sábado, 30 de abril de 2011

Rio de Janeiro aproveita investimentos das Olimpíadas para criar inclusão social




FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 30 abr (Lusa) - Mais de 140 mil crianças do Rio serão beneficiadas com o programa "Desporto como legado para a transformação social", que tem como objetivo promover a inclusão social de menores carenciados, através da sua integração em atividades desportivas.

O projeto resulta de uma parceria entre a Prefeitura do Rio, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Fundação Barcelona Esporte Clube e a Associação Nacional de Basquete (NBA).

A ideia é utilizar o desporto como veículo para melhorar a qualidade de vida das crianças marginalizadas e promover atividades físicas como forma de prevenir a violência entre os jovens.

A Prefeitura possui hoje 14 vilas olímpicas e tem outras quatro em construção. Todas elas terão o atendimento já existente ampliado e qualificado para que mais pessoas tenham acesso ao desporto e ao lazer.

O projeto piloto será implantado na Vila Olímpica Carlos Castilho, no Complexo do Alemão, a partir do dia 1 de agosto.

Ramon Pont, representante da Fundação Barcelona, que já desenvolve trabalhos deste tipo na Ásia e África, destacou que o futebol é uma ferramenta que possibilita a aproximação entre as crianças e ajuda a "fortalecer as redes locais" dessas regiões.

Philippe Moggio, da NBA para América Latina, também defendeu que o caráter comunitário do desporto ajuda a promover valores fundamentais como o trabalho em equipa, a dedicação e o espírito desportivo dessas crianças.

Luís Alberto Moreno, presidente do BID, observou que a instituição tem preparado milhares de jovens através de diversos programas que patrocina e que em todos eles é nítida a mudança na integração e no desenvolvimento da comunidade beneficiada.

O representante do Banco Interamericano estava presente no Rio para participar do VI Fórum Económico Mundial para a América Latina, onde personalidades públicas e privadas debateram, entre outros temas, justamente a necessidade de se garantir que os investimentos ligados aos Jogos Olímpicos gerem benefícios sociais para a cidade.

Para promover o projeto de integração de crianças carenciadas através do desporto, estiveram presentes atletas e ex-atletas de renome internacional entre eles Ronaldo "Fenómeno" e o jogador de basquete da NBA, Leandrinho.

Sem comentários:

Mais lidas da semana