quinta-feira, 27 de julho de 2023

Forças ucranianas intensificam ataques e recuam com pesadas perdas - Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, comentou sobre os relatórios sobre a intensificação de militantes ucranianos na zona de operações especiais. Ele enfatizou que todas as tentativas de contra-ofensiva ucranianas foram interrompidas e suas forças foram repelidas.

Sputnik Globe | # Traduzido em português do Brasil

Putin mencionou que Kiev intensificou os combates e que o "ataque principal é na direção de Zaporozhye ".

"O inimigo não teve sucesso em nenhuma das áreas de confronto. Todas as tentativas de contra-ofensiva foram interrompidas, o inimigo foi repelido com pesadas perdas", disse Putin à margem da cúpula Rússia-África.

O presidente russo acrescentou que a Ucrânia sofreu enormes baixas durante as batalhas de quarta-feira na região de Zaporozhye, já que Kiev perdeu 39 equipamentos militares, incluindo 26 tanques.

"Além do equipamento militar, o inimigo tem perdas muito grandes de pessoal - mais de 200 pessoas. Mas a diferença é enorme ..., temos 10 vezes menos [baixas] do que o inimigo ", disse Putin .

Putin enfatizou que os soldados e oficiais russos demonstraram exemplos notáveis ​​de heroísmo generalizado e acrescentou que receberiam prêmios honorários do Estado.

A contra-ofensiva ucraniana começou no início de junho e, apesar de muito entusiasmo, Kiev não alcançou nenhum objetivo militar significativo e sofreu pesadas perdas, incluindo milhares de soldados e dezenas de equipamentos militares caros.

Imagem: © Sputnik / Aleksey Babushkin

Ler/Ver em Sputnik:

Soldados ucranianos treinados pela OTAN sendo exterminados - Especialista militar austríaco 

A NATO E O PERIGOSO MAR NEGRO

Em um desenvolvimento ameaçador, Kiev está sugerindo a continuação do colapso do Acordo de Grãos do Mar Negro sem a participação da Rússia e com aparente proteção da OTAN, escreve MK Bhadrakumar. 

MK Bhadrakumar | IndianPunchline | em Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

A Cúpula da OTAN em Vilnius no início deste mês sinalizou que não há absolutamente nenhuma possibilidade de negociações para resolver a guerra na Ucrânia em um futuro próximo. A guerra só se intensificará, pois os EUA e seus aliados ainda esperam infligir uma derrota militar à Rússia, embora isso esteja claramente além de sua capacidade.

Em 14 de julho, o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, disse que a contra-ofensiva da Ucrânia está "longe de ser um fracasso", mas a luta pela frente será "longa" e "sangrenta". Milley tem a reputação de falar o que a Casa Branca quer ouvir, independentemente de seu julgamento profissional.

De fato, em 19 de julho, o governo Biden  anunciou assistência de segurança adicional  de cerca de US$ 1,3 bilhão para a Ucrânia. O Pentágono disse em comunicado que o anúncio “representa o início de um processo de contratação para fornecer capacidades prioritárias adicionais à Ucrânia”.

Ou seja, os EUA usarão fundos em seu programa Iniciativa de Assistência à Segurança na Ucrânia, que permite ao governo comprar armas da indústria em vez de retirar dos estoques de armas dos EUA.

De acordo com o Pentágono, o pacote mais recente inclui quatro Sistemas Nacionais Avançados de Mísseis Superfície-Ar (NASAMS) e munições; cartuchos de artilharia de 152 mm; equipamento de desminagem; e drones.

Enquanto isso, em um desenvolvimento ameaçador, assim que a Rússia deixou o acordo de grãos negociado pela ONU expirar em 17 de julho, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky revelou que havia enviado cartas oficiais ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sugerindo o continuação do acordo de grãos sem a participação da Rússia.

No dia seguinte, Kiev enviou uma carta oficial à Organização Marítima Internacional da ONU, especificando  um novo corredor marítimo  passando pelas águas territoriais da Romênia e zona econômica marítima exclusiva na parte noroeste do Mar Negro.

