sexta-feira, 31 de março de 2023

O HOMEM CANSADO DE ESPERAR – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Um padre que passou por Angola (Igreja Sagrada Família) foi à Universidade de Vincennes recrutar estudantes para ensinarem a Língua Portuguesa a filhos de emigrantes portugueses que residiam na comuna de Puteaux. Uns moravam em barracas. Outros sobreviviam em casas reprovadas pelas autoridades para arrendamento, por não terem condições de habitabilidade. Aos sábados lá estávamos nós, ensinando as crianças. 

Um sofrimento terrível. Além de viverem em tugúrios, as crianças estavam mal alimentadas. Comiam massa enriquecida com latas de comida para os cães. Passavam os dias entregues a si próprias, porque os pais trabalhavam de manhã à noite. Eles na construção civil e elas como mulheres-a-dias. Uma tragédia humana. 

Eu fazia biscatos em cafetarias e vendia a última edição do jornal France-Soir entre a Opera e o Palais Royal. Um esforçado ardina. Tinha uma cliente que me pagava à semana. Mas sempre muito mais do que devia. Um dia, perto da Páscoa, meteu 100 francos num envelope. Mas devia pouco mais de 20! Junto da Cidade Internacional Universitária, onde vivia, existia uma “grande superfície” que estava a fazer propaganda das iguarias próprias da época, sobretudo chocolates. Gastei metade do dinheiro nessas iguarias e no sábado fui dar aulas às minhas crianças. No intervalo expus as iguarias na mesa e convidei-as a servirem-se.

Um sofrimento terrível. A reacção de felicidade daquelas crianças comoveu-me tanto que não contive as lágrimas. Elas momentaneamente felizes e eu chorando. Um menino perguntou-me porque chorava. E eu disse que estava com uma tremenda dor de dentes. Continuei a dar aulas de Língua Portuguesa às crianças até às férias grandes. Mas depois desisti. Não aguentava aquele contacto semanal com tanta miséria. Uma cobardia é verdade. Mas estava a ir-me abaixo. A minha saúde mental corria perigo.

Mais de 50 anos depois, um homem afegão, cansado de esperar, tentou matar o professor que lhe ensinava a Língua Portuguesa, em Lisboa. Podia ser eu o professor ou o agressor. Duas mulheres tentaram acalmar o homem cansado de esperar e ele matou-as à facada. O morto matou.

Este homem estudou na universidade. É engenheiro informático. Quando o estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) se saciou de sangue, abandonou o Afeganistão. O homem que não sabe esperar fugiu com a esposa e três crianças. Ficou preso no campo de concentração de Lebos, na Grécia. Um dia alguém pegou fogo às tendas e a jovem mulher morreu queimada, como as elites femininas da UNITA morreram nas fogueiras da Jamba. Ele ficou com três crianças. A mais velha ainda não tem dez anos!

Angola | DESABAMENTO DE EDIFÍCIO EM LUANDA SERVE DE ALERTA

Em Angola, muitos edifícios da era colonial, e até mesmo novos edifícios, encontram-se em estado de degradação. Arquiteto diz que o recente colapso de um prédio em Luanda é um alerta a não ignorar.

Não é a primeira vez que um edifício desmorona no centro da capital angolana, Luanda. O colapso do antigo edifício urbano da Direção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), na madrugada de 29 de março de 2008, ainda hoje é recordado.

15 anos depois, o cenário voltou a verificar-se no sábado (25.03), com o desabamento do Edifício 41, um prédio de seis andares na Avenida dos Combatentes.

Os destroços do edifício continuam a ser retirados do local. Não houve registo de vítimas humanas, mas, para trás, ficaram os haveres, vivências e memórias das famílias que durante décadas viveram no local. 

Edifícios sem manutenção e com sobrecarga

Segundo especialistas consultados pela DW África em Angola, um pouco por todo o país, há edifícios similares ao que desabou recentemente em Luanda.

O arquiteto João dos Santos refere que, na capital angolana, por exemplo, muitos edifícios antigos e novos estão nas mesmas condições. E há edifícios com mais de 100 anos de existência sem manutenção, alerta o arquiteto.

