terça-feira, 14 de novembro de 2023

NUNCA ESQUEÇA QUE É AGORA - aos cúmplices dos crimes israelitas

Presidentes e primeiros-ministros cúmplices dos crimes israelitas esperam que esqueçamos. Mas não o faremos.

André Mitrovica* | Al Jazeera | opinião | # Traduzido em português do Brasil

É um momento quase sagrado, em que somos obrigados a fazer uma pausa e a reflectir sobre a perda e o sacrifício e a agradecer, entre outros, aos restantes sobreviventes e aos mortos honrados – muitos dos quais lutaram contra os agentes fascistas do Holocausto.

Foram sobretudo homens e mulheres comuns, oriundos de lugares bastante comuns, que fizeram a coisa certa e necessária quando o momento urgente exigia a derrota de um regime e de uma ideologia rançosos que não só tinham de ser vencidos, mas também erradicados.

Assim, um dia por ano, aplaudimos os homens e mulheres comuns de lugares comuns que ainda estão vivos enquanto marcham juntos cautelosamente para prestar homenagem silenciosa aos seus camaradas de armas enterrados em lugares distantes, onde morreram salvando outros e fazendo história .

A ironia, claro, é que os hipócritas que lideraram as cerimónias solenes deste fim de semana na Europa, na América do Norte e noutros lugares e que farão discursos reciclados sobre o imperativo de lembrar, agora querem que esqueçamos.

Mais do que isso, os presidentes e primeiros-ministros esperam que esqueçamos. Eles estarão, eu suspeito, contando com isso.

Guerra Israel-Hamas ao vivo: Israel intensifica ataques na 'zona segura' ao sul de Gaza

Mersiha Gadzo ,  Usaid Siddiqui  e  Edna Mohamed | Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

Dezenas de mortos e feridos enquanto Israel ataca Khan Younis com uma série de ataques – apesar de ordenar aos civis no norte de Gaza que fugissem para a “zona segura” do sul.

Os ataques de Israel aos hospitais de Gaza “deveriam ser investigados como crimes de guerra”, afirma a Human Rights Watch.

A agência da ONU para os refugiados palestinianos afirma que as operações serão “ paralisadas ” se nenhum combustível for autorizado a entrar em Gaza até quarta-feira.

Mais de 11.200 palestinos foram mortos em ataques israelenses a Gaza desde 7 de outubro. Em Israel, o número oficial de mortos nos ataques do Hamas é de mais de 1.200.

Hamas nega supostas operações militares em hospitais como 'propaganda - Alto funcionário do Hamas rejeita a alegação 'falsa' de Israel de que o Hospital al-Shifa está sendo usado como posto de 'comando' para combatentes.

Egito critica comentários de Smotrich sobre deslocamento de palestinos

O ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio rejeitou os comentários do ministro das Finanças israelita sobre o deslocamento de palestinianos para fora de Gaza. 

Sameh Shukri disse que esses comentários faziam parte de uma série de “declarações irresponsáveis atribuídas a funcionários do governo” em Israel.

Shukri disse que a declaração de Smotrich sobre o “deslocamento voluntário” de palestinos, que informamos anteriormente, “é uma expressão da política do governo israelense que viola as leis internacionais”.

“Qualquer tentativa de justificar e encorajar o deslocamento de palestinianos para fora da Faixa de Gaza é completamente rejeitada pelo Egipto e internacionalmente”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio num comunicado.

DEMOCRACIA EM APUROS

Paresh Nath, Índia | Cartoon Movement

Existem grandes desafios para as democracias mundiais.

Portugal/Angola | O Jantar Especial e a Salvação da Pátria

Artur Queiroz*, Luanda

Muitas desculpas, minhas amigas e meus amigos. Não me empurrem para comentar o golpe de estado judicial em Portugal. Mas posso dizer umas larachas de ladex. A primeira é esta. Em 1975, uns ricaços convidaram-me para jantar através do meu mestre e saudoso amigo Norberto de Castro: Os gajos querem jantar contigo para te conhecerem melhor. Admiram-te muito! Lá fui ao restaurante do Clube Naval, o melhor de Luanda na época.

