sexta-feira, 6 de maio de 2011

Angola: NVUNDA TONET LANÇA LIVRO EM BENGUELA




O PAÍS (Angola) - 04 maio 2011

Intitulada Psicólogos porquê e para quê, a colectânea de Nvunda Tonet resulta de um estudo minucioso que visa responder às inquietações de muita gente sobre a pessoa, função e utilidade de um psicólogo, um fenómeno que ainda se revela bastante discutido e controverso entre a maior parte dos angolanos, principalmente quando se trata de um psicólogo clínico, conforme frisou o próprio autor, que, desta vez, escolheu a província de Benguela pararealizar o lançamento da segunda edição da obra, nesse Sábado, 30.

No entender do autor, as causas dessas controvérsias devem-se ao facto de Angola ainda ter um índice de pessoas, diga-se, letradas, que é suplantado por uma população consideravelmente analfabeta.

A selecção junta 29 temas de índole psicológica, publicados por Nvunda Tonet na coluna “Psicologia & Você” do Jornal Folha 8, perfazendo, deste modo, um livro de 135 páginas, mais 10 do que o da primeira edição, lançado oficialmente em Portugal e depois em Luanda e Huambo (Angola), respectivamente a 10 de Novembro e a 5 de Dezembro de 2010.

Temas como a violência Doméstica, o papel da psicologia na sociedade e a comunicação nas relações conjugais, bem como o vaginismo e o aborto, para além da propagação da religião na sociedade actual, encerram o pensar de Nvunda Tonet, cujo objectivo acima referenciado é a única meta a atingir. Apesar de ser uma obra com inclinação puramente científica, o psicólogo poupa na linguagem técnicocientífica, reservando para o leitor um linguajar bastante acessível.

Vale lembrar que o lançamento e a consequente sessão de autógrafos, em Benguela, terá dois palcos, nomeadamente o pólo universitário Jean Piaget, localizado no conhecido bairro da Nossa Senhora da Graça e a portaria da Rádio Morena, na rua Aires de Almeida Santos, nos dias 30 de Abril e 1 de Maio de 2011, respectivamente.

Sobre o Autor

Nvunda Will Sérgio Tonet é licenciado em Psicologia Clínica pela extinta Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto e mestre em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação pelo Instituto Universitário de Posgrado (Madrid Reino de Espanha).

O Ex-docente da Universidade Lusíada de Angola (cadeira de Dependência Química), é actualmente professor das cadeiras de Métodos de Observação em Psicologia Clínica e Psicologia Clínica Hospitalar na Universidade Óscar Ribas e trabalha no Hospital Psiquiátrico de Luanda, além disso de colaborar no Portal de Psicólogos de Portugal. Ele exerce ainda o cargo de editor de Cultura no Semanário Folha 8, onde assina a coluna Psicologia & Você. Enquanto activista cívico, Nvunda Tonet, entre muitas actividades de militância nessa área e diversas participações na vida social, coordenou, em 2007, um programa na Rádio Luanda sobre Educação Cívica para a Juventude. Organizou, a 13 de Outubro de 2009, o primeiro Workshop de Saúde Mental “Conhece-te a ti mesmo”, na Universidade Óscar Ribas. Por outro lado, diplomou-se em Psicoterapia Sexual pelo Instituto Paulista de Sexualidade (São Paulo – Brasil) em 2010. Tem preferência pela saúde mental e por temas da sexualidade, assuntos largamente abordados neste livro.

Sem comentários:

Mais lidas da semana