Ler/ver em Página Global: Angola | Vídeo capta momento em que prédio de seis andares desaba em Luanda

"Temos verificado muitos edifícios com um elevado nível de fissuras", acrescenta João dos Santos. Isso estaria relacionado com a sobrecarga de peso nestas construções. "

"Há uma elevada carga nas construções anárquicas que têm sido colocadas nos entrepisos dos edifícios", explica o arquiteto.

AS DUAS FACES DE EMMANUEL MACRON NA ÁFRICA

Como o presidente da França se unge em mentiras, traições e campanhas de difamação no continente africano.

Martin Jay* | Strategic Culture Foundation | © Foto: REUTERS |# Traduzido em português do Brasil

As elites africanas não podem mais fingir para Macron ou para os franceses. Já se foram os dias em que eram obrigados a agradar aos presidentes franceses que a França ainda exercia o seu poder em todo o continente no período pós-independência, o que foi comprovado pela vergonhosa conferência de imprensa de Macron, onde falou baixo ao Presidente da República Democrática do O presidente do Congo, Felix Tshisekedi. Com o declínio da França no cenário mundial – e em particular na África – e o surgimento da Rússia e da China como investidores mais sérios no continente, talvez fosse inevitável que algum tipo de birra estivesse por vir. Mas com a explosão, veio um batismo de mentiras.

A ironia dessa coletiva de imprensa, porém, é que Macron patrocinou o presidente da RDC do começo ao fim, sugerindo até mesmo que o líder africano não conseguia distinguir entre o estado e a mídia devido ao aparente desenvolvimento interrompido da liberdade de imprensa da RDC.

Até isso era mentira. Ironicamente, foi a própria mídia da França que falhou em responsabilizar Macron por um conjunto de outras mentiras espalhadas na conferência, que a elite de Kinshasa sem dúvida teria notado ao relembrar o evento. É verdade que a perspectiva da França e como ela relata as eleições africanas é vista de um ponto de vista paternalista e colonial. Mas Macron afirma que não foi culpa da França que Ruanda atualmente está criando alguns problemas reais em uma parte do Congo - e que sua milícia M23, que até mesmo a mídia liberal francesa admite, é financiada por Kigali– é outro insulto à inteligência do líder da RDC e sua cabala de assessores. Tshisekedi superou Macron na conferência de imprensa e evitou dizer a verdade: a França hoje está apoiando o governo de Paul Kagame em Kigali e o considera um aliado fundamental e, portanto, as lamentáveis ​​alegações de inocência de Macron são sal nas feridas dos congoleses. Talvez seja isso que o presidente da RDC quis dizer quando pediu a Macron que tratasse ele e seu povo como iguais. Pare de mentir para nós e de nos tratar como crianças, pois sabemos o que você está fazendo em Ruanda.

O DECRETO DE MACRON QUE INCENDIOU A FRANÇA

Quando  contornou o Parlamento e forçou mudanças no sistema previdenciário , o governo de Macron expôs a deterioração antidemocrática do sistema executivo dual da Quinta República, escreve Muhammed Shabeer.

Muhammed Shabeer* no Peoples Dispatch | em Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

Mais de 2 milhões de pessoas foram às ruas em toda a França na terça-feira, denunciando as polêmicas reformas previdenciárias promovidas pelo governo do presidente Emmanuel Macron.

As reformas foram aprovadas à força na Assembleia Nacional em 16 de março, usando oArtigo 49.3 para contornar a votação parlamentar. A medida enfraqueceu ainda mais a legitimidade das reformas, já detestadas pela maioria da classe trabalhadora francesa.

Enquanto o governo, chefiado por Macron e pela primeira-ministra Elisabeth Borne, sobreviveu por pouco a um voto de desconfiança em 20 de março, o índice de aprovação do presidente despencou junto com a boa vontade política de seu partido neoliberal Renascença (RE), como raiva contra as reformas antitrabalhadoras da previdência em todo o país. 