Evidentemente, Kiev agiu em conjunto com a Romênia (um país membro da OTAN onde a 101ª Divisão Aerotransportada do exército dos EUA está implantada). Presumivelmente, os EUA e a OTAN estão no circuito enquanto o imprimatur da ONU está sendo organizado. Escusado será dizer que a OTAN já está trabalhando em uma nova rota marítima no Mar Negro há algum tempo.

Este é um desenvolvimento sério, pois parece um precursor do envolvimento da OTAN de alguma forma para desafiar o domínio de domínio da Rússia no Mar Negro.

O Comunicado da Cúpula de Vilnius da OTAN em 11 de julho prevê que a aliança está se preparando para uma presença amplamente reforçada na região do Mar Negro, que tem sido historicamente uma reserva russa, onde possui importantes bases militares.

Rússia substituirá grãos ucranianos sem custo para países africanos – Putin

MOSCOU (Sputnik) Um total de 32,8 milhões de toneladas de carga foi exportado da Ucrânia durante o ano do acordo de grãos, com mais de 70% indo para países de alta renda, principalmente a União Europeia, disse o presidente russo, Vladimir Putin, na quinta-feira.

# Traduzido em português do Brasil

"Por quase um ano sob este chamado acordo, um total de 32,8 milhões de toneladas de carga foi exportado da Ucrânia, dos quais mais de 70%, queridos amigos, foram para países de renda alta e acima da média, principalmente para a UE ", disse Putin em uma sessão plenária da Cúpula Rússia-África, observando que o acordo de grãos visava inicialmente garantir a segurança alimentar global, reduzir a ameaça de fome e ajudar os países mais pobres, incluindo os africanos.

Ao mesmo tempo, disse Putin, Etiópia, Sudão, Somália e vários outros países representaram menos de 3% do total das exportações, ou menos de 1 milhão de toneladas.

Sobre as Perspectivas de Crise Global de Alimentos

A Rússia está fazendo todos os esforços para evitar uma crise alimentar global, disse o presidente Vladimir Putin na quinta-feira durante uma sessão plenária da cúpula Rússia-África.

"Nós nos esforçamos para participar ativamente na formação de um sistema mais equitativo para a distribuição de recursos, estamos fazendo todos os esforços para evitar uma crise alimentar global ", disse Putin, acrescentando que a Rússia entende a importância do "fornecimento ininterrupto de alimentos" para a África. , e prestará atenção especial a isso.

Putin acrescentou que a Rússia está pronta para entregar 25.000-50.000 toneladas de grãos para Burkina Faso, Mali, Eritreia e vários outros países africanos gratuitamente.

"Para ser específico, gostaria de acrescentar que nos próximos meses, nos próximos três a quatro meses, estaremos prontos para fornecer Burkina Faso, Zimbábue, Mali, Somália, República Centro-Africana, Eritreia com 25.000-50.000 toneladas de grãos Vamos garantir a entrega gratuita dessa produção também aos consumidores ", disse Putin na sessão plenária da cúpula Rússia-África.

O presidente também disse que a Rússia está pronta "para substituir os grãos da Ucrânia" em um comercial e "como uma doação aos países africanos que mais precisam".

Segundo Putin, o Ocidente cria obstáculos ao fornecimento gratuito de fertilizantes russos às nações africanas e ao fornecimento de grãos russos ao continente. Ao mesmo tempo, o Ocidente culpa Moscou por isso, acrescentou Putin.

Neocons querem guerra com a China-Sul Global -- Pepe Escobar

Pepe Escobar [*]

Espelhando a meticulosa atenção chinesa ao protocolo, eles se encontraram na Villa 5 da Diaoyutai State Guesthouse – exatamente onde Kissinger se encontrou pessoalmente com Zhou Enlai em 1971, preparando a visita de Nixon em 1972 à China. A saga Mr. Kissinger vai à Pequim foi uma tentativa individual “não oficial” de tentar consertar as relações sino-americanas cada vez mais conturbadas. Ele não estava representando a atual administração americana.