Veio comida que o chefe incendiou ali mesmo na mesa. Fiquei assustado. Aperitivos à descrição. Recusei delicadamente. Entradas que metiam lagosta termidor. Odeio marisco. Peixe à maneira do Félix. Estou enfartado. Bife chatôbrian. Passo. Um dos ricaços disse ao Norberto: O teu amigo não come! Depois vieram as sobremesas, os queijos, os uísques (Martin’s), os conhaques (Rémi Martin) e os charutos (Cohiba). Eu até nem bebo…

Depois de varrerem uma garrafa de uísque, da minha idade, passaram a charutar. Baforadas de perfumado tabaco puro havano. E eu cheio de vontade de me encharcar em uísque velho e fumar um “puro”. Mas mantive-me firme na recusa dos comes e bebes com os ricaços. Por grosso e atacado comi uma azeitona. Grande estúpido. Depois desse dia dormia todas as noites numa casa diferente. Os gajos mandaram executar-me!

No final do repasto, o Norberto de Castro introduziu os finalmente: Então digam lá o que querem do meu amigo? Um dos ricaços, o mais rico de todos disse: Queremos que se demita da Emissora Oficial. Que nunca mais entre no edifício. Nem volte a trabalhar até à independência.

Para não trabalhar mais na Rádio davam-me o céu. Um apartamento na Marginal, um BMW 2002 TI zero quilómetros e muito dinheiro na conta. Pedi um intervalo, tinha-me esquecido do maço de cigarros Hermínios no carro. Venho já! Saí e nunca mais voltei. Aquela jantarada a dividir por cinco (três ricaços, o Norberto e eu) devia dar dois mil escudos por cabeça ou mais! Só de vinho tinto foram três garrafas “garrafeira particular”.

Se eu fosse o ministro português João Galamba e o Ministério Público descobrisse a conta desse jantar, levava prisão perpétua. Recebimento indevido! O governante português, que hoje se demitiu, foi convidado para dar ao dente num restaurante luxuoso de Lisboa. Eram cinco à mesa. A conta atingiu os 1.300 euros. A dividir por cinco dá 260 euros por cabeça. 

A negritude de antigamente está a impor-se na sociedade lusa. Coragem, precisa-se!

A Operação Influencer foi e está a ser semelhante e uma montanha que pariu um ratinho ainda alaranjado e de mesclas multicolores pró-fascistas que roçam os métodos pidescos que no salazar-fascismo recorriam a doentias fantasias, exageros e mentiras. A politização prevaleceu. Pseudo jornalistas e comentadores (não poucos) da comunicação social montaram o triste espetáculo de ataque à democracia. Um golpe que está a deixar Portugal numa situação de intrincada crise política em que o Presidente da República na sua precipitação muito fez para dar a machada repleta de palavras atazanadas que levou à demissão do primeiro-ministro e do governo. Constaram as trapalhadas (informação/desinformação). Os exageros foram seguidos num guião nojento e cobarde de que se desconheceram os verdadeiros autores apesar de demonstrar que tem os temperos da irrascível e fascizante direita encapotada e saudosista, bem como a extrema direita falsamente epitetada de liberal. Os portugueses atentos é assim que vêem e sentem o que se passou e ainda se está a passar. 

O governo do Partido Socialista caiu, a democracia está cada vez mais a cair, as demissões são gerais. A negritude de antigamente, de braço dado com o medo comum, está a impor-se na sociedade lusa. Como antes durante 48 anos. Chegámos, após 50 anos, à diluição da democracia e da liberdade que conquistámos em 25 de Abril de 1974. Os vários golpes da extrema-direita descarada ou encapotada e falsa como Judas têm sido evidentes e aqui chegámos. Para muito pior iremos se consentirmos, por temeridade aos abutres que esvoaçam à nossa volta e que aparentemente, comprovadamente, não estamos a ser suficientemente corajosos para lhes acabar com o voo que os expulse dos céus e do horizonte de Portugal. Coragem, precisa-se. Teremos?

