quarta-feira, 12 de julho de 2023

França: CRISE DA CIVILIZAÇÃO BURGUESA POSTA A NU

Manuel Raposo [*]

Quem não queira confundir o rastilho com a pólvora percebe que os motins dos últimos dias em França não têm propriamente a ver com com o assassinato do jovem Nahel Merzouk às mãos da polícia — de que apenas são o efeito imediato —, mas radicam num profundo apodrecimento da sociedade francesa. As suas marcas são o racismo, a desigualdade económica, a repressão que atingem sobretudo os franceses de segunda e os imigrantes.

Some-se a isto o marasmo económico e a decadência do sistema de poder, ferindo todas as classes trabalhadoras e boa parte das classes médias, e teremos um quadro do barril de pólvora sobre o qual se vive.

As novas gerações que agora vêm para a rua protestar, por todos os meios, contra o assassinato de um dos seus já interiorizaram a certeza de que vão viver toda a vida pior ainda que os seus pais, e que o sistema social em que vegetam não tem nada mais para lhes oferecer do que uma pauperização crescente. E sabem também que qualquer protesto seu contra as desigualdades e as injustiças tem forte probabilidade de ser tratado com cargas policiais e com acusações de sedição.

Os milhares de jovens e adolescentes, alguns quase crianças, que atacam lojas, bancos, carros e símbolos do poder, como sedes de câmaras municipais e autarcas, dão sinal de um ódio de classe acumulado, de uma aversão instintiva ao sistema social, que a moralidade das autoridades não consegue entender. Dizer que “São criminosos, ponto” — como disse o finório António Lobo Xavier, administrador de uma dezena de empresas e conselheiro de Estado — é repetir a bacorada atribuída a Marie Antoinette de mandar o povo comer brioche já que não havia pão. É a sociedade, a vossa sociedade que está podre, estúpidos!

Comentadores obtusos, mandatados para denegrir o movimento, apontam os assaltos às lojas dos bairros chiques como sinal de um aproveitamento oportunista da parte dos manifestantes. Achariam, certamente, que seria mais “honesto” os manifestantes roubarem lojas de pobres e artigos de quinta categoria como os que têm nos seus bairros. Não percebem que uma sociedade que promove o luxo, a ostentação e a futilidade como modelos e depois nega à maioria da sua população o acesso aos bens correspondentes, e em muitos casos os próprios bens básicos da vida — não percebem que uma tal sociedade está condenada, por isso mesmo, a ser virada do avesso pelos que hoje estão por baixo.

Os protestos — não por acaso, mas por um sentimento de causa comum — estenderam-se da origem, em Nanterre e Paris, a várias outras cidades de França, de norte a sul, entre elas Tours, Nantes, Lyon, Pau, Marselha, e mesmo à ilha de Reunião no oceano Índico. Em várias delas, como Marselha, as comunidades de origem magrebina e a imigração têm forte peso e sentem muito bem o que é discriminação, pobreza e injustiça.

Homem flagra OVNI em região desértica do México: "Me viram e não me levaram"

Enquanto documentava uma viagem às dunas de Bilbao, na região desértica de Coahuila, no México, Ramiro Navarro conseguiu flagrar, sem saber, um objeto misterioso ao fundo de suas fotos. O turista só foi perceber semanas depois e resolveu compartilhar as imagens no Twitter.

# Publicado em português do Brasil

Na legenda do tweet, ele escreveu: “Há umas semanas fui às Dunas de Bilbao, e vocês o que acham? Eles me viram e não me levaram”. Ao fundo é possível ver um objeto pairando sobre as areias escaldantes da paisagem árida.

Outros casos inexplicáveis

Cerca de um mês antes do registro de Ramiro Navarro, a queda de um objeto voador não identificado foi flagrada pela câmera corporal de um policial em Las Vegas. No mesmo período, um morador da cidade ligou para a emergência falando sobre seres de cerca de três metros de altura em seu quintal.

Outro caso noticiando pela imprensa internacional foi o de uma espécie de feto relacionado a uma espécie de criatura do folclore mexicano supostamente encontrado em um armazém abandonado durante obras na cidade histórica de Santa Mar a Regla, a nordeste da Cidade do México, em abril deste ano.

O prefeito Francisco Mayoral Flores disse que os restos mumificados podem ser de um “goblin ou nagual”. Nagual, no folclore mexicano, é um feiticeiro metamorfo que consegue assumir a forma de animais. O achado foi transportado para o Museo de los Duendes no município de Huasca de Ocampo.

Isto é (br)

Nota PG: A imagem acima é uma mera ilustração sobre o tema, não a que é alegado ter sido capturada pelo fotografo da "história", porém mesmo que o texto seja produto fake news de um alucinado ou de autor mentiroso compulsivo já existem provas suficientes e por explicar que os extraterrestres andam por aí... Talvez nem nos contactem e fujam de nós por terem concluído que a humanidade é uma grande "peste", principalmente os das elites que dirigem, mandam e exploram os oriundos deste planeta terráqueo.

Mais lidas da semana