Eis o problema. Todos os envolvidos em geopolítica estão cientes da lendária formulação de Kissinger: ser inimigo dos EUA é perigoso, ser amigo dos EUA é fatal. A história está repleta de exemplos, do Japão e Coreia do Sul à Alemanha, França e Ucrânia. Como muitos estudiosos chineses argumentaram em particular, se a lógica deve ser mantida e “respeitando a sabedoria deste diplomata de 100 anos”, Xi e o Politburo devem manter a relação China-EUA como está: “gelada”.

Afinal, eles raciocinam, ser inimigo dos EUA é perigoso, mas administrável para um Estado Soberano Civilizacional como a China. Portanto, Pequim deve manter “o status honroso e menos perigoso” de ser um inimigo dos EUA.

O mundo aos olhos de Washington

O que realmente está acontecendo nos bastidores da atual administração americana não foi refletido pela iniciativa de paz de alto nível de Kissinger, mas por um Edward Luttwak extremamente combativo. Luttwak, 80, pode não ser tão influente quanto Kissinger, mas como um estrategista de bastidores, ele tem assessorado o Pentágono em todo o espectro por mais de cinco décadas. Seu livro sobre a estratégia do Império Bizantino, por exemplo, baseado fortemente nas principais fontes italianas e britânicas, é um clássico.

Luttwak, um mestre do engano, revela pepitas preciosas para contextualizar os movimentos atuais de Washington. Isso começa com sua afirmação de que os EUA – representados pelo combo Biden – estão ansiosos para fazer um acordo com a Rússia.

Isso explica por que o chefe da CIA, William Burns, na verdade um diplomata capaz, chamou seu colega, o chefe do SVR, Sergey Naryshkin (Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia), para endireitar as coisas “porque temos outra coisa com que se preocupar, que é mais ilimitada”. O que é “ilimitado”, retratado por Luttwak em uma varredura spengleriana, é o impulso de Xi Jinping para “se preparar para a guerra”. E se houver uma guerra, Luttwak afirma que “é claro” que a China deve perder. Isso se encaixa com a ilusão suprema dos psicopatas neoconservadores straussianos em todo o Beltway.

Luttwak parece não ter entendido o impulso da China para a auto-suficiência alimentar: ele o qualifica como uma ameaça. O mesmo para Xi usando um conceito “muito perigoso”, o “rejuvenescimento do povo chinês”: isso é “coisa de Mussolini”, diz Luttwak. “Tem que haver uma guerra para rejuvenescer a China”.

O conceito de “rejuvenescimento” – na verdade, melhor traduzido como “renascimento” – tem ressoado nos círculos da China pelo menos desde a derrubada da dinastia Qing em 1911. Não foi cunhado por Xi. Estudiosos chineses apontam que, se você ver tropas americanas chegando a Taiwan como “conselheiros” provavelmente também faria preparativos para lutar.

Mas Luttwak está em uma missão: “Isso não é América, Europa, Ucrânia, Rússia. Isso é sobre ‘o único ditador’. Não há China. Existe apenas Xi Jinping”, insistiu. E Luttwak confirma que Josep “Garden vs. Jungle” Borrell da UE e a dominadora da Comissão Europeia Ursula von der Leyen apoiam totalmente sua visão. Luttwak, em poucas palavras, na verdade entrega todo o jogo: “A Federação Russa, como é, não é forte o suficiente para conter a China tanto quanto gostaríamos”. Daí a reviravolta do combo Biden para “congelar” o conflito no Donbass e mudar de assunto. Afinal, “se essa [China] é a ameaça, você não quer que a Rússia desmorone”, pondera Luttwak.

Tanto para a “diplomacia” Kissingeriana.

Itália está a ser pressionada pelos EUA para sair do “cinturão e rota” chinês

Ficar ou Não Ficar no BRI?

Peter Koenig* | Global Research | # Traduzido em português do Brasil

Antecedentes da política italiana recente

Em outubro de 2022, a Sra.  Giorgia Meloni tornou-se Primeira-Ministra da Itália. Seu partido de extrema direita, Irmãos da Itália (Fratelli d'Italia), venceu as eleições de setembro de 2022 com 26% dos votos, embora tivesse obtido apenas 4,3% quatro anos antes. A Sra. Meloni co-fundou o partido em 2012 e o liderou desde 2014. Veja isto .

