terça-feira, 2 de maio de 2023

A ÚLTIMA OFENSIVA DO REGIME DE KIEV

A junta militar ucraniana está sob intensa pressão de seus patrocinadores para finalmente provar que valeu a pena gastar os mais de 158 bilhões de dólares que o Ocidente coletivo investiu até agora.

Davor Slobodanovich Vuyachich | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

A grande ofensiva há muito anunciada das forças militares sob o controle do regime criminoso de Kiev é inevitável; ninguém deve mais duvidar disso, e é realmente apenas uma questão de dias antes que essa grande e massiva operação comece. No entanto, Kiev não se precipita nesta aventura desastrosa porque está totalmente preparada para uma ofensiva, como o general americano Christopher Cavoli, comandante do Comando Europeu dos Estados Unidos, afirmou com otimismo em 26 de abril. finalmente conseguiu aproveitar o grande entusiasmo de lutar até a morte entre os soldados ucranianos comuns.

A ideia de uma ocupação violenta de territórios onde vivem praticamente apenas russos que não querem ser cidadãos da Ucrânia só poderia atrair os nazistas ucranianos mais endurecidos. Não há entusiasmo nas fileiras dos soldados ucranianos. Pelo contrário, aqueles entre eles que estão na linha de frente estão extremamente exaustos e, conforme relatado até mesmo pela grande mídia ocidental, como o “New York Times”, eles estão começando a questionar a teimosia com que Volodymyr Zelensky sacrifica a vida de Soldados ucranianos e desperdiça munição. É certo que essas tropas desmoralizadas não são realmente as forças ucranianas que serão incumbidas da tarefa de levar a cabo esta grande operação militar.

A verdadeira razão pela qual a ofensiva não pode mais ser adiada reside no fato de que a junta militar ucraniana está sob intensa pressão de seus patrocinadores para finalmente provar que os mais de 158 bilhões de dólares que o Ocidente coletivo investiu até agora valeram a pena gastar. . Se este monstruoso pseudo-estado nazista, uma vergonhosa inversão de tudo o que a Ucrânia como parte inseparável do Império Russo e mais tarde a União Soviética foi, não conseguir alcançar sucessos militares realmente significativos e concretos com a ofensiva que se aproxima, é muito provável que isso significar o fim gradual da ajuda militar e financeira ocidental. Desde que a gangue governante de Kiev se tornou viciada em injeções de ajuda estrangeira, das quais eles vivem em abundância, luxo e libertinagem nos últimos meses,

Em Moscou, eles também estão cientes de tudo isso e é por isso que aguardam impacientemente o grand finale, que pode finalmente trazer ao alcance os objetivos da Operação Militar Especial Russa. Absurdamente, a ofensiva ucraniana é uma grande chance para uma vitória russa inesperadamente rápida. A Rússia certamente não pode perder uma guerra que ainda não começou a travar. Se a Ucrânia está em guerra há mais de um ano, o mesmo não pode ser dito da Rússia. Possíveis falhas no campo de batalha só poderiam forçar o Kremlin a abandonar o formato de Operação Militar Especial como uma tentativa de implementar uma intervenção militar muito limitada e forçá-lo a liberar todo o seu formidável potencial militar, que todos os que amam a Rússia há muito desejam.

Como ignorar crimes e o apartheid de Israel: aprenda com Ursula von der Leyen

A chefe da UE deveria ter vergonha de elogiar o  uso de tropas racistas anti-palestinos. Vergonha para ela. 

André Mitrovica* | Al Jazeera | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Em vez de um bolo azul e branco coberto com 75 velas, von der Leyen postou um vídeo de quase 90 segundos retocando a longa e cruel história de roubo e violência de Israel, visitada por gerações de palestinos presos. Ela também elogiou o estado do apartheid por seu “dinamismo” e “engenhosidade”.

“Setenta e cinco anos atrás, um sonho foi realizado”, disse ela. “Você [Israel] literalmente fez um deserto florescer.”

Seu revisionismo bruto e a reciclagem de um tropo familiar e intolerante foram condenados instantaneamente e em voz alta por palestinos que não apenas suportaram o pesadelo sem fim da ocupação implacável de Israel, mas também foram invadidos, presos, torturados, mortos e tiveram suas casas e terras roubadas. pelo dinâmico e engenhoso aniversariante celebrando o Dia da Independência junto com o presidente von der Leyen.

Nesta terça-feira, o prisioneiro palestino Khader Adnan foi encontrado morto em uma prisão israelense após uma greve de fome de quase três meses contra seu encarceramento sem acusação ou julgamento. Não espere que von der Leyen diga uma palavra sobre isso. A festa de aniversário não deve ser arruinada.

ARMISTÍCIO DO SUDÃO

Rahma, Turquia | Cartoon Movement

Angola | Governo das Fogueiras em Primeira Mão – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Este fim-de-semana alargado é dos trabalhadores. Por isso tenho que fazer alguma coisa de útil. O meu contributo para que o Primeiro de Maio seja em cheio na vida dos que não têm biliões, triliões, minas, fazendas, empresas, carrinhos e omatapalos vou divulgar uma peça secreta dos arquivos da UNITA. Leiam com atenção porque da leitura destas informações depende a sobrevivência de todos, ricos, pobres, milionários e até ladrões dos diamantes de sangue, vulgo maninhos. 