Rússia tem todo o direito de prender o elemento do Wall Street Journal por espionagem

Andrew Korybko* | Substack | opinião | # Traduzido em português do Brasil 

As autoridades de segurança de qualquer país têm o direito de prender estrangeiros como aquele funcionário do Wall Street Journal que tenta obter informações específicas sobre questões ultrassensíveis de segurança nacional de uma autoridade local, muito menos durante um conflito em andamento e para não mencionar enquanto cidadão de um país hostil. A prisão daquele indivíduo pela Rússia não foi a assim chamada “repressão política” como a grande mídia está desonestamente girando, mas a flexão de seus direitos soberanos de acordo com a lei internacional para se defender.

A Western Mainstream Media (MSM), liderada pelos EUA, está furiosa depois que a Rússia prendeu um funcionário do Wall Street Journal (WSJ) sob a acusação de espionagem no início desta semana. Segundo o FSB , esse indivíduo “agiu no interesse do governo dos Estados Unidos” ao tentar obter informações sigilosas. O legislador de Yekaterinburg com quem se encontrou confirmou que o chamado “jornalista” queria saber detalhes muito específicos sobre o complexo militar-industrial da Rússia em sua região.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia escreveu no Telegram que “Infelizmente, esta não é a primeira vez que o status de 'correspondente estrangeiro', visto de jornalista e credenciamento foram usados ​​por estrangeiros em nosso país para encobrir atividades que não são jornalismo." Na mesma época, o porta-voz do Kremlin confirmou que o indivíduo preso foi de fato “ pego em flagrante ” durante uma reunião com o legislador local mencionado anteriormente, quando o FSB apareceu para detê-lo.

Tendo em mente o que aquele oficial de Yekaterinburg disse à TASS na notícia com hiperlink compartilhada na última frase do primeiro parágrafo, não há dúvida de que a Rússia tinha todo o direito de prender aquele funcionário do WSJ por espionagem. Afinal, se um cidadão russo, chinês ou iraniano nos Estados Unidos com visto de jornalista se encontrar com um legislador local para perguntar “se as empresas mudam de perfil, quantos turnos existem e se têm pessoal adequado”, então eles certamente teriam sido presos também.

Zelensky devia abandonar a ideia de reivindicar a Crimeia e Donbass -- ex-agente CIA

EX-AGENTE DA CIA EXORTA OS EUA A FAZEREM COM QUE ZELENSKY ABANDONE AS REIVINDICAÇÕES SOBRE A CRIMEIA E DONBASS

Zelensky admite que os ucranianos estão à beira do cansaço da guerra

Ahmed Adel*  | South Front | # Traduzido em português do Brasil

Os EUA deveriam dizer sem rodeios ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que Kiev eventualmente terá que aceitar concessões territoriais, disse o ex-chefe do Centro de Contraterrorismo da CIA, Robert Grenier. Isso ocorre quando Zelensky admitiu que seu povo está ficando cansado de conflitos.

“Aproxima-se rapidamente o momento em que um representante sênior do governo Biden precisará iniciar um diálogo igualmente duro, realista – e empático – com Zelensky”, escreveu ele em The Hill, acrescentando que, embora o presidente dos EUA seja “um grande amigo” de Kiev, “sua capacidade de cumprir suas promessas implícitas e explícitas de apoio à Ucrânia 'pelo tempo que for necessário' provavelmente será reduzida em um futuro próximo”.

“Zelensky deve ser empurrado na direção de uma solução negociada, provavelmente incluindo concessões territoriais na Crimeia e no Donbass”, disse o ex-funcionário da CIA.

Na opinião do especialista, o conflito ucraniano não ameaça a segurança nacional de Washington e, portanto, a defesa total de cada centímetro do território ucraniano não está na lista de interesses vitais do Ocidente.

“Agora é a hora de o governo se engajar em um pensamento crítico duro, seguido de uma conversa dura em Kiev, nas capitais da OTAN e, sim, em Moscou”, disse Grenier.

ACHTUNG – PANZER!