Tal aumento de eleitores significava que os italianos estavam cansados ​​do chamado neoliberalismo “democrático” que saía da UE em Bruxelas, notadamente da não eleita e ditatorial Comissão Européia (CE), conhecida pelos analistas mais sérios como sendo apenas um lacaio de Washington.

Mas os italianos também estavam fartos da constante influência da OTAN na política italiana. Atualmente, a Itália é indiscutivelmente o país da Europa com mais bases militares dos EUA / OTAN. A maioria dos italianos são fortes oponentes da OTAN.

Em resumo, os italianos saudaram o promissor “vento novo” vindo do recém-eleito partido de direita – esperando uma saída da atual política italiana neoliberal submissa dos EUA/UE.

Em outubro de 2022, o presidente italiano Mattarella nomeou Giorgia Meloni como a primeira mulher primeira-ministra da Itália, após a renúncia de Mario Draghi em meio a uma crise governamental e como resultado das eleições gerais de setembro de 2022. Tanto os senhores Mattarella como Draghi são filiados ao partido “Independente”. O Sr. Draghi é um ex-presidente dos Bancos Centrais Europeus e um aliado próximo do CEO do FEM, Klaus Schwab.

Sergio Mattarella OMRI, acadêmico e advogado, atua como presidente da Itália desde 2015. O atributo OMRI significa Ordem do Mérito da República Italiana e pode ser considerado o equivalente italiano à cavalaria.

Polónia e Ucrânia estão discutindo sobre cereais mais uma vez

Andrew Korybko* | Substack | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Algum tipo de solução para esta disputa parece inevitável, não importa o que seja finalmente acordado, já que a UE não quer que as tensões polaco-ucranianas sobre esta questão delicada apodreçam e levem a consequências imprevisíveis.

O primeiro-ministro polonês Morawiecki prometeu na semana passada que seu país continuará proibindo a importação de produtos agrícolas ucranianos após o término do acordo relacionado da Comissão Europeia (CE) em 15 de setembro, se esse órgão não o prorrogar novamente. Esse país, os outros três vizinhos da Ucrânia na UE e a vizinha Bulgária fecharam unilateralmente suas fronteiras para essas exportações em abril para proteger seus agricultores até que a CE negociou um acordo que lhes permitisse transitar por seu território.

Este compromisso enfureceu Zelensky, no entanto, que se enfureceu no início de maio, dizendo que é "inaceitável" e acusou a UE de "fortalecer as capacidades do agressor". Seu vice-ministro da Economia então mirou especificamente na Polônia um mês depois, alegando que seus subsídios aos agricultores violavam as regras da OMC. Depois disso, o primeiro-ministro ucraniano, Shmygal, entrou na onda de ataques aos poloneses nos dias que se seguiram à promessa de Morawiecki acima mencionada, condenando aquele país por seu “movimento populista e hostil”.

Um pouco mais tarde, Zelensky mais uma vez se enfureceu contra o acordo da CE, repetindo o que ele disse anteriormente sobre ser “inaceitável, mas desta vez acrescentou que é “claramente não europeu”. Essa descrição levou algum atrevimento para vomitar, considerando que a Ucrânia não é membro da UE e provavelmente não ingressará tão cedo, pois não atende aos critérios econômicos, jurídicos e políticos para adesão. Mesmo assim, Zelensky ainda está sugerindo que a Ucrânia é mais europeia do que a Polônia, o que é um insulto para a maioria dos poloneses.

Lições de Espanha Servem Angola – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Espanha foi a votos (eleições gerais) e os resultados deviam dar que pensar em Angola. O partido Ciudadanos, neoliberal, desapareceu. O Presidente João Lourenço arrasta o MPLA para essa podridão, ignorando que pertence à Internacional Socialista (socialismo democrático). Compreende-se agora, muito claramente, por que razão José Eduardo dos Santos estava sempre a lembrar que o partido é de esquerda. Em 2017, a nova liderança içou a bandeira do populismo, colando o rótulo da corrupção em todas e todos que eram próximos do anterior presidente. No segundo mandato, o Titular do Poder Executivo assumiu a adopção do neoliberalismo e menos de um ano depois das eleições aí está a tragédia humanitária.  