Os chefes da UNITA reuniram secretamente em Lisboa e dessa reunião saiu o futuro Governo do Galo Negro. O Gangsta vai ser ministro da Comunicação Social. Man Gena o ministro da Cultura. Chivukuvuku fica com a pasta das Escravas Sexuais e Fogueiras à Moda da Jamba. Abílio Camalata Numa é o ministro da Defesa Activa, pasta ministerial que consiste em matar quem não vestir uma camisola com a fotografia do Savimbi. O Tanaice Neutro é ministro dos Atentados e Destruições. Adalberto da Costa Júnior é o Vice Presidente da República mas sem pasta. Savimbi é o Presidente da República Vitalício. Vivo ou morto tanto faz.

Comandante em Chefe é Mihaela Webba. O tapete do seu gabinete é o Peregrino Wambu. Lukamba Gato o cadeirão. Ele coloca-se a quatro patas e a chefe senta a bunda nos seus costados. Depois de muita discussão, os conjurados aceitaram dar o lugar de chefe da casa militar do Savimbi ao revisor Rui Ramos, antigo combatente jurado, encartado e beneficiado.

O deputado Justino Pinto der Andrade é o poeta mor do reino. Foi intimado a fazer o hino nacional. Tenho orgulho de apresentar, em primeira mão, essa peça imortal que tem música do Bonga, o mais coerente de todos os angolanos a sacar dinheiro, até ao Diabo: 

Queremos Savimbi/Que é nosso Rei/Queremos Savimbi/ Que é nosso Pai. 

Angola | Antes Aprender do que Matar a História – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Março Mulher é uma marca que nasceu do Povo Angolano. Não brotou da propaganda. Não cresceu a impulsos de dinheiro. É mesmo nossa, foi alimentada por figuras grandiosas como as Heroínas Luzia Inglês (Inga) ou Maria Eugénia Neto. Hoje é o último dia do Abril Jovem. Mais um marco valioso que assinala os mil sacrifícios consentidos pelos jovens angolanos de todas as gerações que lutaram e lutam pela liberdade. 

Milhares de angolanas e angolanos que aderiram à Luta Armada de Libertação Nacional aprenderam nas fileiras do MPLA que o Homem sem liberdade vale menos do que um cão vadio que todos apedrejam e escorraçam ou, se tiver sorte, sai da vadiagem para ser acorrentado à casota. A marca indelével do Abril Jovem é José Mendes de Carvalho (Hoji ia Henda), comandante da guerrilha, morto em combate na luta contra o colonialismo. 

O patrono da Juventude Angolana tem um percurso de vida que é de todas as gerações. Há muitos anos propus que fossem criados centros de interpretação da Luta Armada de Libertação Nacional. Muito bem. Boa ideia. Mas nunca saiu das boas intenções. Em nome da História Contemporânea de Angola é urgente avançar. Antes que se perca a memória e o passado que nos garante a força para viver o presente e enfrentar os desafios do futuro. 

Na altura apresentei um plano geral: Centros de Interpretação do 4 de Fevereiro, 15 de Março, Frente Norte e Frente Leste. Cada um tem os seus enquadramentos históricos. O 4 de Fevereiro é enquadrado no percurso da Luanda das Fortalezas. Dei o pontapé de saída apresentando o bilhete de identidade das fortalezas de São Miguel, Nossa Senhora da Flor da Rosa, São Francisco do Penedo (Casa de Reclusão), São Pedro da Barra. Mais a memória histórica dos fortes situados onde está hoje o Hospital Maria Pia e a Casa Militar do Presidente da República, que já foi o Observatório Meteorológico João Capelo.

O Centro de Interpretação do 15 de Março é enquadrado forçosamente pela História do Reino do Congo. Também fiz um texto sobre a Divina Arte da Imprimição ao serviço do ensino (cartinhas ou cartilhas) e da religião (catecismos) na “banza do manicongo”.

MARROCOS, O VILÃO DO NORTE DE ÁFRICA BRANQUEADO POR ESPANHA E NA UE

Lobby pró-marroquino na Europa inicia campanha para evitar possível retrocesso judicial

Haddamin Moulud Disse* | Rebelión

No dia seguinte à sua nomeação como conselheira eletiva do  Conselho de Estado,  Elena Valenciano Martínez-Orozco publicou um panfleto de propaganda no jornal El País, tentando adoçar a imagem deteriorada de  Marrocos em Espanha. Assim, o jornal  El País  faz causa comum com o  PSOE, para continuar enganando a opinião pública espanhola. 

O  elogio fúnebre assinado  pelo ex-funcionário socialista é um artigo medíocre, que não traz nada de novo, onde se pretende condensar todo o hemisfério sul num hotel em  Marraquexe , onde a autora poderá ter usufruído de lisonjas marroquinas durante a sua viagem ao país. reino do haxixe em dezembro de 2018. 

