quarta-feira, 26 de junho de 2024

Aqui estão os cinco assuntos que Modi deverá discutir com Putin durante sua visita

Andrew Korybko * | Substack | opinião | # Traduzido em português do Brasil

A viagem iminente do primeiro-ministro Modi a Moscou para se encontrar com o presidente Putin será a primeira visita do líder indiano à Rússia em meia década, desde que ele participou do Fórum Econômico do Leste em Vladivostok em 2019 como convidado de honra de seu anfitrião.

O Tribune India informou que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, planeja visitar Moscou em 8 de julho, após o que o Kremlin confirmou que os detalhes estão sendo acertados e serão anunciados posteriormente. Deveria, portanto, ser dado como certo que ele provavelmente se reunirá com o Presidente Putin em breve, daí a relevância em prever o que estes dois líderes irão discutir. Estes são os cinco principais assuntos que deverão figurar com maior destaque em sua agenda:

----------

1. Grande Estratégia

A visita do primeiro-ministro Modi ocorre enquanto a Índia e a Rússia recalibram os seus laços com os EUA e a China, respetivamente, com o primeiro par a sofrer novos problemas, enquanto o segundo permanece forte, mas agora é menos provável que se torne desequilibrado a favor de Pequim, o que os leitores podem aprender mais sobre aqui aqui . A Rússia e a Índia são os motores dos processos de tri-multipolaridade , que mantêm afastado o regresso da bi-multipolaridade Sino-EUA , pelo que se espera que os seus líderes dêem prioridade a uma coordenação mais estreita das suas grandes estratégias.

2. Cooperação Militar

A aprovação pela Rússia do pacto de “ Desdobramento Militar Conjunto ” há muito negociado com a Índia, que é essencialmente um acordo de logística militar do tipo que este estado do Sul da Ásia já tem com os EUA e outros, representa um marco nas suas relações e será certamente discutido durante as conversações dos seus líderes. O mesmo acontecerá com os laços técnico-militares tradicionais, como as importações de armas indianas e mais produção conjunta no seu território, bem como as formas pelas quais a prometida exportação de equipamento como os S-400 pode ser realisticamente acelerada.

3. Energia e Investimentos

A próxima questão prioritária é manter as gigantescas importações de energia russa da Índia e garantir que as reservas de rúpias do seu parceiro sejam estrategicamente reinvestidas das formas mais promissoras. Para esse efeito, poderiam ser acordados acordos de preços e fornecimento a longo prazo (mesmo que apenas informalmente), enquanto uma lista das melhores empresas indianas nas quais a Rússia poderia investir poderia ser transmitida entre os seus líderes. O objectivo subjacente a este aspecto das suas conversações seria garantir que as tendências económicas positivas nos seus laços permanecessem no bom caminho.  

4. Otimizando a conectividade

As já mencionadas importações de energia indianas e os reinvestimentos em rúpias russas são uma excelente base para diversificar os laços económicos, mas exigirão inevitavelmente mais comércio no sector real entre eles, a fim de se aproximarem do seu pleno potencial. É aí que reside a importância de optimizar o Corredor de Transporte Norte-Sul o Corredor Marítimo Oriental , de preferência através da eliminação da burocracia e também da conquista de um pacto de comércio livre parcial, ambos os quais provavelmente também serão discutidos no próximo mês.

5. Cúpula do BRICS

E, finalmente, o primeiro-ministro Modi e o presidente Putin falarão definitivamente sobre a agenda da Cimeira dos BRICS de Outubro, que também poderá incluir o líder indiano expressando educadamente o seu descontentamento com o cenário de o Paquistão ser possivelmente convidado a participar no “Outreach”/“BRICS Plus”. Está além do escopo deste artigo explicar por que isso poderia prejudicar as relações russo-indianas, mas esta análise aqui explica isso em detalhes. Basta dizer que esta é uma questão extremamente sensível e altamente importante para a Índia.

----------

A iminente viagem do primeiro-ministro Modi a Moscovo para se encontrar com o presidente Putin será a primeira visita do líder indiano à Rússia em meia década desde que participou no Fórum Económico Oriental em Vladivostok em 2019 como convidado de honra do seu anfitrião. O mundo mudou completamente desde então, e embora aqueles dois se tenham reunido na Índia em 2021 e tenham tido vários encontros à margem de outros eventos, este encontro dar-lhes-á tempo suficiente para sincronizarem as suas grandes estratégias e tudo o que isso implica para acelerar a multipolaridade.

* Analista político americano especializado na transição sistémica global para a multipolaridade

Andrew Korybko é regular colaborador em Página Global há alguns anos e também regular interveniente em outras e diversas publicações. Encontram-no também nas redes sociais. É ainda autor profícuo de vários livros

Sem comentários:

Mais lidas da semana