Yolanda Díaz, líder do partido Sumar, conseguiu 12,3 por cento dos votos e 31 deputados. Uma organização política acabada de nascer pulverizou a coligação nazi que se desenhava (PP com Vox). Somou três milhões de votos! A chave da derrota do neonazismo. Em Angola, nas eleições de Agosto de 2022, Bela Malaquias podia ter sido a Yolanda angolana, atirando com os sicários da UNITA, de uma vez por todas, para o caixote do lixo da História. Falhou.

 Mas pode recuperar. Na política, quem quer ser alternativa não pode acomodar-se ao bem bom das mordomias. Tem de lutar. Bela Malaquias desapareceu do palco mediático e assim deixou de existir politicamente. Tem o papel histórico de denunciar os crimes do Galo Negro que ela viveu e sentiu na pele.

As democracias representativas realizam-se no parlamento. Os resultados eleitorais em Espanha são a prova evidentíssima dessa realidade. O PP (franquista) averbou 33 por cento dos votos. Para subir eleitoralmente teve que apelar ao voto útil e assim esvaziou o Vox (neonazis) que perdeu 19 deputados em relação às eleições de 2019. Alberto Feijó precisava de 176 deputados para governar. Mesmo fazendo uma aliança com Santiago Abascal só soma 169., Do outro lado, Pedro Sánchez, conseguiu 32 por cento dos votos (apenas menos um por cento que o vencedor…) elegeu 122 deputados mas aliado ao Sumar e aos partidos independentistas  consegue uma maioria absoluta para governar.

Alberto Feijó diz que tem mais deputados do que o Partido Socialista (PSOE) e por isso ganhou o direito de governar. Errado. Na democracia representativa tudo se joga no parlamento. Governa quem tem o apoio de mais deputados eleitos. E ele tem menos. Muito menos. Não pode governar.

VOZES DA RAZÃO AQUECEM CORAÇÃO -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O canal público português de televisão (órgão oficial do partido Chega) descobriu uma candidata às eleições presidenciais na Venezuela, Maria Corina Machado, que fez uma denúncia terrível. No seu país há crianças com fome. E o culpado dessa catástrofe humanitária é Nicolas Maduro. O jornalista que a entrevistou é delegado da RTP no Brasil. Provavelmente pagam-lhe com fundos soberanos da Venezuela roubados por Portugal, por ordem do estado terrorista mais perigoso do mundo. A grande amiga do Povo Venezuelano nem uma palavra disse sobre as sanções criminosas decretadas contra o seu país e justificam praticamente tudo que ela denunciou. Mais grave: Apoiou publicamente as sanções!

O ódio à União Soviética foi alimentado durante décadas nos países do ocidente, sob a batuta do estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA). As ditaduras ibéricas de Salazar e Franco distinguiram-se nessa cruzada. Os salazaristas até puseram Nossa Senhora de Fátima a converter a Rússia, missão que cumpriu com grande sucesso porque o comunismo foi esconjurado e hoje a Federação Russa é um país capitalista. Os comunistas são ultra minoritários. Mas o ocidente ainda odeia mais os russos. Porque não se ajoelham ante o estado terrorista mais perigoso do mundo, nem que chovam catanas.

Confesso a minha crença anarquista e ilegalista. Mas como somos poucos e em risco de extinção, tenho de fazer amigas e amigos noutras áreas. Foi assim que me coloquei sob a Bandeira (escreve-se com maiúscula muito grande!) do MPLA na luta anticolonialista. Porque o colonialismo foi o mais grave crime que alguma vez foi cometido contra a Humanidade. Sendo humano, não foi difícil escolher. Nunca fiz grande coisa mas recusei sempre o oportunismo, o barriguismo, o amiguismo, o tachismo, o racismo e outros ismos que fizeram do MPLA uma espécie de distribuidor de cargos e riquezas aos seus inimigos. Não tenho nada a ver com isso.