A campanha ucraniana da OTAN é uma abominação, tão abominável quanto foi a destruição de Berlim por Hitler e as centenas de milhares de inocentes que ele e seus comparsas jogaram em sua pira.

Declan Hayes | Strategic Culture Foundation | © Foto: Domínio público | # Traduzido em português do Brasil

Os generais ucranianos em posição de derrubar o Príncipe Palhaço Zelensky deveriam ler Achtung – Panzer!, de Hanz Guderian! (Cuidado – o tanque!), que formou a base para Blitzkrieg, o conceito de guerra relâmpago do Terceiro Reich, onde o uso concentrado de tanques, com infantaria e força aérea em apoio próximo, rapidamente subjugaria o inimigo.

Esses generais ucranianos condenados também devem examinar as principais campanhas que Guderian e seus camaradas costumavam usar para testar a blitzkrieg. A primeira dessas campanhas foi o Anschluss , a anexação da Áustria em março de 1938, onde os tanques de Guderian ficaram sem combustível ou quebraram e onde o valor de combate da formação de Guderian era inexistente. Se tivesse havido algum combate real, as forças de Guderian teriam sido atacadas, assim como os panzers ucranianos da OTAN podem esperar ser atacados enquanto avançam pesadamente ao longo dos 1.200 km do campo de tiro russo de peixe em um barril, da fronteira polonesa ao Dnieper. uma perspectiva um pouco mais onerosa do que cruzar a fronteira alemã com a Áustria.

O próximo passo para Guderian, que acabou como comandante-em-chefe das forças do Reich, foi a derrota da França que, apesar de uma brilhante peça militar, foi extremamente arriscada, pois Guderian comprometeu 1.112 do total de 2.438 tanques da Alemanha nas Ardenas. e descobertas de Meuse. Embora Napoleão tenha falado com aprovação sobre generais sortudos, Guderian foi extremamente imprudente e, se a França e seus aliados tivessem uma contra-estratégia viável, o Reich teria terminado em maio de 1940, e não em maio de 1945.

O CONSENSO DE WASHINGTON ESTÁ MORRENDO

Pressionados pelo avanço chinês, EUA e Europa reveem seus dogmas. Estão de volta, em todo o mundo, o estímulo estatal à economia, a industrialização dirigida e o protecionismo. Brasil atrasa-se, mas terá de acordar para a nova realidade

Angela Nagle | no New Statesman | em Outras Palavras | Tradução: Antonio Martins | Imagem: Peter Reynolds/The Economist | # Publicado em português do Brasil

Estaremos assistindo à morte do Consenso de Washington? Concebido em 1989 e baseado na teoria de que o livre comércio era a base da riqueza das nações, ele defendia que as nações subdesenvolvidas deveriam se abrir ao livre comércio e à globalização para acumular riquezas. Qualquer estudante universitário das últimas décadas provavelmente pode se lembrar de como os debates sobre os direitos e erros do “capitalismo” normalmente tratavam a globalização e o livre comércio como sinônimos. Poucos que passaram pelas salas de seminários naqueles anos teriam encontrado um espectro de pensamento econômico sem Adam Smith de um lado e Karl Marx do outro.

Mas desde que a China emergiu como seu principal concorrente, os EUA se comportaram como se nunca tivessem acreditado na filosofia de desenvolvimento que sustenta a Consenso de Washington. Diante de um concorrente disposto a usar todo o arsenal de políticas econômicas nacionais dirigidas pelo Estado, os EUA, primeiro sob Donald Trump e agora com Joe Biden, voltaram ao nacionalismo econômico. Biden está empregando o desenvolvimento industrial dirigido pelo estado, o protecionismo, o esforço por atrair de novo indústrias (reshoring) e estratégias de guerra comercial de forma mais agressiva e eficaz do que Trump. A União Europeia (UE) está seguindo o mesmo caminho, aumentando os gastos do Estado em pesquisa e desenvolvimento com projetos como o Horizonte Europa, política de desenvolvimento industrial para todo o bloco, além de relaxar as restrições aos auxílios estatais para a indústria nacional. O retorno global à política industrial começou com o plano Made In China 2025 da China, anunciado em 2015, e foi seguido pelo Green Deal Investment Plan da UE em 2020. Em seguida, os EUA responderam com o 2022 Chips Act e o Inflation Reduction Act .

