quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

ISRAEL ESTÁ PERDENDO A GUERRA

Quanto maior a selvageria em Gaza, mais frágil será a posição de Tel Aviv. Como no Vietname em 1968, o 7/10 mostrou que a ocupação é insustentável, fez da Palestina símbolo da luta decolonial e já corroi o projeto dos Ocidente para o mundo árabe

Tony Karon e Daniel Levy para The Nation | em Outras Palavras| Tradução: Maurício Ayer | Imagem: Mahmud Hams (AFP) | # Publicado em português do Brasil

Pode parecer absurdo sugerir que um bando heterogêneo de homens armados, em número de poucas dezenas de milhares, sitiados e com muito pouco acesso a armamentos avançados, seja páreo para um dos exércitos mais poderosos do mundo, apoiado e armado pelos Estados Unidos. E ainda assim, um número crescente de analistas estratégicos do establishment alertam que Israel poderá perder esta guerra contra os palestinos, apesar da violência cataclísmica que lançou após o ataque liderado pelo Hamas a Israel, em 7 de outubro. E ao provocar o ataque israelita, o Hamas pode estar dando materialidade a muitos dos seus próprios objetivos políticos.

Tanto Israel como o Hamas parecem querer redefinir os termos da disputa política para uma posição distinta do status quo anterior a 7 de outubro, mas para a de 1948. Não é claro o que virá depois, mas não haverá como voltar ao estado anterior.

O ataque surpresa neutralizou as instalações militares israelitas, arrombando os portões da maior prisão ao ar livre do mundo e provocando uma violência horrível em que cerca de 1.200 israelenses, pelo menos 845 deles civis, foram mortos. A chocante facilidade com que o Hamas rompeu as linhas israelenses em torno da Faixa de Gaza trouxe para muitos a memória da Ofensiva de Tet de 1968 [episódio da Guerra do Vietnã, em que o exército vietcongue atacou de surpresa instalações estadunidenses]. Não literalmente – existem grandes diferenças entre uma guerra expedicionária dos EUA numa terra distante e a guerra de Israel para defender uma ocupação interna, travada por um exército de cidadãos motivado por um sentimento de perigo existencial. A utilidade da analogia reside na lógica política que molda uma ofensiva insurgente.

BLOG DE GAZA: Novos massacres de civis em Gaza | Comandante Golani | DIA 68

Sete Outros Mortos pela Resistência.  Chuvas fortes pioram condições de refugiados

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

O exército israelita admitiu que oito dos seus soldados – na sua maioria oficiais – foram mortos numa emboscada da Resistência Palestiniana no norte de Gaza, na noite passada. Eles incluem um comandante da divisão Golani.

Entretanto, os hospitais palestinianos relataram que centenas de palestinianos foram mortos ou feridos nos últimos massacres israelitas de civis em toda a Faixa de Gaza.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES:

Quarta-feira, 13 de dezembro, 17h40 (GMT+3)

AL-JAZEERA: Fragmentos de interceptadores de mísseis atingiram um complexo comercial em Ashdod.

BRIGADAS AL-QASSAM: Nossos alvos foram dois tanques Merkava da ocupação no projeto Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza, com mísseis Yassin-105.

LAPID: Netanyahu “não aprendeu nada desde 7 de outubro passado e não pode continuar a liderar o país. Lapid acrescentou que Netanyahu “trabalha para mentir, incitar e criar ódio, enquanto os nossos soldados são mortos todos os dias no meio de uma guerra amarga”.

AL-JAZEERA: O ataque israelense teve como alvo uma casa na cidade de Yater, no setor central do sul do Líbano.

Quarta-feira, 13 de dezembro, 17h (GMT+3)

CENTRO PALESTINO DE PESQUISA DE POLÍTICAS E PESQUISAS: O apoio ao Hamas entre os palestinos é alto, mesmo na devastada Faixa de Gaza. A guerra aumenta a popularidade do Hamas e enfraquece a posição da Autoridade e da sua liderança. Cerca de 90% dos palestinos acreditam que Mahmoud Abbas deveria renunciar.

