segunda-feira, 30 de maio de 2011

Afeganistão: Presidente Karzai lança "último aviso" aos EUA depois de morte de 14 civis




PGR – CFF - LUSA

Cabul, 29 mai (Lusa) - O Presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, lançou hoje "um último aviso" aos EUA depois do "grave erro" que, no sábado, resultou na morte de 14 civis num raide aéreo de tropas norte-americanas.

"Foi dito repetidamente aos Estados Unidos e à NATO que as suas operações unilaterais e inúteis causam a morte de afegãos inocentes, e que essas operações violam os valores humanos e morais, mas parece que eles não ouvem", disse Karzai, através de um comunicado citado pela agência AFP.

Lamentando a morte de "crianças e mulheres", Karzai disse que iria enviar "um último aviso às tropas e aos responsáveis norte-americanos".

Pelo menos 14 civis morreram e seis ficaram feridos num ataque aéreo das forças da NATO na província afegã de Helmand, anunciaram hoje as autoridades locais.

Helicópteros da força da NATO no Afeganistão (ISAF) atuaram sábado para reprimir um ataque dos rebeldes a uma base da Aliança Atlântica no distrito de Nawzad, acabando por atingir duas habitações, explicaram os serviços governamentais em comunicado.

A morte de civis no Afeganistão em consequência de ataques das forças de segurança tem agravado o ressentimento das populações relativamente à presença militar estrangeira que dura há dez anos.

Um ataque da NATO que matou quatro pessoas desencadeou dois dias de violentas manifestações, a 18 e 19 de maio em Taloqan (nordeste do Afeganistão), que por sua vez causaram mais 17 mortos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana