domingo, 18 de fevereiro de 2024

Corpo de Navalny localizado no hospital Salekhard, sem autópsia ainda realizada

Novaya Gazeta | # Publicado em português do Brasil

A Novaya Gazeta Europe soube que o corpo de Alexey Navalny se encontra na morgue do Hospital Clínico Distrital de Salekhard. Até sábado, nenhuma autópsia havia sido realizada, disseram as fontes.

Após a morte súbita de Navalny na sexta-feira, o seu corpo foi inicialmente levado para a cidade de Labytnangi, a 36 quilómetros da colónia penal onde morreu, na aldeia de Kharp, no distrito autónomo de Yamalo-Nenets, no extremo norte da Rússia. No entanto, fontes dizem que o corpo foi transferido ainda na sexta-feira para o Hospital Clínico Distrital na capital regional de Salekhard.

“Normalmente, os corpos das pessoas que morrem na prisão são levados diretamente para o Departamento de Medicina Forense na Rua Glazkova, mas neste caso foram levados para o hospital clínico por algum motivo”, disse um paramédico do serviço de ambulância de Salekhard.

“Eles o levaram ao necrotério, o trouxeram e posicionaram dois policiais na frente da porta. Eles poderiam muito bem ter colocado uma placa dizendo 'algo misterioso está acontecendo aqui!' Claro, todos queriam saber o que havia acontecido, do que se tratava todo esse sigilo e se estavam tentando esconder algo sério.”

Logo se descobriu que o corpo entregue era de Alexey Navalny e que a sua morte “não era de natureza criminosa”, termo usado para indicar que não estavam envolvidas armas de fogo. Então se espalhou a notícia de que os patologistas do hospital haviam sido proibidos de realizar autópsias, acrescentou a fonte.

“Neste ponto a opinião fica dividida”, disse o paramédico. “Alguns disseram que veio de Moscou uma ordem para aguardar a chegada de especialistas da capital, enquanto outros disseram que os próprios médicos do hospital se recusaram a realizar a autópsia. O caso é político e não está claro como será. E se você fizer uma autópsia e receber uma ordem direta para alterar o resultado, não terá como escapar. E você também pode ser considerado o culpado. …Mas se não houve autópsia, não há ninguém a quem perguntar.”

O paramédico também disse que lhe disseram que o corpo de Navalny apresentava sinais de hematomas e, embora os hematomas não parecessem ter sido causados ​​por espancamentos, Navalny ainda devia estar vivo para que os hematomas aparecessem, acrescentou.

“Como paramédico experiente, posso dizer que os ferimentos descritos por quem os viu pareciam ser decorrentes de convulsões. … Se uma pessoa está tendo convulsões e outras pessoas tentam segurá-la, mas as convulsões são muito fortes, aparecem hematomas. Eles também disseram que ele tinha um hematoma no peito – do tipo que vem de massagem cardíaca indireta.”

“Então eles tentaram ressuscitá-lo e ele provavelmente morreu de parada cardíaca”, disse o paramédico. “Mas ninguém está dizendo nada sobre por que ele teve uma parada cardíaca.”

Imagens: 1 – Alexei Navalny; 2 - Hospital Clínico Distrital de Salekhard. Foto: tvmig.ru

Sem comentários:

Mais lidas da semana