Aqui vão eles. Vice-reitores,
gerentes universitários e criaturas com títulos inomináveis e sem sentido (deputados, semi-deputados,
subdeputados), toda uma cavalgada de criaturas parasitas que precisam ser
castradas, ansiosas por perseguir outra ideia idiota. As universidades
australianas não querem perder o complexo militar-industrial-educacional,
quaisquer que sejam seus perigos. Com o pacto de segurança AUKUS inspirado
na guerra, que promete a redução do orçamento australiano no valor de $ 368
bilhões de dólares australianos ao longo de três décadas, um sistema corrupto
promete piorar.
A distração do AUKUS não poderia
ter vindo em melhor hora. O setor terciário na Austrália está se tornando
cada vez mais cadavérico, marcado por cortes de custos, precarização desenfreada
e ensino pesado e cargas de trabalho para aqueles que lutam nas trincheiras
pedagógicas.
Em um artigo recente do repórter de educação superior do Guardian
Australia , um acadêmico, que preferiu permanecer anônimo com medo de
represálias institucionais, comparou a moderna universidade australiana a um
supermercado. Os alunos eram os clientes que passavam pelos balcões de
autoatendimento; a equipe, cada vez mais irrelevante, era prontamente
descartável.
As histórias são familiares há
anos, mesmo quando as ofensas da administração da universidade continuam
inabaláveis: tutores sendo pagos insuficientemente para ler e avaliar o
trabalho adequadamente; segurança de trabalho praticamente inexistente; a
supressão da liberdade acadêmica e a crítica das horríveis práticas de gestão. Dado
o sigilo patológico sob o qual as universidades trabalham, é virtualmente
impossível obter dados essenciais que esclareçam o tamanho das turmas, a
proporção entre professores e alunos e os contratos com empresas privadas.
Mas, apesar do setor
universitário australiano se mostrar insustentável, sem princípios e
desajeitado, indivíduos como Catriona Jackson, CEO da Universities Australia,
estão em busca de novas fronteiras. No ano passado, a submissão das
Universidades da Austrália à Revisão Estratégica de Defesa estava quase
implorando para vincular as universidades às necessidades de defesa do país. Tudo
o que o Departamento de Defesa e as Forças de Defesa Australianas precisavam
fazer era perguntar.
Como o Australian Financial
Review relatou na
época, “As universidades precisam estar preparadas para responder de maneira
adaptável e eficiente a um claro sinal de demanda da defesa em termos de
necessidades de força de trabalho – tanto habilidades quanto números – bem como
necessidades de tecnologia e hardware.”
Que sorte, então, que AUKUS veio
desajeitado. Para Jackson, princípios na educação são menos importantes do
que oportunidades comerciais infladas ou, para usar sua linguagem,
comercialização. Distante do próprio processo de aprendizagem, alheia à
oferta de cursos e à sala de aula, ela vê esse pacto de segurança da guerra
como promissor. “É força de trabalho, força de trabalho, força de
trabalho”, ela disse ao apresentador do Sky News, Kieran Gilbert. “Não
precisamos apenas de físicos nucleares, embora precisemos de alguns deles e
seja uma profissão muito especializada. Quase todas as áreas do
empreendimento humano precisam de um aumento de capacidade, então engenheiros,
médicos, enfermeiras, psicólogos, praticamente todo mundo.”
Evidentemente, ouvindo os jingles
de guerra chegando, Jackson está viajando para Washington para reuniões com oficiais de segurança nacional do
Departamento de Estado dos EUA e da National Science Foundation. Ela
espera que o número de parcerias com universidades australianas seja expandido,
“com mais de 10.000 parcerias formais já estabelecidas com outras instituições
em todo o mundo”. A mensagem que ela leva à capital dos EUA será, no
entanto, focada em “desenvolver a capacidade [das universidades australianas]
de entregar o projeto, inclusive por meio do fornecimento de trabalhadores
qualificados e pesquisa e desenvolvimento de classe mundial”.
Certas publicações também
exalaram elogios chauvinistas sobre o novo papel do setor terciário da
Austrália. O australiano , um dos principais trapos de espuma e
bile de Rupert Murdoch, é sempre confiável a esse respeito. O editor de
ensino superior do jornal, Tim Dodd, em uma contribuição de
março, fez duas perguntas ao setor universitário: as universidades australianas
já desempenharam um papel tão vital na defesa nacional como provavelmente o
farão nas próximas duas décadas na construção submarinos movidos a energia
nuclear? Será que eles gostariam de estar envolvidos?
Ao longo de seu artigo, Dodd
parece pensar que um sistema universitário desvinculado do sistema de defesa é
algo moralmente questionável. Ao fazer isso, ele revela sua ignorância
sobre as sábias palavras do senador democrata J. William Fulbright, que alertou que “ao
se prestar demais aos propósitos do governo, uma universidade falha em seus
propósitos mais elevados”.
Dodd pode apenas observar que,
“No período pós-guerra, as universidades ainda não eram essenciais para os
programas de defesa”. AUKUS e o programa submarino nuclear mudaram as
coisas. “A Austrália está agora embarcando em um enorme programa para
construir, operar e manter submarinos movidos a energia nuclear e um objetivo
claro é a capacidade soberana.” Em suma, foi “uma prioridade nacional
crítica à qual as universidades têm razão em dar todo o seu apoio. O apoio
deles é fundamental.”
Deixando de lado bobagens banais
como “capacidade soberana” – a tecnologia, perícia, controle e orientação sobre
esta nova maquinaria prometida sempre serão dirigidas por Washington – os
sentimentos são claros. O complexo militar-industrial-universitário é
motivo de comemoração. Existem, por exemplo, “outras partes do AUKUS” que
envolverão “nossas melhores universidades” em áreas como “pesquisa avançada em
segurança cibernética, inteligência artificial e tecnologias quânticas”.
Estranhamente, Dodd entende a
questão sobre a liberdade acadêmica da maneira errada: que expressar uma
escolha em favor da flagrante bateria de guerra de AUKUS é algo que deveria ser
feito para acadêmicos. Se ele tivesse alguma ideia sobre os ambientes
universitários despóticos, saberia que os acadêmicos, com o que quer que eles
concordem, terão pouco a dizer sobre o assunto. Gerências distantes e
alienadas, inexplicavelmente entronizadas em torres administrativas, tomarão
tais decisões por eles; a única liberdade de expressão real será exercida
por aqueles que se opõem à medida.
*O Dr. Binoy Kampmark foi
bolsista da Commonwealth no Selwyn College, Cambridge. Atualmente leciona
na RMIT University. E-mail: bkampmark@gmail.com
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