O MPLA escreveu páginas de ouro da História Universal. Derrubou, pela força das armas, o império colonial português. Libertou África do regime racista de Pretória, derrotando-o no Triângulo do Tumpo, depois de uma longa guerra de agressão contra o Povo Angolano. Ajudou decisivamente a libertar o Zimbabwe, a Namíbia e a maioria negra da África do Sul. O triunfo dos patriotas angolanos na Batalha do Cuito Cuanavale é o Dia da África Austral. Os racistas de Pretória jamais perdoarão ao MPLA e ao Povo Angolano. 

Os esclavagistas, colonialistas e racistas de Lisboa jamais perdoarão ao MPLA por ter derrubado o seu império colonial. Qualquer gesto que sopre da ocidental praia lusitana, por mais amistoso que seja, será sempre para prejudicar Angola e o Povo Angolano.

Portugal | O VETO DO PROFESSOR

Henrique Monteiro | HenriCartoon

Portugal | DESBLOQUEAR POTENCIAL PRODUTIVO

Carvalho da Silva* | Jornal de Notícias | opinião

Os últimos dias foram marcados por interpretações de resultados de sondagens que pretensamente mostram as preocupações dos portugueses, por discussões em torno do “estado da nação”, por reflexões sobre causas e impactos da inflação, pela divulgação de dados estatísticos relativos ao emprego. As leituras diferem consoante quem as faz. E os dados estatísticos permitem conclusões que até podem ser opostas em função dos ângulos de análise e da tortura a que os números são sujeitos.

É muito pobre o confronto público de propostas políticas. O contributo da Direita é zero. Identifica alguns problemas que consomem as pessoas na versão de senso comum (a sua extrema fá-lo na versão de bagunça para corroer a democracia), tem de calar-se perante resultados de políticas neoliberais que o Governo, o BCE e outros poderes vão impondo. Afunilou o seu programa no objetivo da “degradação do Governo”, na esperança de que este se autodestrua, e interpretando a “realidade política” criada na comunicação social.

Perante o que se discutiu, relevo três ideias para uma análise crítica: i) o primeiro-ministro (PM) exagera muito nos êxitos do Governo e nas promessas, acabando por aumentar descrédito em vários setores da sociedade; ii) Portugal tem um potencial produtivo (e de desenvolvimento) que está a ser persistentemente bloqueado; iii) a resolução dos grandes problemas com que os portugueses se debatem não exige “reformas estruturais” generalizadas, mas tão-só efetividade de políticas adequadas.

Temos hoje mais emprego e uma mais baixa taxa de desemprego? Sim. Contudo, falta identificar com rigor o potencial produtivo dos setores que criaram emprego, ver se os recursos do PRR estão a favorecer o avanço tecnológico e organizacional que possa incorporar os jovens (muitos continuam a emigrar), qual o perfil do novo emprego e como o saldo migratório se reflete no emprego. Para sermos mais produtivos, precisamos de qualidade do emprego público, designadamente, nos setores que nos garantem a prestação dos direitos e serviços fundamentais.

Tem havido crescimento económico? Sim. Mas o rendimento disponível diminuiu para quase todas as pessoas, a classe média está constrangida, o peso dos salários no PIB desceu no último ano, a melhoria da produtividade (segundo o PM, em 2022 foi de 4%) não chegou aos trabalhadores. Foram os salários a suportar, em primeiro lugar, os custos da inflação, enquanto alguns setores empresariais a utilizaram para aumentar lucros.

O PM não pode dizer que o acordo que negociou na Concertação Social constitui uma alavanca para o crescimento dos salários. A meta inscrita para 2023 é de 5,2%, valor que não repõe a perda causada pela inflação e fica muito longe dos 8% que os salários estão a crescer no setor privado, por efeito do mercado. Quando se oferece aos jovens (mais e menos qualificados) baixos salários, precariedade e subsídios pontuais para tentar colmatar a falta de condições de acesso a habitação, está-se a projetar uma sociedade acomodada à pobreza e a esvaziar a democracia.

O investimento na educação, na saúde, na proteção social, na justiça é o mais reprodutivo que se pode fazer. Num contexto de disponibilidade de recursos, como o atual, privilegiar a conquista da medalha de ouro das “contas certas” para impressionar os poderes neoliberais é negar o desenvolvimento do país.

