quarta-feira, 15 de maio de 2024

Primeiro-ministro eslovaco Fico ferido em tiroteio em reunião de gabinete fora de Bratislava

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, ficou ferido na quarta-feira num tiroteio no local da reunião externa do governo, informou a agência de notícias Pravda, acrescentando que o agressor foi detido.

"Robert Fico foi ferido depois de uma reunião externa do governo. O agressor atirou várias vezes. Ele foi detido pela polícia", disse o relatório.

Segundo o Pravda, o agressor disparou vários tiros antes de a polícia o deter.

O incidente ocorreu após a reunião do governo, quando Fico se revelou ao público. O primeiro-ministro foi levado às pressas para um hospital de helicóptero.

Anteriormente, o governo da Eslováquia decidiu concentrar-se na ajuda humanitária e não enviar mais armas para a Ucrânia. O Gabinete liderado por Robert Fico não aprovou a proposta do governo anterior, que dizia respeito ao envio de outro pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de 40,3 milhões de euros. Envolvia principalmente munição. Este pacote de ajuda militar deveria ser o 14º da Eslováquia; desde fevereiro de 2022, a república enviou armas, munições e equipamentos para a Ucrânia no valor de 671 milhões de euros.

Ataque ao primeiro-ministro eslovaco será minuciosamente investigado - Ministro do Interior

O Ministro do Interior eslovaco, Matus Sutaj Estok, prometeu que a tentativa de assassinato será exaustivamente investigada.

"A minha tarefa como Ministro do Interior é garantir que esta tentativa de assassinato, não só contra o Primeiro-Ministro, mas também contra todo o sistema democrático, seja minuciosamente investigada o mais rapidamente possível. A tarefa das agências de segurança [eslovacas] é garantir a segurança de todos os representantes do estado", comentou.

Presidente da Eslováquia confirma detenção do atirador de Fico pela polícia

O atirador que tentou assassinar o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, foi detido pela polícia, disse a presidente eslovaca Zuzana Caputova na quarta-feira.

"A polícia deteve o agressor e fornecerá informações sempre que possível", disse Caputova durante um discurso transmitido pelos canais de televisão eslovacos.

Tentativa de assassinato de Fico cometida por escritor de 71 anos - Relatórios

A tentativa de assassinato do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, foi cometida por um escritor de 71 anos e fundador de um clube literário, informou a emissora eslovaca Markiza na quarta-feira.

O escritor Juraj Centula cometeu o ataque contra Fico, informou a emissora, citando fontes.

Embaixador russo deseja recuperação rápida para Fico e condena ataque

O embaixador russo em Bratislava, Igor Bratchikov, condenou quarta-feira a tentativa de assassinato do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, e desejou-lhe uma rápida recuperação, acrescentando que é necessário punir os autores do ataque.

"Fiquei chocado quando soube da brutal tentativa de assassinato contra a sua vida. Condeno veementemente este ataque brutal e expresso a minha convicção de que a punição para os perpetradores é inevitável", disse o diplomata numa carta a Fico, e desejou uma rápida recuperação para o primeiro ministro.

Chefe da ONU condena veementemente 'ataque vil' ao primeiro-ministro eslovaco, Fico, diz porta-voz

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, condena veementemente a tentativa de assassinato do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, disse o porta-voz das Nações Unidas, Farhan Haq, à Sputnik.

“O Secretário-Geral condena veementemente o vil ataque perpetrado hoje contra o Primeiro-Ministro da Eslováquia, Robert Fico. Os pensamentos do secretário-geral estão com o primeiro-ministro e os seus entes queridos neste momento difícil”, disse Haq na quarta-feira.

A tentativa contra a vida de Fico foi uma tentativa de transformar os eslovacos em 'escravos dos Estados Unidos' - ex-legislador

É “muito difícil” dizer quais as forças que estão por detrás do atentado contra a vida de Robert Fico, uma vez que, juntamente com Viktor Orban da Hungria, os dois homens são “os únicos dois primeiros-ministros que se opõem ao que está a acontecer na União Europeia, e opõe-se ao facto de os direitos de todos os estados que aderiram à UE terem sido limitados”, disse o ex-legislador eslovaco Peter Marcek à Sputnik.