Este é um momento de transição, pois uma narrativa econômica central está sendo suplantada por outra. Como podemos entender isso? O historiador econômico Erik Reinert passou anos revivendo o que chamou de “outro cânone” da história e do pensamento econômico. Abandonado durante o domínio pós-guerra dos EUA (um período em que o livre comércio beneficiou o líder industrial inconteste do mundo), este outro cânone é um método para revelar os fatos, passado e presente, sob uma luz diferente. Não foi o imperialismo ou o laissez-faire, mas as políticas dirigidas pelo Estado que conduziram os milagres econômicos na Inglaterra do século XIX, na América pós-Guerra Civil, no Japão Meiji e no Wirtschaftswunder na Alemanha do século XX. Entre os economistas mais importantes no aperfeiçoamento dessa escola de pensamento estão o alemão Friedrich List (1789-1846) e o americano Henry Charles Carey (1793-1879). Mas as raízes observáveis ​​de suas visões de mundo remontam a muito mais tempo.

TERÃO OS EUA UM FUTURO?

Paul Craig Roberts [*]

Neste artigo, explico porque penso que a guerra nuclear está nas cartas. Sei que a maioria não quer ouvir isto. Mas se ninguém souber, há ainda menos hipóteses de a evitar.

A manchete de ontem (29 de Março) era US To Rethold Nuclear Weapons Data From Russia As Last Treaty Collapses (EUA reterão dados de armas nucleares da Rússia quando o último tratado entra em colapso).

Os propagandistas de Washington, claro, culpam a Rússia. Isto tem êxito junto aos patriotas que se embrulham na bandeira, mas não tem êxito com o Kremlin. O Kremlin vê Washington dar mais um passo em direcção à guerra para obliterar o obstáculo russo à hegemonia mundial de Washington.

Olhando para a conduta confusa da Rússia no seu conflito com a Ucrânia, e agora com a NATO e os EUA, tenho procurado uma explicação que faça sentido. Por que, como sabem os leitores tenho perguntado, o Kremlin recusa-se a utilizar a força para pôr rapidamente fim ao conflito antes de Washington e as suas marionetas da NATO se tornarem demasiado envolvidos? Não fazia sentido até eu perceber que o Kremlin foi convencido pelos neoconservadores de Washington de que a guerra com os EUA é inevitável, o que, naturalmente, significa guerra nuclear.

O Kremlin está provavelmente preocupado que, se a Rússia utilizar a força convencional à sua disposição para a Ucrânia nocaute, o resultado poderá ser uma intervenção directa dos EUA/NATO antes de a Rússia ter instalado um maior número dos seus mísseis nucleares hipersónicos e dos seus sistemas de defesa aérea S-500 e S-550, os quais têm a capacidade de interceptar e destruir os mísseis nucleares de Washington. Ao contrário dos mísseis hipersónicos russos que mudam aleatoriamente de rumo e não podem ser interceptados, os mísseis tecnicamente inferiores de Washington podem ser derrubados.

A minha conclusão é que o Kremlin, convencido pelos neoconservadores de Washington e sua dominação de todos os governos dos EUA no século XXI de que os EUA pretendem a destruição da Rússia, está a preparar-se para a guerra nuclear. Várias vezes Putin fez a declaração pública de que é evidente que o Ocidente pretende a destruição da Rússia. É incompreensível que Washington seja tão imprudente, tão irresponsável, tão completamente estúpido a ponto de ter convencido o Kremlin de que Washington pretende a destruição da Rússia. É extraordinário que as declarações de Putin não tenham produzido garantias por parte da Casa Branca.

Quando a Rússia estiver preparada, os EUA e as capitais das suas marionetas da NATO enfrentam a aniquilação.

Mais lidas da semana