BRIGADAS AL-QASSAM: Alvejamos as salas de comando de campo do exército de ocupação no eixo sul da Cidade de Gaza com mísseis de curto alcance.

Acçãopsico | Não é chocante ver crianças israelitas celebrando o genocídio de Gaza

Há muito que Israel doutrina os seus filhos para acreditarem que os palestinianos são menos que humanos e, portanto, não são dignos de empatia ou compaixão.

Rifat Audeh* | Al Jazeera | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Em Novembro, a emissora pública de Israel, Kan, publicou na sua página X oficial um vídeo de crianças israelitas a cantar uma canção celebrando o genocídio em curso dos palestinianos no seu país em Gaza. A emissora excluiu o videoclipe após uma grande reação online.

Mesmo depois que o vídeo foi silenciosamente apagado das redes sociais, a música continuou sendo objeto de discussão e polêmica. Muitas pessoas em todo o mundo ficaram chocadas ao ver crianças cantando alegremente sobre “eliminar” um povo inteiro “dentro de um ano”. No entanto, um olhar mais atento à literatura e aos currículos israelitas mostra que esta celebração aberta do genocídio foi o único resultado natural da doutrinação persistente de Israel – ou da lavagem cerebral, para ser mais contundente – dos seus filhos para garantir que não vejam os palestinianos como humanos e abracem totalmente o apartheid e ocupação.

Há inúmeras provas da lavagem cerebral efectuada por Israel aos seus cidadãos para apagar a humanidade dos palestinianos ao longo de muitas décadas.

O estudioso israelense Adir Cohen, por exemplo, analisou para seu livro intitulado “Um Rosto Feio no Espelho – Estereótipos Nacionais na Literatura Infantil Hebraica” cerca de 1.700 livros infantis em língua hebraica publicados em Israel entre 1967 e 1985, e descobriu que impressionantes 520 deles continham descrições humilhantes e negativas dos palestinos.

Ele revelou que 66% destes 520 livros referem-se aos árabes como violentos; 52% como maus; 37% como mentirosos; 31% como gananciosos; 28% como duas caras e 27% como traidores.

Estas descrições negativas persistentes desumanizaram os palestinianos aos olhos de gerações de israelitas, estabeleceram-nos como “outros” perigosos e abriram caminho para que as crianças celebrassem o seu genocídio num vídeo produzido pela emissora estatal em 2023.

O importante crítico acadêmico e literário palestino, Edward Said, também elaborou a questão em seu livro de 1979, A Questão da Palestina, observando que a literatura infantil israelense “é composta de judeus valentes que sempre acabam matando árabes baixos e traiçoeiros, com nomes como Mastoul (louco), Bandura (tomate) ou Bukra (amanhã). Como disse um escritor do Haaretz em 20 de setembro de 1974, “os livros infantis 'tratam do nosso tema: o árabe que mata judeus por prazer, e o menino judeu puro que derrota 'os porcos covardes!'”

Israel também utilizou a dolorosa memória do Holocausto para dessensibilizar as crianças israelitas relativamente ao sofrimento dos palestinianos e apoiar sem questionar o tratamento que Israel lhes dispensa.

No seu livro de 1999, One Nation Under Israel, o historiador Andrew Hurley explicou como Israel utiliza como arma a educação sobre o Holocausto que proporciona às crianças israelitas contra os palestinianos.

“A mente de uma criança (ou de qualquer outra pessoa) não pode absorver os horrores do Holocausto sem encontrar alguém para odiar”, argumentou Hurley. “Como não há nazistas por perto contra os quais se possa buscar vingança, [os ex-primeiros-ministros israelenses] [Menachem] Begin, [Yitzhak] Shamir e [Ariel] Sharon resolveram este problema chamando os árabes de nazistas de hoje e de um alvo adequado. por retribuição.”

O actual primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, parece continuar avidamente com esta tradição e chegou mesmo a afirmar que foi um palestiniano quem deu a Adolf Hitler a ideia do Holocausto.

Sunak, do RU, vence votação sobre deportação para o Ruanda de requerentes de asilo


Sunak enfrenta os rebeldes do Partido Conservador ao vencer uma votação apertada sobre os seus últimos planos de enviar refugiados e migrantes para o Ruanda.

# Traduzido em português do Brasil

O projeto de lei de emergência do primeiro-ministro britânico Rishi Sunak para relançar o seu plano de enviar requerentes de asilo para o Ruanda evitou a derrota no parlamento, sobrevivendo a uma rebelião de dezenas dos seus próprios deputados que expôs as profundas divisões do seu partido.

Sunak, que atribuiu sua reputação à estratégia apesar dos avisos em todas as etapas de que ela não funcionaria, venceu a primeira votação sobre o plano na Câmara dos Comuns por 313 a 269 na terça-feira, após últimas negociações fúteis e drama no parlamento.

Apesar da vitória, o resultado mostrou que o primeiro-ministro luta para manter o controle do seu partido.

Os conservadores moderados disseram que não apoiarão o projecto de lei se isso significar que a Grã-Bretanha irá violar as suas obrigações em matéria de direitos humanos, e os políticos de direita disseram que não vai suficientemente longe.

Angola | Corrupção em Versão Pornográfica -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Calma aí. Não pensem que passei para a turma dos que fazem as piores patifarias em nome do combate à corrupção. Continuo a pensar que o sistema capitalista (economia de mercado) é uma maquineta infernal que só funciona se tiver no depósito o combustível formado por três componentes: exploração de quem trabalha, corrupção (todas as grandes fortunas resultam de um qualquer conluio com o Estado) e o roubo que pode ir até às formas violentas de latrocínio. Este quadro horrendo é pintado com a democracia representativa. As vítimas escondem-se numa cabine, colocam uma cruz num papelito, dobram-no muito bem e colocam-no numa urna. Assim escolhem os seus carrascos!

Combate à corrupção onde impera a economia de mercado é uma forma de nos atirarem areia aos olhos. Ajustes de contas entre clientelas que suportam os políticos de turno no poder. Confisco das liberdades, direitos e garantias. Triunfo do banditismo político. Amarrar os cidadãos à trela de salários miseráveis, prestações sociais insultuosas. Justiça Social reduzida à expressão humilhante da caridadezinha. Combate à corrupção num regime de economia de mercado uma forma der anestesiar revoltas e confiscar o direito à desobediência civil. 

Em Angola o combate à corrupção entrou em modo de pornografia. Bem vistas as coisas, já não estamos no mobutismo. Muito, muito longe desse regime criminoso. Estamos mais próximos das ditaduras de opereta protagonizadas pelo imperador Bokassa ou Idi Amin. Em alguns casos até ultrapassámos esse limite. 

Querem mesmo combater a corrupção? Chamem à pedra o Doutor Tuti Fruti, o Aguinaldo Jaime, o Álvaro Sobrinho, os mentores do Carrinho e tantos outros serventuários de quem domina o poder económico, que submete os políticos aos seus caprichos e negociatas. Só o MPLA tem condições para travar essa batalha.

Fundação Gianni G. Martins, constituída a 24 de Janeiro de 2020, com o “objectivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a Língua Portuguesa, incentivar a criação literária, premiar novos autores e divulgar as obras com o nível de excelência que se exige”. O fundador é Gianni Gaspar Martins, filho do presidente do Conselho de Administração da SONANGOL, o Pai Querido. Corrupção pornográfica.

Expansão dos BRICS: Um olhar sobre a nova ordem mundial

DW (Deutsche Welle)

Os BRICS estão a crescer e com eles a sua influência. Será que uma aliança de Estados tão diferentes será irrelevante ou surgirá um bloco anti-ocidental? Os especialistas aconselham a cooperação.

É um revés, mas os BRICS vão ultrapassá-lo: é provável que a Argentina não participe da aliança dos Estados no início de janeiro - o novo governo cancelou seu tweet. No entanto, os BRICS vão aumentar em cinco países : os pesos pesados ​​da energia Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos (EAU) e Irão vão juntar-se, bem como o Egito e a Etiópia . Com este aumento, os BRICS consolidam o seu papel de voz do Sul global e reforçam o seu peso na política internacional. O alargamento terá lugar sob a presidência da Rússia. E quando o Presidente Vladimir Putin estender o tapete vermelho para a cimeira de Kazan, na Rússia, em outubro, haverá duas vezes mais chefes de Estado e de governo na fotografia de família do que antes.

Os BRICS tiveram uma carreira espantosa desde que os banqueiros da Goldman-Sachs desenvolveram o acrónimo BRIC para um fundo de investimento, em 2001, desde que os chefes de Estado do Brasil , Rússia , Índia e China se reuniram pela primeira vez , em 2009 , e desde que a África do Sul se tornou o primeiro Estado africano a aderir, em 2011. Esta carreira é tanto mais espantosa quanto democracias como o Brasil, a Índia e a África do Sul estão a cooperar pragmaticamente com as autocracias da China e da Rússia , para além das fronteiras ideológicas. Mesmo as batalhas mortais entre tropas indianas e chinesas na fronteira disputada em 2020 não separaram os BRICS.

União Europeia acusa Israel de ignorar apelos dos países parceiros

Chefe da diplomacia europeia lembra que G7 alertou contra ataques no sul da Faixa de Gaza e compara destruição no enclave à de cidades alemãs na 2ª Guerra. UE avalia sanções contra colonos israelenses na Cisjordânia.

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, acusou Israel de ignorar alertas dados por parceiros internacionais em sua estratégia na guerra contra o grupo extremista Hamas, na Faixa de Gaza.

"Dissemos, entre outras coisas nos encontros do G7, que Israel não deveria empregar no sul de Gaza as mesmas táticas utilizadas no norte", disse Borrell nesta segunda-feira (11/12), na ocasião de um encontro dos ministros do Exterior da UE em Bruxelas.

O diplomata disse que a reação israelense aos ataques brutais do grupo terrorista Hamas em 7 de outubro – quando mais de 1,2 mil pessoas morreram e cerca de 240 foram sequestradas – causou um "número inacreditável de mortes de civis". Israel reagiu aos atentados com uma campanha de intensos bombardeios no norte do enclave palestino e obrigou a população a fugir para o sul do território.

Borrell, ao mesmo tempo em que ressaltou que o Hamas tem lugar cativo na lista de organizações consideradas como terroristas pela UE, criticou a intensidade extraordinária dos bombardeios no sul de Gaza. "Continuará igual, senão pior."

A situação no enclave palestino, segundo afirmou, é "catastrófica, apocalíptica". "A destruição dos edifícios em Gaza é parecida ou até maior do que a destruição sofrida por cidades alemãs na Segunda Guerra Mundial", criticou.

"As mortes de civis representam entre 60% e 70% do total de óbitos", afirmou, com base em dados do Ministério da Saúde de Gaza. Borrell disse ainda que "85% da população foi forçada a se deslocar."

Honra da ONU, vergonha dos EUA em Gaza

Quando Washington vetou um cessar-fogo em Gaza, na sexta-feira, ficou sozinho contra o direito internacional, enquanto o Reino Unido – o seu tutor na brutalidade imperial – se absteve obedientemente, escreve Jeffrey Sachs.

Jeffrey D. Sachs* | Common Dreams | em Consortium News | Traduzido em português do Brasil

A votação quase unânime no Conselho de Segurança da ONU, na sexta-feira, apelando a um cessar-fogo imediato em Gaza é um momento de honra para as Nações Unidas e de vergonha para os Estados Unidos.

Ao votar para acabar com a guerra de Israel em Gaza por 13 votos a favor, um não (EUA) e uma abstenção (Reino Unido), a grande maioria colocou-se ao lado do direito internacional. Os EUA estiveram sozinhos contra o direito internacional, com o seu ajudante e tutor na brutalidade imperial, o Reino Unido, a abster-se obedientemente.

[Relacionado:  O que os EUA erraram de forma mais crucial no veto da ONU ]

O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, honrou a ONU e a decência humana ao invocar o Artigo 99 da Carta da ONU , apelando ao Conselho de Segurança da ONU para parar a matança em Gaza como uma responsabilidade básica ao abrigo da Carta da ONU.

Todos os dias, os responsáveis ​​da ONU no terreno em Gaza lutam heroicamente para alimentar, abrigar e proteger a população das bombas israelitas. Mais de 100 funcionários da ONU foram mortos no ataque israelense.

A situação em Gaza é tão clara quanto brutal. O Estado da Palestina, reconhecido por 139 nações, há muito que sofre com as brutalidades da ocupação israelita em Gaza e na Cisjordânia. Gaza foi considerada a maior prisão ao ar livre do mundo pela Human Rights Watch .

Após o horrível ataque terrorista liderado pelo Hamas em 7 de Outubro, no qual morreram 1.200 israelitas, Israel começou a limpar etnicamente Gaza. Os especialistas jurídicos do Centro para os Direitos Constitucionais consideram as ações de Israel um genocídio.

185 milhões Joe? Isso não dá para castanhas assadas, nem para bombas! - Zelensky*


Biden anuncia 185 milhões de euros em ajuda militar à Ucrânia

O Presidente dos EUA esteve reunido com Volodymyr Zelensky na Casa Branca

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta terça-feira, durante uma reunião na Casa Branca com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, que aprovou mais de 185 milhões de euros em ajuda militar à Ucrânia.

"Acabei de assinar um apoio de 200 milhões de dólares [cerca de 185 milhões de euros] do Departamento de Defesa para a Ucrânia", disse Biden aos jornalistas no início da reunião na Sala Oval com o presidente ucraniano.

A propósito do conflito com a Rússia, Biden transmitiu a Zelensky que não quer que os ucranianos se rendam e avisou que o Presidente russo, Vladimir Putin, quer atacar novamente as centrais elétricas ucranianas, para agravar a situação durante o inverno.

Zelensky encontrou-se com Biden em Washington pela terceira vez desde o início da guerra e numa altura delicada, porque a oposição republicana está a bloquear o Congresso dos EUA de aprovar novos financiamentos para a Ucrânia.

Os 200 milhões de dólares hoje anunciados fazem parte de um pacote que está prestes a esgotar-se e Biden pediu ao Congresso, até agora sem sucesso, que aprove um novo fundo de 106 milhões de dólares que inclua 61 milhões de dólares para a Ucrânia e 15 milhões de dólares para Israel.

Biden enviou, por isso, uma mensagem aos republicanos no Congresso para que aprovem o novo orçamento para a Ucrânia antes de partirem para as férias e acrescentou que, se não o fizerem, estarão a dar a Putin "o melhor dos presentes de Natal".

Imagem: Joe Biden, Presidente dos EUA, ao lado de Volodymyr Zelensky, homólogo ucraniano. © Mandel Ngan/AFP

TSF | Lusa

* Título PG

Ler/Ver em TSF:

Rishi Sunak enfrenta rebelião interna sobre deportação de imigrantes para Ruanda

Calcanhar de Liga Europa. Benfica vence em Salzburgo e continua nas competições europeias

Noite de Berlim é bem melhor do que a de Nápoles. SC Braga perde, mas garante Liga Europa

Sérgio Conceição garante que FC Porto "lida bem com finais" e diz que não é "gestor financeiro"

Mais lidas da semana