sábado, 23 de abril de 2011

Timor Leste: HIPOCRISIA DA WOODSIDE DESMASCARADA POR GOVERNO DE GUSMÃO




Governo rejeita críticas da Woodside e diz que basta olhar para Darwin para ver a melhor opção
MSO - LUSA
Díli, 23 abr (Lusa) -- O Governo de Timor-Leste reagiu hoje às críticas feitas pelo presidente cessante da Woodside, Don Voelte, de travar o desenvolvimento do país, ao opor-se à plataforma flutuante para processar o gás do campo Sunrise.
Em comunicado, o porta-voz do Governo timorense, Ágio Pereira afirma que "é precisamente o compromisso do Governo de promover a qualidade de vida e melhorar a vida do povo timorense que impulsiona o desejo de ver o desenvolvimento de um gasoduto para o gás de Sunrise".
"O desejo para o processamento em terra do gás de Sunrise é profundamente assumido por todos os partidos políticos e setores da sociedade timorense", refere.
Nem mesmo Don Voelte pode negar que esta opção irá fornecer o melhor resultado para o povo de Timor-Leste em relação à tecnologia de plataforma flutuante proposta pela Woodside.
Basta só olhar para os benefícios usufruídos em Darwin, que fluíram com o processamento em terra do gás natural proveniente do Campo de Bayu-Undan", responde Ágio Pereira.
Na assembleia geral anual da Woodeside, realizada dia 20 em Perth, Austrália, Don Voelte lamentou-se perante os acionistas de deixar o cargo sem ver em exploração o campo de Sunrise devido a o Governo de Timor-Leste ter "bloqueado o processo".
"A estrutura flutuante de GNL (Gás Natural Liquefeito) daria a Timor-Leste cerca de 13 mil milhões de dólares pelos 18 por cento por cento que eles têm do campo (de gás natural)", referiu o presidente executivo da petrolífera, afirmando que "Timor-Leste precisa que o projecto vá em frente para impulsionar o seu crescimento económico".
Afirmando a sua decepção por o projeto estar parado há meses e não conseguir sequer ser recebido pelas autoridades timorenses, Don Volte não se coibiu de tecer considerações sobre o Governo liderado por Xanana Gusmão, rebatidas no comunicado de hoje pelo porta-voz.
"Para um Governo de tão grandes combatentes pela liberdade... 12 anos depois, agora, o que é que já fez pela construção da nação", questionou o presidente executivo da Woodside.
Ao contestar o projeto Sunrise, o Governo timorense "está a rejeitar a promoção da qualidade de vida e melhorar a vida do seu povo", afirmou Don Voelte.
Ágio Pereira remete o presidente executivo da Woodside para a análise comparativa da situação do país em 2002, com os indicadores económicos e sociais de 2011, e reafirma que em termos de empregos e de desenvolvimento económico sustentável, o Governo escolheu "claramente a melhor opção de desenvolvimento, para a promoção da qualidade de vida e melhorar a vida do povo timorense".
Quanto ao Governo de Timor-Leste, garante, "as negociações continuam com o Governo australiano, através dos quadros criados pelos tratados, e continuará a honrar os mecanismos estabelecidos para a negociação".

Sem comentários:

Mais lidas da semana