segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

BLOG DE GAZA: Rússia convoca embaixador de Israel...

Brigadas Al-Quds têm como alvo soldados | Frente Libanesa esquenta | Israel congela contas da UNRWA – DIA 122

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

Numa declaração breve mas crítica, o porta-voz das Brigadas Al-Qassam, Abu Obeida, anunciou uma lista das últimas perdas de Israel em Gaza. Isto ocorre num momento em que batalhas ferozes são relatadas em todas as frentes. 

Em particular, na frente norte de Gaza, os grupos da Resistência Palestiniana estão a recuperar, lançando grandes ataques contra as forças invasoras israelitas. A luta atual no sul está concentrada principalmente em Khan Yunis.

Entretanto, a guerra israelita contra a Agência para os Refugiados Palestinianos, UNRWA, continua, com o congelamento das contas do grupo pelo Banco Israelita Leumi. 

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 27.365 palestinos foram mortos e 66.630 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro. Estimativas palestinas e internacionais dizem que a maioria dos mortos e feridos são mulheres e crianças.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES

Segunda-feira, 5 de fevereiro, 12h  (GMT+2)

MÍDIA ISRAELITA: El Al cancela seus voos para a Irlanda devido ao apoio ao povo palestino.

CANAL 12: 540 soldados ficaram feridos acidentalmente desde o início dos combates terrestres na Faixa de Gaza, no passado dia 27 de outubro. O canal explicou que as suas informações se basearam em dados do exército israelita.

Segunda-feira, 5 de fevereiro, 11h  (GMT+2)

MÍDIA PALESTINA: Os corpos de 14 palestinos e vários feridos chegaram ao Hospital Nasser, após contínuos bombardeios israelenses em Khan Yunis.

TASS: O Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocará a embaixadora israelense Simona Halperin por causa de “comentários inaceitáveis” que ela fez em uma entrevista ao diário russo Kommersant, publicada no domingo. O ministério descreveu os seus comentários como “um início extremamente malsucedido” para o seu posto diplomático, que começou em dezembro passado. Halperin criticou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, por supostamente minimizar a importância do Holocausto e disse que a Rússia estava sendo muito amigável com o Hamas.

Segunda-feira, 5 de fevereiro, 10h  (GMT+2)

BRIGADAS DE AL-QASSAM: Nossos combatentes apreenderam um avião de reconhecimento do exército de ocupação que estava em uma missão de inteligência a oeste de Khan Yunis.

HEZBOLLAH: O Hezbollah libanês anunciou o assassinato de 3 de seus membros no sul do Líbano.

Segunda-feira, 5 de fevereiro, 09h00  (GMT+2)

BRIGADAS DE AL-QUDS: Alvejamos soldados do exército de ocupação israelense com bombas antipessoal nas linhas de frente em Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza, e também bombardeamos uma posição de soldados e veículos de ocupação na área com morteiros.

Segunda-feira, 5 de fevereiro, 08h00  (GMT+2)

AL-JAZEERA: Cinco mísseis são lançados contra posições israelenses na Alta Galiléia, ao largo do setor central do sul do Líbano.

RÁDIO ISRAELITA: A Rádio Israelense anunciou o assassinato de uma pessoa na área de Beersheba, no sul, e explicou que o morto tentou apreender a arma de um policial.

MÍDIA PALESTINA: A área de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, tem sido submetida a bombardeios contínuos da artilharia israelense desde a madrugada de segunda-feira.

Segunda-feira, 5 de fevereiro, 06h00  (GMT+2)

BIDEN: Os partidos Democrata e Republicano concordaram com uma legislação para apoiar a Ucrânia e Israel e fornecer ajuda aos palestinos.

Segunda-feira, 5 de fevereiro, 05h00  (GMT+2)

CENTCOM: O Comando Central dos EUA disse que suas forças realizaram um ataque de autodefesa contra um ataque Houthi com um míssil teleguiado.

Segunda-feira, 5 de fevereiro, 04h00  (GMT+2)

AL-JAZEERA: Reiniciam os bombardeios de artilharia israelense no centro, oeste e sul da cidade de Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.

Segunda-feira, 5 de fevereiro, 03h00  (GMT+2)

DEPARTAMENTO DE ESTADO DOS EUA: O secretário de Estado Anthony Blinken discutiu em uma ligação com seu homólogo britânico David Cameron os esforços para garantir a libertação de todos os cativos e conseguir uma trégua na Faixa de Gaza.

Segunda-feira, 5 de fevereiro, 02h00  (GMT+2)

MÍDIA PALESTINA: Bombardeio de artilharia israelense no centro de Khan Yunis.

FM TURCA: Os residentes de Gaza são agora reféns, pois Israel os detém numa área geográfica específica e não permite a entrada de ajuda humanitária, bombardeia a ajuda que é trazida contra a sua vontade, destrói infra-estruturas e corta eletricidade, água e comunicações.

Segunda-feira, 5 de fevereiro, 01h00  (GMT+2)

MÍDIA ISRAELITA: O Banco Israelense Leumi decidiu congelar a conta da UNRWA, na sequência das alegações israelenses de envolvimento da agência da ONU nos acontecimentos de 7 de outubro passado.

Resistência Islâmica NO IRAQUE: Alvejamos a base de campo de Al-Omar na Síria com um drone.

MÍDIA IEMENITA: A agressão americano-britânica lançou 11 ataques a Hodeidah e Saada.

Segunda-feira, 5 de fevereiro, 12h  (GMT+2)

EXÉRCITO ISRAELITA: O exército israelense anunciou que sua aeronave bombardeou um quartel-general operacional e uma infraestrutura militar do Hezbollah na área da vila de Yaron.

CRESCENTE VERMELHO PALESTINO: Recuperamos os corpos de dois mártires e de vários feridos depois de atacarmos um apartamento em Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza.

JOSEP BORRELL: A interrupção do financiamento para a UNRWA ameaça a vida de centenas de milhares de palestinos.

ESCRITÓRIO DE MÍDIA DO GOVERNO DE GAZA: O exército israelense matou 30 palestinos em Deir al-Balah

REUTERS (citando oficial israelense): O exército israelense irá coordenar com o Egito antes de qualquer operação de varredura em Rafah, indicando que o exército está procurando maneiras de evacuar o norte deslocado.

A maioria das vítimas da guerra genocida israelita em Gaza são mulheres e crianças. (Foto: via Palestine Eye)

Ler/Ver em Palestine Chronicle:

'Água é vida e Gaza está sem água' – UNRWA

Em números – Estas são as perdas israelenses nos últimos quatro meses de luta contra o Hezbollah

'Quanto tempo? Não muito tempo' – O amanhã pertence à Palestina

Sem comentários:

Mais lidas da semana