terça-feira, 17 de maio de 2011

Brasil: DEFENSORES DO TIMOR CHEGAM PARA MISSÃO DE ESTUDOS

 
 

Defensoria Pública da União

Brasília, 11/05/2011 – Terá início na próxima segunda-feira (16), em Brasília, a 2ª Missão de Estudos de Defensores Públicos do Timor-Leste, promovida pela Grupo de Trabalho Permanente de Assessoria de Assuntos Internacionais (GTAI), em continuidade ao projeto executado em 2010. Naquela ocasião, três Defensores timorenses visitaram o país, pelo período de dois meses, para adquirir conhecimentos sobre o sistema brasileiro de Defensoria Pública. 


A iniciativa será composta de dois grupos de servidores da República Democrática de Timor-Leste. O primeiro, formado pelos Defensores Câncio Xavier, Márcia Felipe Sarmento e Sérgio Paulo Dias Quintas, permanecerá no Brasil até o dia 13 de julho. No segundo semestre, virão os Defensores Laura Valente Lay, Marçal Mascarenhas e Rui Guterres no período de 1º de outubro a 30 de novembro.

Esses grupos terão a oportunidade de aperfeiçoar o idioma português e aprender sobre o sistema judiciário brasileiro, com foco no trabalho realizado pela Defensoria Pública, desde o atendimento à população até o ajuizamento das ações, por meio de estágios em núcleos da Instituição em Brasília.

A análise, in loco, da organização institucional e da logística da Defensoria Pública no Brasil permitirá aos participantes ampliar a compreensão sobre os princípios da Defensoria Pública e o papel do Defensor Público no âmbito do Estado, no sistema judicial e perante a sociedade, como agente de transformação social.

A missão se insere no Plano de Apoio à Reestruturação do Judiciário no Timor-Leste, que tem a participação permanente de um representante da DPU. O projeto conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. O acordo foi firmado em janeiro de 2005.

Comunicação Social DPU

3 comentários:

Cirilo Vargas disse...

Espero sinceramente que o Dr. Câncio, a Dra. Márcia e o Dr. Sérgio Quintas aproveitem ao máximo esta experiência no Brasil. Desenvolver a Defensoria Pública timorense é assegurar cidadania à população de Timor.

Anónimo disse...

Caro amigo,

Não gosto de ser Velha do Restelo, mas acha mesmo q esses Srs. vão aproveitar essa oportunidade??? Na primeira oportunidade vão visitar as prostitutas mais bonitas da cidade e gastar o dinheiro dos Per Diems, aja algumas familias q aproveitem aí no Brasil. Enfim assim é Timor.
Até os padres gastam o dinheiro dos per diems, aí nas raparigas.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Querida Lucrecia agora e' que disseste tudo.

Beijinhos

Mais lidas da semana