segunda-feira, 9 de maio de 2011

ASEAN falha na mediação do conflito Tailândia-Camboja e adia entrada de Timor




CSR – LUSA

Jacarta, 08 mai (Lusa) – A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) fracassou hoje a sua intenção de resolver o conflito fronteiriço entre a Tailândia e o Camboja e adiou também a decisão do ingresso de Timor-Leste no bloco.

O fracasso das negociações entre Tailândia e Camboja ofuscou, na cimeira do bloco, o objetivo de avançar com a integração regional até 2015.

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, evitou referir-se ao contencioso no seu discurso de encerramento da cimeira, que decorreu entre sábado e hoje.

No entanto, na declaração final do evento, a ASEAN “reconhece que as disputas territoriais ou jurisdicionais devem ser tratadas de forma bilateral ou entre as partes interessadas”.

Yudhoyono presidiu, pela manhã, um encontro fora do programa entre o primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, e o seu homólogo cambojano, Hun Sen, que acabou sem acordo.

Depois da reunião, Abhisit Vejjajiva disse que “sua prioridade é a paz e a vida das pessoas dos dois lados da fronteira” e insistiu que o Camboja deve as retirar suas tropas da zona de disputa.

O primeiro-ministro prefere resolver o conflito de forma bilateral, através de mecanismos de debate “que já existem”, e denunciou a intenção do Camboja de “internacionalizar” o contencioso.

No entanto, o líder cambojano insistiu em requerer a mediação da Indonésia e reconheceu que o conflito “contaminou a atmosfera da cimeira e criou um desafio para a ASEAN”.

Hun Sen disse que o Camboja firmou o plano da Indonésia para enviar observadores neutros à zona de conflito e assinalou que está disposto a sentar-se à mesa de negociações logo que a Tailândia rubrique o plano.

As duas partes aceitaram continuar as negociações na segunda-feira, numa nova reunião que manterão os ministros dos Negócios Estrangeiros da Tailândia, Camboja e Indonésia.

A cimeira também adiou a decisão acerca da petição de ingresso de Timor-Leste, alegando que ainda são necessárias considerações a serem feitas sobre o assunto.

O bloco asiático prevê aceitar o pedido da Birmânia (Myanmar) para assumir a presidência rotativa do grupo em 2014, decisão anunciada hoje no final da cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização.

O presidente da Birmânia, Thein Sein, apresentou a proposta aos parceiros para assumir a presidência, a que teve de renunciar em 2005 sob pressão internacional e críticas por abusos contra os direitos humanos no seu país.

De acordo com a declaração final da cimeira, os líderes da região prevêem “aceder ao pedido da Birmânia para que acolha a cimeira da ASEAN em 2014".

A ASEAN, fundada em 1967, inclui a Birmânia, Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Tailândia, Singapura, Vietname.

Sem comentários:

Mais lidas da semana