainha do Evangelho ”, Jackson usou sua voz poderosa para trabalhar no Movimento dos Direitos Civis . A partir da década de 1950, ela viajou com o Rev. Martin Luther King Jr. por todo o Sul e o ouviu pregar nas igrejas negras sobre uma visão que só ele poderia ter.

Mas em 28 de agosto de 1963, nos degraus do Lincoln Memorial, algo não parecia certo para Jackson enquanto ela ouvia King fazer seu discurso preparado. King estava lendo seus comentários preparados quando ela fez uma sugestão simples .

“Conte-lhes sobre o sonho, Martin”, ela pediu a King , “conte-lhes sobre o sonho”.

Inspirado, King deixou de lado seus comentários preparados e improvisou de coração. Para os cerca de 250.000 que se juntaram à Marcha sobre Washington por Emprego e Liberdade naquele dia, ouviram King proferir um dos seus sermões seminais .

“Eu tenho um sonho”, pregou King, “que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado do seu credo: consideramos que estas verdades são evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais”.

Embora mais memorável, a voz de King não foi a única naquele dia, 60 anos atrás. A outra voz, aquela que King ouvia e atendia, pertencia a Mahalia Jackson.

“Uma voz como a dela surge uma vez a cada milênio”, disse King certa vez .

 Fenômeno Internacional

Nascida em 26 de outubro de 1911, em Nova Orleans , Jackson tinha uma voz de contralto que ganhou fama pela primeira vez como cantora gospel no coral da Igreja Batista Greater Salem, no lado sul de Chicago, durante a década de 1940.

Entre suas primeiras gravações de sucesso estavam “ I Can Put My Trust in Jesus ”, “ In the Upper Room ”, “ He’s Got the Whole World in His Hands ”, “ Move On Up A Little Higher ” e “ Even Me Lord ”.

Em pouco tempo, Jackson estava se apresentando em grandes salas de concerto nos EUA e na Europa. Em 1956, ela foi a primeira cantora gospel a se apresentar no Carnegie Hall . Em 1961, Jackson cantou na posse do presidente John F. Kennedy . O popular “Ed Sullivan Show” tornou Jackson um nome familiar ao convidá-la frequentemente para se apresentar.

Mas a fama internacional não fez com que Jackson esquecesse a sua formação religiosa e o seu compromisso de lutar pela igualdade de direitos.

Em “ As the Spirit Moves Mahalia ”, o proeminente escritor negro Ralph Ellison escreveu sobre o significado da voz de Jackson.

“A verdadeira função do seu canto não é simplesmente entreter”, explicou ele, “mas preparar a congregação para a mensagem do ministro, torná-la receptiva ao espírito e, com efeitos de voz e ritmo, evocar uma comunidade compartilhada de experiência .”

Ellison escreveuainda que Jackson “não era principalmente uma cantora de concertos, mas uma suma sacerdotisa na cerimônia religiosa de sua igreja”.

Mahalia e Martin

Jackson e King se conheceram na Convenção Batista Nacional no Alabama em 1956. King perguntou a ela se ela poderia apoiar seu trabalho lá cantando e inspirando ativistas dos direitos civis durante o boicote aos ônibus de Montgomery , de 381 dias .

A partir daí, ela se tornou a primeira mulher a servir no conselho da Southern Christian Leadership Conference , um proeminente grupo de direitos civis liderado por King, e se tornou uma das conselheiras de maior confiança de King. Num comunicado de imprensa de 1962 , King escreveu que Jackson "apareceu em numerosos programas que ajudaram a luta no Sul, mas agora ela indicou que quer estar envolvida regularmente".

Ela compartilhou sua visão de quebrar as barreiras da segregação e lutar por um tratamento equitativo para os afro-americanos. Por direito próprio, Jackson tornou-se uma figura visível dentro do Movimento dos Direitos Civis.

Jackson morreu em 1972 , aos 60 anos.

A voz de Jackson em um movimento

Se a música era a alma do movimento, o pensamento estratégico estava no seu cerne. Como explicou mais tarde o psicólogo Asa Hilliard , entre essas estratégias estavam a persuasão moral, o litígio, a organização popular, a desobediência civil, os boicotes económicos, a solicitação de patrocinadores empresariais e o uso da televisão.

Marcha sobre Washington foi considerada o evento culminante do histórico Movimento dos Direitos Civis. A marcha estava enraizada no ideal de justiça económica e foi realizada intencionalmente em 28 de agosto para comemorar o linchamento de Emmett Till no Mississippi na mesma data em 1955.

A morte de Till e a subsequente absolvição de três homens brancos acusados ​​do assassinato brutal foi um dos pontos de viragem do movimento.

Entre os alicerces do Movimento dos Direitos Civis estava a música. Falou à alma e o presente de Mahalia confortou as massas. King frequentemente ligava para ela em momentos difíceis e pedia que ela cantasse para ele pelo telefone.

King a chamou de “uma bênção para mim… e uma bênção para os negros que aprenderam através dela a não ter vergonha de sua herança”.

Não foi nenhuma surpresa que Jackson se sentisse confortável o suficiente para fazer uma sugestão ao líder dos direitos civis durante um sermão.

Antes de aparecer nos degraus do Lincoln Memorial, Jackson cantou sua versão de “ I have buked and I have scorned ” e depois que ele terminou, ela cantou “ We Shall Overcome ”.

Mas a frase mais importante dela naquele dia pode ter sido: “Conte a eles sobre o sonho, Martin”.A conversa

* Bev-Freda Jackson  é professora adjunta de justiça, direito e criminologia na American University School of Public Affairs.

Este artigo foi republicado de The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original .

Sem comentários:

Mais lidas da semana