Em muitas áreas, da vida pública e privada, as políticas a adotar são há muito conhecidas e óbvias. Sejamos persistentes na sua afirmação.

*Investigador e professor universitário

Portugal | Uma nova esperança para professores (e médicos)

Cristina Figueiredo, editora de política da SIC | Expresso (curto)

Marcelo Rebelo de Sousa não tem tido agenda pública nos últimos dias; talvez tenha tirado uns dias de férias (em Monte Gordo, segundo atestam diversas testemunhas e abundantes selfies nas redes sociais). Mas estar de férias, no caso do Presidente da República, não significa deixar de trabalhar (“estar adormecido não é o mesmo que estar a dormir”, como diria Camilo José Cela): desde domingo, enviou felicitações à seleção feminina de futebol e palavras de solidariedade aos seus homólogos da Grécia e de Itália, evocou um escritor falecido, promulgou uma lei do Parlamento e três decretos do Governo e… largou uma mini-bomba sobre a pacatez estival de um país à beira da Jornada Mundial da Juventude (cinco dias em que “nothing else matters”) ao vetar o diploma do Governo sobre a progressão na carreira dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário. Afirma Marcelo que o texto até tem “aspetos positivos – alguns dos quais resultantes de aceitação de sugestões da Presidência da República”, mas o que ele não compreende é que o articulado feche definitivamente a porta à possibilidade de recuperação dos 6 anos, 6 meses e 23 dias de tempo de serviço congelados desde os anos da troika, ainda para mais criando uma disparidade de tratamento entre os professores do continente e os das ilhas (onde os Governos Regionais já acordaram em lhes devolver, progressivamente, a integralidade do tempo de serviço).

“Os professores, tal como os profissionais de saúde, têm e merecem ter uma importância essencial na nossa sociedade e em todas as sociedades que apostam na educação, no conhecimento, no futuro”, argumenta o Presidente, para quem “não foi por acaso que países exemplos de liderança na educação o foram”: “Escolheram os melhores e pagaram-lhes aquilo que não pagavam a tantos outros e respeitáveis trabalhadores do setor público, mesmo de carreiras especiais”. Marcelo insiste (e com a insistência segue um recado clarinho para o reputado taticista político que é António Costa): “Apostar na educação é mais do que pensar no curto prazo, ou em pessoas, situações, instituições, do passado próximo ou do presente, ou calcular dividendos políticos”. E mais uma vez, não vá dar-se o caso de os destinatários não terem percebido cabalmente a mensagem: “Não há nem pode haver comparação entre o estatuto dos professores, tal como o dos profissionais de saúde, e o de outras carreiras, mesmo especiais. Governar é escolher prioridades. E saúde e educação são e deveriam ser prioridades se quisermos ir muito mais longe como sociedade desenvolvida e justa”.

Da esquerda à direita, a oposição foi unânime em saudar o veto presidencial, que entende como uma maneira de o Governo (a começar no primeiro-ministro que, no já longínquo ano de 2019, chegou a ameaçar demitir-se caso a Assembleia da República aprovasse, como quase aconteceu, o descongelamento total do tempo de serviço suspenso desde os anos da troika) ter mesmo de voltar atrás e devolver aos professores a esperança que este diploma, tal como está, lhes tira. Costa, ao que o Expresso apurou, foi avisado pelo próprio Presidente do veto quando estava a embarcar, em Timor, de regresso a Lisboa. Até esta hora não se lhe conhece - nem a ele, nem ao Governo, nem ao PS - qual foi a reação. Mas é factual que está perante um dilema: ou dá o braço a torcer ou prolonga a luta com os professores (que marcou, de maneira indelével, o último ano letivo). E, já agora, é bom que estenda o raciocínio às negociações com os médicos (que terminam hoje mesmo uma greve de três dias mas que ameaçam voltar à luta na próxima semana). Marcelo já deixou claro: professores e médicos não são, nem devem ser olhados como, funcionários públicos iguais aos outros.

O FIM

Osama Hajjaj, Jordânia | | Cartoon Movement

Mais lidas da semana