O Curto do Expresso a seguir.

MM | PG

Portugal | Juiz liberta todos os detidos da Operação Influencer

O Ministério Público politizado ao confundir-nos e exagerar ataca o Estado de Direito e a Democracia

Os cinco suspeitos detidos por ordem do Ministério Público por suspeitas de tráfico de influência e corrupção no âmbito da operação Influencer foram libertados pelo juiz de instrução criminal de Lisboa.

Vítor Escária, ex-chefe de gabinete do primeiro-ministro, e Diogo Lacerda Machado estão proibidos de se ausentarem do país, sendo que o consultor, amigo de António Costa, tem ainda de prestar uma caução de 150 mil euros.

A empresa Start Campus fica obrigada a pagar 600 mil euros no prazo de quinze dias. 

O presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, os dois administradores da Start Campus Afonso Salema e Rui Oliveira Neves ficam com termo de identidade e residência , não sendo também  aplicadas as medidas de coação pedidas pelo Ministério Público (MP).

Tanto Escária como Lacerda Machado estão indiciados pelo crime de tráfico de influência, que prevê uma moldura penal de um a cinco anos de prisão. Já sobre os admninistradores da Start Campus, o juiz de instrução criminal entende haver fortes indícios de tráfico de influência e oferta indevida de vantagem.  

Os procuradores tinham pedido a prisão preventiva de Lacerda Machado e Vítor Escária, além e uma caução de 200 mil euros para o admistrador da Start Campus, Afonso Salema, e outra de 100 mil euros para Rui Oliveira Neves. Em relação à própria empresa, o MP queria a aplicação de uma causão de 19 milhões de euros. Os magistrados do Ministério Público também pediam a suspensão de mandato do autarca de Sines, Nuno Mascarenhas, a quem o juiz aplicou apenas o TIR. 

No total há nove arguidos neste processo, entre eles o ministro das Infraestruturas, João Galamba, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, o advogado e antigo porta-voz do PS João Tiago Silveira e a empresa Start Campus. Nestes casos, não houve detenções.

Sofia Cristino | Jornal de Notícias

Ler/Ver mais em JN:

OPERAÇÃO INFLUENCER

Juiz rejeita suspeitas de corrupção do Ministério Público: são "vagas e genéricas"

Outro instantâneo do colapso militar de Kiev: mas ainda não acabou -- Pepe Escobar

O espectacular “sucesso” da contra-ofensiva de Kiev gerou, previsivelmente, um combate aéreo.

Pepe Escobar* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

O espectacular “sucesso” da contra-ofensiva de Kiev, que ecoou por toda a galáxia geopolítica, gerou previsivelmente o que qualquer pessoa com cérebro esperava: um combate aéreo.

Entre no Show Zelensky-Zaluzhny – especialmente depois de o comandante-em-chefe das Forças Armadas da Ucrânia (AFU) ter admitido oficialmente que a guerra “chegou a um impasse” – código para “estamos profundamente em apuros”. Ele também se referiu à “defesa posicional” – código para “vamos continuar perdendo cada vez mais território”.

A luta aérea vem completa com conotações mafiosas, como o assistente de Zaluzhny, Gennady Chistyakov, de 39 anos, detonando “acidentalmente” uma granada recebida como presente, ferindo gravemente sua filha e se explodindo.

Isso pode ser visto pelo valor nominal como mais um esboço maluco no estilo Pulp Fiction envolvendo os melhores cães (sem Winston Wolf  para “resolver problemas”). Mas traz uma mensagem sinistra para Zaluzhny: mais uma vez, ao estilo da Máfia, de agora em diante é melhor tomar cuidado com amigos que trazem presentes.