“Estes dois primeiros-ministros são muito perigosos para a União Europeia. E na Eslováquia, depois das recentes eleições, 60-70 por cento das pessoas são a favor de boas relações com a Rússia”, sublinhou Marcek, presidente do partido Unidade Eslava.

“É difícil dizer quem está por trás disso. Mas sabemos que a oposição é muito agressiva”, observou o político, salientando que existem hoje forças de oposição na Eslováquia que parecem dedicadas exclusivamente a defender os interesses dos Estados Unidos, e não os eslovacos comuns.

Além disso, estão “todas essas organizações não governamentais lideradas por George Soros. Só podemos adivinhar quem poderá ser – o MI6, a CIA ou alguém da Ucrânia. Muitos estão interessados ​​em que Fico saia de cena, em vê-lo assassinado. Na minha opinião, os anglo-saxões são 100% responsáveis ​​por tudo isto.

As pessoas por detrás disto querem que a Eslováquia e o povo eslovaco tenham medo, que o governo e os políticos eslovacos tenham medo. Isto é muito perigoso para a Eslováquia, porque não abandonaremos simplesmente Fico. E isto pode levar ao derramamento de sangue na Eslováquia”, disse Marcek, alertando que os esforços para transformar os eslovacos em “escravos dos Estados Unidos” através da violência poderiam desencadear “uma guerra civil”.

O atacante de Fico usou arma de cano curto legalmente registrada - relatórios

O agressor que tentou assassinar o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, usou uma arma de cano curto legalmente registrada para atirar, informou a agência de notícias Dennik N na quarta-feira.

No início do dia, a mídia informou que Fico foi levado para uma unidade de UTI de um hospital após uma tentativa de assassinato ocorrida no local da reunião de campo do governo.

O atirador é um homem nascido em 1953, acrescentou o jornal.

Presidente eslovaco fará declaração após ataque ao primeiro-ministro - Relatórios

A presidente eslovaca, Zuzana Caputova, fará uma declaração às 14h45 GMT de quarta-feira, após uma tentativa de assassinato do primeiro-ministro Robert Fico, informou a agência de notícias Dennik N da Eslováquia.

Entretanto, o partido político de Fico, Smer, que anteriormente avaliou a sua condição como "risco de vida", disse que as próximas horas serão "cruciais" para o primeiro-ministro.

Secretário-Geral da NATO diz-se estarrecido com tiroteio contra primeiro-ministro eslovaco

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse na quarta-feira que está consternado com o ataque ao primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico.

"Chocado e consternado com o assassinato do primeiro-ministro Robert Fico. Desejo-lhe força para uma recuperação rápida. Meus pensamentos estão com Robert Fico, seus entes queridos e o povo da Eslováquia", disse Stoltenberg no X.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros belga, Hadja Lahbib, que actualmente ocupa a Presidência do Conselho da UE, também condenou o ataque a Fico.

"Condeno veementemente o ataque ao primeiro-ministro Robert Fico. Os meus pensamentos estão com ele e com a sua família. Desejo-lhe uma recuperação rápida. A violência não tem lugar nas nossas sociedades. Atos deste tipo devem ser condenados e processados", disse Lahbib em X.

Fico levado para unidade de UTI do hospital – Relatos

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, foi levado para uma unidade de UTI de um hospital após uma tentativa de assassinato na quarta-feira, informou a agência de notícias Dennik N.

Fico está sendo tratado em um hospital na cidade de Banska Bystrica, no centro da Eslováquia.

Chanceler alemão Scholz condena ataque a Fico

Não há lugar para a violência na política europeia, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, na quarta-feira, comentando o ataque ao primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico.

"Estou profundamente chocado com a notícia do ataque covarde ao primeiro-ministro eslovaco, Fico. A violência não deve existir na política europeia. Nestas horas, os meus pensamentos estão com Robert Fico, a sua família e os cidadãos da Eslováquia", disse Scholz em X.

Presidente do Conselho Europeu sobre o ataque a Fico: nada pode justificar tal violência

Nada pode justificar a violência do ataque contra o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, na quarta-feira.

"Estou chocado com a notícia do ataque ao primeiro-ministro eslovaco Fico após uma reunião do Gabinete eslovaco em Handlova. Nada pode justificar a violência ou tais ataques", disse Michel no X.

Sputnik Globe | # Traduzido em português do Brasil 

Sem comentários:

Mais lidas da semana