terça-feira, 26 de abril de 2011

PUTIN ACUSA NATO DE QUERER MATAR KADHAFI




RN – LUSA


Copenhaga, 26 abr (Lusa) - O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, criticou hoje os ataques aéreos da NATO na Líbia, dizendo que os bombardeamentos dos palácios de Kadhafi sugerem que o objetivo é a morte do líder líbio.

Na segunda-feira, bombas da NATO atingiram um edifício da residência oficial de Kadhafi, em Tripoli, com o governo líbio a considerar que se tratou de uma tentativa de assassinato e a NATO a negá-lo.

"Houve conversações sobre uma zona de interdição aérea. Mas onde está se todas as noites estão a bombardear os palácios onde vive Kadhafi?", questionou Putin, citado por agências internacionais durante uma visita à Dinamarca.

O comandante da operação da NATO, o tenente-general canadiano Charles Bouchard, disse hoje que o ataque ao complexo presidencial em Tripoli foi dirigido a um centro de comando militar e negou que fosse uma tentativa de matar Kadhafi.

Bouchard adiantou que o complexo é um "conjunto militar no qual existem diversas casas e residências (...) e vários postos militares de comando e controlo".

Putin disse que os Estados que participam na operação liderada pela NATO estão a extravasar o mandato da Organização das Nações Unidas (ONU), que estipula o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea e a proteção de civis.

"Agora, vários dirigentes estão a dizer 'Sim, estamos a tentar destruir Kadhafi'. Mas quem os autorizou. Isto é um julgamento? Quem lhes deu o direito de condenar alguém à morte?", questionou Putin.

Sem comentários:

Mais lidas da semana