terça-feira, 14 de maio de 2024

EXÉRCITO RUSSO ESMAGA DEFESA UCRANIANA NA REGIÃO DE KHARKIV -- com vídeo

South Front | # Traduzido em português do Brasil - ver vídeo

Derrotados nos campos de batalha, os militares ucranianos não param de tentar chegar às instalações da retaguarda russa. Nas últimas semanas, vários UAV ucranianos atingiram refinarias de petróleo russas em diferentes regiões da retaguarda, causando danos menores. A maioria dos drones e mísseis ucranianos, porém, são interceptados pelas forças de defesa aérea russas. A noite de 13 de maio não foi exceção. As forças russas repeliram com sucesso um ataque massivo ucraniano com 31 UAVs, 12 mísseis Olkha MLRS e 4 mísseis de cruzeiro Storm Shadow fornecidos por países da OTAN. O ataque teve como alvo instalações civis nas regiões fronteiriças da Rússia e na Crimeia.

Combatendo com sucesso os mísseis ucranianos e da NATO, os militares russos respondem com ataques de precisão às instalações da retaguarda ucranianas. No meio dos contínuos ataques russos em diferentes direcções nas linhas da frente, drones, mísseis e bombas pesadas russos estão a atacar as Forças Armadas da Ucrânia acumuladas nas regiões orientais.

De acordo com dados não oficiais, cerca de 100 bombas pesadas FAB-500 e FAB-1500 atingiram os militares ucranianos na região de Kharkiv nas últimas 48 horas. Não existe uma única posição do exército ucraniano que não tenha sido alvo da artilharia ou da aviação russa.

Um dos recentes ataques russos destruiu o ponto ucraniano de implantação temporária perto da cidade de Chuguev, na região de Kharkiv. Como resultado do ataque, os militares ucranianos sofreram pesadas perdas e perderam as reservas preparadas para posterior implantação nas zonas fronteiriças de Kharkiv.

Juntamente com os ataques devastadores na região de Kharkiv, os mísseis russos destruíram instalações militares ucranianas na região vizinha de Chernihiv. Ontem à noite, foram relatados ataques russos no aterro de Goncharovsky e no campo de aviação de Pevtsy.

Os ataques em curso visam apoiar a recentemente lançada ofensiva do exército russo na região de Kharkiv. Durante quatro dias de operações de assalto, presume-se que as forças russas tenham capturado até 200 quilómetros quadrados de território ucraniano. Pelo menos 11 aldeias fronteiriças ficaram sob controlo russo.

A ofensiva prossegue em duas direções principais, com um rápido avanço da defesa ucraniana e a eliminação das operações nos flancos com a ajuda de veículos blindados.

Na noite de 12 de maio, o exército russo tomou uma fábrica de processamento de carne no oeste de Volchansk e concluiu uma operação de limpeza numa fábrica local de calçados. Estas eram as duas principais fortalezas no flanco norte da cidade, a partir das quais as forças ucranianas controlavam os arredores. Ao mesmo tempo, grupos de assalto russos entraram na cidade pelo leste. As batalhas continuam no centro.

Na segunda direção, grupos de assalto russos aproximam-se de Liptsy, capturando um assentamento após o outro.

Enquanto procura reforços noutras direcções, como na região de Kherson, o comando militar ucraniano está a enviar forças preciosas da Direcção Principal de Inteligência e dos batalhões nazis para tapar as lacunas na defesa em Kharkiv.

Ler/Ver em South Front:

Glorificando façanhas passadas, exército russo traz nova vitória

Aguardando provocações da OTAN na Rússia

O ritmo da ofensiva russa desanima o exército ucraniano

Sem comentários:

Mais lidas da semana