sexta-feira, 6 de maio de 2011

Angola: III Encontro dos Bancos Centrais da CPLP decorre em Benguela




ANGOLA PRESS

Benguela – A cidade de Benguela alberga desde quinta-feira o terceiro encontro sobre emissão e tesouraria dos Bancos Centrais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com vista ao reforço das relações de cooperação multilateral entre as instituições financeiras da comunidade.

Durante o evento, que termina sábado numa das unidades hoteleiras de Benguela, os participantes, entre directores e técnicos das áreas de emissão e tesouraria dos Bancos Centrais da CPLP, vão falar sobre a contrafacção e da modernização dos processos de saneamento e destruição de notas.

Ao intervir na abertura do certame, o vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), André Lopes, afirmou que o encontro, bianual, tem sido uma oportunidade para a troca de experiência e debate sobre temas ligados à gestão e a distribuição do meio circulante na comunidade.

Mostrou-se convencido de que as conclusões e recomendações permitirão melhorias das políticas de gestão do meio circulante dos bancos centrais da comunidade lusófona, devendo, por isso, cada país contribuir para os objectivos comuns.

Referiu que os governadores dos bancos centrais institucionalizaram este fórum em função da importância do intercâmbio do ponto de vista intelectual para uma uniformização do processo de trabalho sem prejuízo das realidades de cada país.

André Lopes destacou a problemática da emissão e tesouraria envolvendo a distribuição e o saneamento, a par da destruição do numerário, pelo que há necessidade de garantir níveis adequados de disponibilidade deste importante meio de pagamento em todo
território nacional.

Para o responsável, essa questão constitui um dos focos de preocupação premente dos bancos centrais não apenas pelo papel que desempenham no âmbito da condução da política monetária, mas pelos elevados custos e consideráveis riscos operacionais para o manuseio e transportação.

Salientou que de um tempo a esta parte o país iniciou a implementação de instrumentos automáticos e contínuos de saneamento e destruição de notas para viabilizar esta actividade vulnerável e equacionar soluções que envolvam outros autores.

Acredita que seja oportunidade de partilhar ideias sobre a custódia de valores da contrafacção, da modernização dos processos de saneamento, destruição de notas, entre outros desafios que os países africanos enfrentam face aos meios alternativos de pagamentos electrónicos.

“Pretendemos ainda que os responsáveis e técnicos da gestão do meio circulante partilhem e interajam com as demais realidades, conhecendo as experiências mais avançadas e tirar ilações que contribuam para a consolidação da força e reorganização em curso no banco central”, frisou.

O II encontro de emissão e tesouraria dos Bancos Centrais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa decorreu há dos anos na cidade de Maputo, em Moçambique.

Sem comentários:

Mais lidas da semana