Assim, este antigo eurodeputado próximo de  Pier Antonio Panzeri, faz afirmações como a de que  “A UE foi construída sobre valores partilhados aos quais Marrocos não é estranho”. 

Acontece, porém, que o valor ou princípio fundamental sobre o qual a UE foi construída é o de  "a soberania reside no povo" . Princípio, que é assumido por todos os países mediterrâneos exceto  Marrocos , onde a soberania não reside no povo, mas no rei. 

Em sua tentativa desesperada de limpar a imagem da teocracia medieval marroquina, a socialista  Elena Valenciano, afirma em duas ocasiões que  "Marrocos é um país confiável". 

Sem mais e sem ses todos os portugueses sabem a rebaldaria que por aí vai...

Já não está fisicamente presente mas existe. Cândida Branca Flor era seu nome artístico. Era? Não. Ainda é e assim perdurará. Do seu enorme reportório salientamos “Trocas e Baldrocas” – que pode ativar AQUI numa viagem a 1982, festival da Eurovisão desse ano, RTP. Bem a propósito das trocas e baldrocas que os detentores e namorados dos poderes do Partido Socialista de Portugal, conhecidos por governo, geram, alimentam, baralham e distribuem o jogo. Jogo deles, viciado à vista e nas catacumbas da sede do Partido das Intrigalhadas no Largo do Rato, em Lisboa.

Sem mais e sem ses todos os portugueses sabem a rebaldaria que por aí vai. Assim como sabem que o PSD e a direita mais pseudoliberal e extremista berra por dissolução da Assembleia da República queda do governo PS e novas eleições legislativas. Marcelo, o presidente da República, dá tempo ao tempo. Bem. Ele sabe que entre a merda e o cagalhão a caca vai dar toda na mesma conspurcação e que quem acaba por ficar todo borrado são os portugueses, atolados na fossa pestilenta que teima em persistir. Ora PS, ora PSD, ora Bloco Central, ora todos esses sevandijas das políticas do terrível estado a que isto chegou… Já sabemos o que “a casa gasta”. Pior: o Chega vai-se chegando à frente levado ao colo exatamente pelo PS e pelo PSD, a Iniciativa Liberal segue na babuja. Por isso, aqui, cabia outra voz e canção desses tais ditos novos (velhos) partidos: Oh, Tempo Volta P’ra Trás, do António Mourão  de bafio salazarento. Outros tempos. Horríveis. Num Portugal negro e alegremente cinzento, todos os dias, a toda a hora. Pois.

O Curto do Expresso traz tim-tim por tim-tim a merecida cepalhada do tótó Galamba ministro que passa a vida a meter os pés e a cabeça nas armadilhas. De bestial, como pessoa, passou a besta. Por opção, até visto, enveredou pelo caminho errado. Manda-os bugiar, Galamba! Apesar de ser rosa na cor, o inferno das trocas e baldrocas assentou arraiais desde há muito no Palácio Maldito do Rato. Foge disso rapaz, o atoleiro está quase a transbordar com toda a trampa já à vista e a invadir os odores malignos, doentios e insuportáveis.

Pisga-te! Caramba!

Olhó Curto do Expresso! Limpinho, limpinho e a luzir… Bom dia para todo o chiqueiro deste país gerido por recos de profissão e de estatutos privilegiados.

MM | PG

Portugal | CHAMADA DE ATENÇÃO


Henrique Monteiro | Henricartoon

CGTP defende aumento imediato de 10% dos salários num valor mínimo de cem euros

PORTUGAL - 1º de Maio

Isabel Camarinha reivindica medida com retroativos a janeiro num momento em que, alerta, "um em cada dez portugueses estão em situação de pobreza".

A secretária-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) defendeu esta segunda-feira um aumento imediato de 10% nos salários, com um mínimo de 100 euros e retroativos a janeiro, salientando que esta medida é a questão central.

"O salário nacional afasta-se cada vez mais da média salarial da União Europeia, defendemos um aumento imediato de 10%, no mínimo de 100 euros, com efeitos a janeiro, e aumentos intercalares no imediato para todos os que não tiverem aumento ou caso este tenha ficado aquém das necessidades", disse Isabel Camarinha, no discurso que fez hoje nas comemorações do 1º de Maio, na Alameda, em Lisboa.

Vincando que "um em cada dez portugueses estão em situação de pobreza", a sindicalista disse que "o salário tem mesmo de aumentar" para 850 euros, e deixou argumentos para quem considera que isso não é possível.

"Para quem nos diz que não é possível por isto ou por aquilo, lembramos os efeitos que a recuperação económica, ainda que limitada, e de direitos entre 2015 e 2019, teve, e contrapomos com os anos anteriores do PSD/CDS e troika; a economia aguenta, sim, e até agradece, porque é o poder aquisitivo dos salários e das pensões que desenvolve a economia", disse a líder da CGTP.

TSF | Lusa | Imagem: © Miguel A. Lopes/Lusa

Mais lidas da semana