Quanto à “contra-ofensiva”, o processo, para todos os efeitos práticos, parece estar encerrado. Não haverá outro – porque não há mais armas, bens ou tropas para o transportar, excepto os estranhos cidadãos ucranianos idosos e as donas de casa insuspeitas perseguidas pelos “serviços de segurança” à medida que saem do supermercado.

Situação militar na Ucrânia em 13 de Novembro (atualização do mapa)

South Front | # Traduzido em português do Brasil

O exército russo repeliu os ataques ucranianos perto de Timkovka;

O exército russo repeliu os ataques ucranianos perto de Dibrova;

O exército russo repeliu os ataques ucranianos perto de Kleshcheyevka;

O exército russo repeliu os ataques ucranianos perto de Bogdanovka;

O exército russo repeliu os ataques ucranianos perto de Novomikhailovka;

O exército russo repeliu os ataques ucranianos perto de Rabotino;

Os confrontos entre a AFU e o exército russo continuam perto de Krynki;

Os confrontos entre a AFU e o exército russo continuam perto de Avdiivka;

As forças russas eliminaram 160 militares ucranianos, bem como dois veículos motorizados na área de Kupyansk;

As forças russas eliminaram 150 militares ucranianos e um veículo motorizado na área de Krasny Liman;

As forças russas eliminaram 205 militares, dois veículos blindados de combate, bem como dois pontos de controle de UAV na área de Donetsk;

As forças russas eliminaram 100 militares, três picapes, uma estação de radar de contra-bateria AN/TPQ-50 de fabricação americana na área de South Donetsk;

As forças russas eliminaram 40 militares ucranianos e dois veículos motorizados na região de Zaporozhye;

As forças russas eliminaram 60 militares ucranianos, duas picapes e dois obuseiros Msta-B na região de Kherson;

Os sistemas de defesa aérea russos abateram 10 drones ucranianos no último dia.

Ler/Ver em South Front:

Cabeças rolarão na Ucrânia após o fracasso da ofensiva

Situação militar em torno de Avdeevka, DPR, em 13 de novembro de 2023 (atualização do mapa)

Israel reivindica vitórias enquanto as batalhas continuam em Gaza (18+)

Situação militar na Síria em 13 de novembro de 2023 (atualização do mapa)

A contra-ofensiva foi uma operação psicológica: Kiev tenta justificar a sua derrota

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Nos últimos dias, as forças russas reduziram a intensidade dos ataques às infra-estruturas militares nas zonas de retaguarda da Ucrânia, enquanto os militares ucranianos tentavam outro ataque à Crimeia.

Em 10 de Novembro, os militares ucranianos lançaram outro ataque combinado à península. Dois UAVs ucranianos atacaram um depósito de petróleo em Feodosia. Ambos foram destruídos pelas forças de defesa aérea russas.

Ao mesmo tempo, quatro barcos não tripulados ucranianos chegaram à baía de Uzkaya, na costa noroeste. Um vídeo publicado pelos militares ucranianos confirmou danos a pelo menos dois barcos anfíbios russos pertencentes à Frota do Mar Negro.

Por sua vez, drones e mísseis russos atingiram regiões da linha da frente nos últimos dias, incluindo vários alvos nas regiões de Odessa e Kherson.

Entretanto, no terreno, os militares russos ainda não destruíram a fortaleza ucraniana na margem oriental do Dnieper. Os combates continuam em Krinky, onde os militares ucranianos expandiram recentemente ligeiramente a zona de controlo para sul e continuam as tentativas de bloquear a estrada que conduz à área.

A frente Zaporozhye está inflamada principalmente por batalhas posicionais. Nos últimos dias, os militares russos conseguiram avançar para leste de Ugledar e lançar grandes contra-ataques a Urozhainoe.

Mais lidas da semana