segunda-feira, 30 de maio de 2011

Honduras: Encontro entre Lobo e Zelaya é "um marco" para a reconciliação nacional




SCA - LUSA

Tegucigalpa, 29 mai (Lusa) -- O encontro entre o chefe de Estado das Honduras, Porfirio Lobo, e o ex-Presidente Manuel Zelaya, deposto por um golpe militar em 2009, é "um marco" para o processo de reconciliação nacional, afirmou hoje a Presidência hondurenha.

Os dois políticos encontraram-se durante um jantar realizado no sábado, dia em que Zelaya regressou às Honduras, depois de ter vivido exilado nos últimos 16 meses na República Dominicana.

"O encontro, que foi testemunhado pelo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, José Miguel Insulza, e pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Colômbia, María Ángela Holguín, é um marco para a consolidação da reconciliação nacional", assinalou a Presidência, em comunicado.

A mesma nota destacou ainda que "com o regressou às Honduras, o antigo governante, Manuel Zelaya, reconheceu a vontade e a honestidade do Presidente para concretizar" o processo de consolidação do país perante os países vizinhos e as organizações internacionais.

Zelaya foi deposto por um golpe de Estado liderado pelas forças armadas a 28 de junho de 2009, tendo sido acusado pelos opositores de estar a preparar uma alteração constitucional que permitisse ao presidente permanecer no cargo por mais do que um mandato. Posteriormente, foi acusado de traição e corrupção.

O antigo governante sempre recusou voltar ao país caso as acusações de corrupção contra si se mantivessem, situação que acabou por ser resolvida em abril passado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana