segunda-feira, 9 de maio de 2011

China: 15 PROTESTANTES DETIDOS POR CELEBRAR MISSA AO AR LIVRE





A polícia chinesa deteve pelo menos 15 membros de uma igreja protestante clandestina quando estes tentavam celebrar uma missa ao ar livre.

Os fiéis da igreja de Shouwang, que tem cerca de 1.000 seguidores, estavam numa praça de uma zona comercial de Pequim, com forte presença policial, à semelhança dos últimos domingos desde 10 de abril, quando foram detidas 169 pessoas, informou o jornal de Hong Kong «South China Morning Post».

As autoridades chinesas estão há semanas a tentar evitar os serviços religiosos públicos. No último mês, a polícia prendeu mais de 200 fiéis. Cinquenta foram presos na semana seguinte ao 10 de abril e outros 30 nos dois últimos domingos.

Alguns dos cristãos detidos em ocasiões anteriores sublinharam que a polícia permitiu que rezassem e cantassem enquanto estiveram detidos, mas que também os pressionou para que assinassem declarações a prometerem que não voltariam a celebrar missa em público.

A igreja perdeu o lugar onde celebrava os seus rituais de fé quando as autoridades locais forçaram um caseiro a desalojá-los e impediram que se mudassem para um edifício comprado pela congregação em 2009.

A China é um Estado laico, que reconhece religiões, entre as quais a cristã, mas apenas grupos oficiais controlados pelo Partido Comunista de China (PCCh), no poder desde 1949.

Fonte: Diário Digital

Sem comentários:

Mais lidas da semana