quarta-feira, 4 de maio de 2011

ALCAEDA NO IÉMEN PROMETE VINGAR MORTE BIN LADEN




SCA - LUSA

Aden, 04 mai (Lusa) - Um líder local da Al-Qaida na Península arábica (Aqpa), no sul do Iémen, prometeu hoje vingar Usama bin Laden, morto no domingo passado durante uma operação militar norte-americana nos arredores da capital do Paquistão, Islamabad.

"Iremos vingar Usama bin Laden. Vamos provar isso aos inimigos de Deus. Eles vão ver aquilo que não esperam", afirmou o líder da província de Abyane, um reduto da rede terrorista, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, via telefone.

Para o chefe local, que pediu o anonimato, "o martírio do xeque Usama não significa que a jihad [guerra santa] vai parar".

Segundo o mesmo representante, a Aqpa, organização que resulta da fusão dos braços saudita e iemenita da Al-Qaida, "está a preparar um plano de ação para continuar com a jihad numa próxima etapa".

O líder local da Aqpa, organização particularmente ativa nas regiões sul e este do Iémen, não adiantou mais pormenores sobre este eventual plano de ação.

As promessas de atos de vingança caso Bin Laden morresse já não são uma novidade para as autoridades norte-americanas.

Segundo noticiou hoje o jornal espanhol "El País", um preso de Guantanamo, Sharif al Masri, um jihadista egípcio detido no Paquistão em 2004, afirmou durante um interrogatório que se Usama bin Laden fosse capturado ou assassinado seria detonada uma bomba nuclear nos Estados Unidos.

O diário espanhol referiu que esta "confidência" aparece num relatório classificado, datado de setembro de 2008, do Departamento de Estado norte-americano.

O documento é relativo a Abu Faraj Al Libi, um líbio de 41 anos, considerado um dos presos mais valiosos de Guantanamo, ligado a experiências nucleares, químicas e bacteriológicas desenvolvidas nos campos de treino da Al-Qaida no Afeganistão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana